TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valores éticos

Seminário: Valores éticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Seminário  •  8.146 Palavras (33 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 33

DEFINIÇÃO :

Os valores éticos podem se transformar, assim como a sociedade se transforma ,

Considerando que na sociedade desempenhamos papéis diferenciados e adequados a cada espaço de convivência. Nosso desempenho está associado ao que é preciso fazer na representação de cada papel. O que devemos ser é indicado pelas regras do coletivo de que fazemos parte. Cada sociedade se compõe de um conjuntos de "éticos", ou seja jeitos de ser, que conferem um caráter àquela organização. Para tanto, consideramos importante rever alguns conceitos:

ÉTICA E MORAL latim: costumes, conduta. Ética: grego: costumes, conduta, caráter. Etimologicamente as palavras possuem o mesmo significado; porém, conceitualmente diferem: Moral: conjunto de regras indicadoras do bem a ser feito e do mal a ser evitado, para que a sociedade viva em harmonia e o indivíduo encontre a felicidade. Ética: é a discussão, o debate, sobre as regras; a análise dos princípios que regem a moral. É a filosofia da moral.

O dicionário Aurélio define como: 1- parte da filosofia que estuda os valores morais da conduta humana. 2- conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão. Para

Terezinha Rios

a ética se apresenta como uma reflexão crítica sobre a moralidade, sobre a dimensão moral do comportamento do homem. Cabe a ela, enquanto investigação que se dá no interior da filosofia, procurar ver de forma clara, profunda e ampla os valores, problematizá-los,buscando sua consistência. No plano da ética estamos numa perspectiva de um juízo crítico, que quer compreender, quer buscar o sentido da ação. A moral indica o comportamento que deve ser considerado bom ou mal. A ética procura o fundamento do valor que norteia o comportamento. Na reflexão científica , ética seria:

Normas de comportamento - Ciência normativa As grandes teorizações éticas gregas também traziam a marca do tipo de organização social daquela sociedade. E no decorrer da história os grandes pensadores buscaram formulações que explicassem :

Princípios mais universais; Igualdade do gênero humano e suas próprias variações;Uma boa teoria ética deveria ser capaz de explicar as variações de comportamento,características das diferentes formações culturais e históricas. Enfocando a ética grega elem brando de Platão (427 -347 a . C.) : a "

virtude também é uma purificação

Noções de Ética Empresarial e Profissional - O Padrão Ético no Serviço Público - A Gestão da Ética nas Empresas Públicas e Privadas - Conflitos de Interesse -Ética e Responsabilidade Social.

Ética empresarial

Um tema estreitamente relacionado com o de Responsabilidade Social

é o de Ética Empresarial, que diz respeito ao conjunto de valores e normas que vigoram em uma empresa (ou entidade) e que respondem (ou são ativados) pela sua interação com o mercado e a sociedade.É fácil identificar quando estamos diante de um deslize ético. Empresas subornam funcionários do Governo ou políticos para obterem vantagens para seus negócios; fazem a maquiagem de produtos (tivemos um caso recente no Brasil, quando muitas empresas alteraram o peso de seus produtos, sem alertarem adequadamente os consumidores); promovem propaganda enganosa,ressaltando atributos que os seus produtos e serviços não exibem; não discriminam efeitos nocivos de seus produtos, causando prejuízos aos consumidores (aqui se enquadram, quase sempre, representantes da indústria farmacêutica); ou mesmo monitoram, sem que os seus colaboradores, saibam seus e-mails e os recados em suas secretárias eletrônicas.Simplificadamente, podemos entender como ética empresarial o " conjunto de princípios e padrões que orientam o comportamento no mundo dos negócios

A ética empresarial pode ser definida como "

o comportamento da empresa - entidade lucrativa- quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas)."

Diogo Leite de Campos, Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Coimbra

, tratando da ética empresarial no livro Ética no Direito e na Economia, Coordenado por Ives Gandra Martins preleciona que:

A ética na atividade empresarial é este olhar desperto para o outro, sem o qual o eu não se humaniza; a atividade dirigida para o outro

Para esse autor

A atividade empresarial é eticamente fundada e orientada, quando se cria emprego, se proporciona habitação, alimentação, vestuário e educação, detendo os bens como quem os administra. Para os cristãos a ética empresarial é justiça e obras de misericórdia. Para muitos outros será a lei natural que diz que ninguém pode ser feliz/rico no meio de infelizes/ pobres

".Não há distinção entre moral e ética, "

A ética empresarial consiste na busca do interesse comum,ou seja, do empresário, do consumidor e do trabalhador

". Pode-se afirmar, também, que "

a lógica da empresa é necessariamente ética, e as empresas imorais não são, por conseguinte, autênticas empresas

".É fundamental ter presente que a ética empresarial deve conciliar o desejo real e legítimo que as organizações têm de obter lucros e as necessidades e expectativas da sociedade. Na prática, é a própria sociedade, pela pressão dos stakeholders (acionistas, clientes, colaboradores, políticos,profissionais de comunicação, advogados etc.), que define as regras a serem obedecidas pelas empresas para a observância de suas responsabilidades éticas. Algumas mudanças importantes ocorreram, no entanto, na última década, obrigando as empresas a buscarem, por conta própria disciplinar as suas atividades de modo a estarem de acordo com os padrões éticos/morais aceitos pela sociedade. Os consumidores estão mais conscientes de seus direitos e a mídia não tem economizado críticas para os desvios éticos das organizações, ou seja, é maior a vigilância exercida pela sociedade civil no sentido de coibir abusos de empresas, e entidades (e também de pessoas, em particular, como os políticos e membros do Governo). Em função desta mobilização ética, a legislação tem sido, paulatinamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.3 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com