TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valores oranizacionais e suas implicações

Seminário: Valores oranizacionais e suas implicações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  Seminário  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

Valores oranizacionais e suas implicações

Todas as organizações possui uma filosofia: uma concepção a seguir ou orintação que lhes da a direção.

Define a missao da empresa. Seus objetivos suas formas de festao os papes a sere desempenhados prescreve as normas a serem seguidas os comportamentos admitidos ou nao.

Esta filosofia organizacional é constituida com uma destinação natural do ser humano.

Tende a procurar sentido para sua pratica para sua acão interface com sua cultura.

As ideias de valores que um gestor coloca em pratca em suas ação e interaç~~ao com outras pessoas indo desde sua trajetoria de vida familiar educacional esportiva profissional religiosa.

Seus valores compõesm-se tambem pelo espirito da epoca ou seja pelo valores anseios e principios que vigoram em determinado momento historico e suas condições economicas politicas e sociais.

A palavra valor foi usada pela a primeira vez na economia politica para explicar o valor de uso e o valor de troca das mercadorias era tratado com o nome de BEM.

Aristoteles afirmava que tdo proposito humao tendia a um em e que de todos os bens o mais elevado era FELICIDADE. Fundamenta-se dizendo uma vida bela e afortunada seja o mesmoque ser feliz.

Como as organições em geral sao microestruturas sociais participes das sociedade tambem criam valores escolhem caminhos optam por uma forma de ser e de agir consiente ou inconsientemente.

Essas escoljas sao de suma importancia pois os valores orientam a vida ogaizaciolal com pricnipios e crenças que dao uma orientação para a ação uma filosofia que da o norte as ações empresariais e tambem ao comportamento das pessoas que a constituem.

Segundo tamayo e godin(1996) nao apenas comportamento do individuo é influenciado pelos valores as tambem o julgamento que ele faz do comportamento dos demais pertinentes ao sistemas organizacional.

Os colaboradores precisam apropriar-se dos valores de sua empresa a fim de manter uma coerencia tecnica e etica que os faça parte do todo sem perder sua idetidade pessoal.atitude que pressupoe a preservação do lugar de sujeito livre consciente responsavel e criativo.

Racionalidade e etica.

A razao em si é um atributo humano importante relacionada à:

I) Justiça

II) Igualdade

III) Felicidade

IV) Tolerancia

V) Reconhecimento da importancia da etica e campo de atuação.

• Confrme Horkheimer(1976)

.

“ quanto mais intensa é a preucupação do individuo com o poder sobre as coisas, mais as coisas o dominarao, mais lhe faltarao os traços individuais, genuinos, e mais a mente se transformara num automato da razao formalizada”

• O filosifo faz questao de alertar que nao é a tecnologia nem a produção qem devem ser responsabilizadas pelo declinio da indivuliadade, pois ela é a consequencia das inter-relaçãoes dos seres humanos dentro do processo produtivo.

• Segundo passos(2004) racionalidade esta voltada para a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com