TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valeria.nascimento10@gmail.com

Trabalho Escolar: Valeria.nascimento10@gmail.com. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 2

Globalização

Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias , realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.

O termo globalização surgiu após a guerra fria tornando-se o assunto do momento, aparecendo nos círculos intelectuais e nos meios de comunicação , tornando possível a união de países e povos, essa união nos dá a impressão de que o planeta está ficando cada vez menor. Um dos mais importantes fatores que contribui para a união desses povos é, sem dúvida, a internet. É impossível falar de globalização sem falar da Internet, que a cada minuto nos proporciona uma viagem pelo mundo sem sair do lugar.

Globalização na economia – é o processo pelo qual expandem os mercados e onde as fronteiras nacionais parecem desaparecer, A liberação de circulação de pessoas, bens e serviços. Com a abertura das fronteiras a globalização cresceu significativamente e venceu a globalização social e politica.

Globalização Politica – ganhou força na década 1980 ao final da Guerra fria. Nesse período implanta-se uma politica econômica neoliberal, onde o estado não deve interferir na economia, ficando sujeito a livre concorrência das grandes empresas e multinacionais.

Globalização Cultural - ampliaram-se as facilidades de comunicação e, consequentemente, a transmissão dos valores culturais. Assim, observa-se que as diferentes culturas e os diferentes costumes podem se interagir sem a necessidade de uma integração territorial. Entretanto, observa-se também que esse processo não se dissemina de forma igualitária, de modo que alguns centros economicamente dominantes transmitem em maior número os seus elementos culturais.

A expansão da globalização

Já no século XX a expansão dos mercados financeiros e das empresas transnacionais correspondeu ao evento mais relevante no que diz respeito à ampliação dos fluxos de capitais e mercadorias no mundo globalizado. A partir da década de 1950 as empresas transnacionais começaram a direcionar suas filiais para os países subdesenvolvidos e, em pouco tempo, passaram a dominar o comércio internacional.

Quanto mais essas empresas foram crescendo, expandindo seus mercados, necessitaram de mais investimentos tecnológicos e da aplicação de novos métodos de produção. Esses métodos estabeleceram uma maior flexibilidade nos sistemas de inovação e fabricação dos produtos, a fim de atender mercados consumidores de localidades distintas e aproveitar da melhor maneira possível a utilização do espaço, das matérias-primas e da mão de obra. O setor de transportes precisou se adaptar às novas demandas para garantir uma distribuição eficiente e segura das mercadorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com