TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens E Desvantagens Do Uso Do BSC

Trabalho Escolar: Vantagens E Desvantagens Do Uso Do BSC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/1/2014  •  1.552 Palavras (7 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 7

Matriz de atividade em equipe*

Consolidação

Módulo: 4 Atividade: TRABALHO EM GRUPO

Título: AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO MODELO DO BSC

Aluno: RENAN EDUARDO DA SILVA

Aluno: WASHINGTON LUIZ DE MIRANDA JUNIOR

Disciplina: BALANCED SCORECARD Turma: BSEAD_T0188_0613

Introdução

O balanced scorecard nasce da necessidade sentida pelas organizações em implementar com sucesso as estratégias definidas. Estas dificuldades resultam de diversos fatores: a falta de comunicação ou a comunicação ineficaz dentro da empresa no que respeita as estratégias definidas; deficiente envolvimento dos colaboradores nos objetivos da empresa; a falta de linearidade na definição dos objetivos, nos diversos níveis organizacionais, desde o nível de topo ao nível do trabalhador e, ainda, com os objetivos de longo prazo; a falta de indicadores para os fatores críticos.

O Método consiste num sistema de medição e gestão (scorecard) estratégica do desempenho, bem como, no equilíbrio (balanced) entre a gestão financeira e o capital intangível das empresas por forma a alcançar vantagens competitivas. Esta metodologia foi proposta por Robert Kaplan e David Norton, através de um artigo publicado na Harvard Business Review " The Balanced Scorecard – measures that drive perfomance" em 1992 e resulta de um estudo feito a pedido de um conjunto de grandes empresas americanas. Ele apresenta indicadores de desempenho a partir de quatro perspectivas, a saber:

- Perspectiva Financeira;

- Perspectiva do Cliente;

- Perspectiva dos Processos Internos;

- Perspectiva de Aprendizado e Crescimento.

Este estudo evidenciava a importância da ligação entre as medidas de gestão com a estratégia da empresa e a relação causa efeito associadas a cada uma delas. Desta forma, o BSC tem vindo a tornar-se numa ferramenta estratégica imprescindível, na medida em que permite canalizar as habilidades e os conhecimentos específicos para alcançar as metas estratégicas e lucros em longo prazo. Procura dar uma visão global e integrada do desempenho organizacional, com base em indicadores de performance financeiros e não financeiros, derivados da estratégia, de acordo com várias perspectivas interligadas que se complementam, de forma a conduzir ao sucesso e ao excelente desempenho.

De acordo com Costa et al. (2004), “…os métodos de avaliação de desempenho empresarial, apoiados apenas nos indicadores contábeis e financeiros, estão se tornando obsoletos…”. Tal obsolescência ocorre, principalmente, pela falta de alinhamento entre os processos operacionais e de governança (Kaplan & Norton, 2008).

O principal objetivo do BSC é o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa. Este objetivo é alcançado da seguinte forma: Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia; Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas; Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas; Melhorar o feedback e o aprendizado estratégico, permitindo monitorar continuamente a organização.

Vantagens do uso no Balanced Scorecard

De acordo com Greaml (2000 apud. Oda & Marques, 2008) uma das principais e mais significativa vantagem no modelo do BSC é a abertura a outras perspectivas e não somente a financeira. Outro destaque é a contribuição na condução da estratégia das organizações.

Segundo Costa (Ibid.), a “…gestão da implementação das estratégias, visão sistemática da organização, gestão do foco, sistema holístico de indicadores, pontuação no Prêmio Nacional de Qualidade - PNQ e mudança na pauta e encaminhamento das reuniões estratégicas…” são de maneira geral os benefícios que as organizações podem colher com a introdução do método.

O autor ainda mostra (p.18) uma série de exemplos relacionados aos benefícios da implantação do BSC em algumas empresas, conforme abaixo:

- ELECTROLUX: Enfoque para o objetivo estratégico principal.

- EMBRAPA: Sinergia entre as operações financeiras, não financeiras e equilíbrio entre as perspectivas internas e externas e definição das estratégias e medidas baseadas em resultado.

- SIEMENS: implantação de um sistema holístico de indicadores e ampla participação dos funcionários no processo de alcance dos objetivos.

Estes são alguns exemplos importantes para destacar as vantagens da aplicação do modelo.

É importante destacar que o BSC possibilita a avaliação da empresa, além dos tradicionais indicadores financeiros. Segundo Gimenes et al. (2008) os indicadores financeiros tradicionais “… são incapazes de avaliar os impulsionadores de rentabilidade no longo prazo…”, daí uma das principais vantagens do método, pois ele fornece os subsídios para a sustentabilidade do negócio.

Outro ponto positivo na aplicação do modelo é a relação causa-efeito que o mesmo possibilita entre as variáveis que compõem o negócio. O desenho abaixo demonstra tal processo:

Os acionistas (área financeira) buscam maximização da receita e uma maior margem de lucro. O modelo de BSC faria a seguinte pergunta: Como conseguir atingir essa meta, qual é o fator impulsionador para alcance desta meta? Uma das possíveis respostas são um aumento na participação de mercado ou uma busca por novos nichos ou segmentos.

Para aumento dessa participação de mercado ocorre com a melhoria dos processos internos, por exemplo, na identificação dos processos críticos para o sucesso no alcance das metas. Para garantir que esses processos sofram a melhoria necessária para aumento da participação do mercado e assim contribua para a maximização da receita e aumento nas margens de lucro é necessário atuar na perspectiva do aprendizado e crescimento, capacitando, motivando, sistemas e procedimentos.

Acredito que esta relação causa-efeito seja um diferencial importantíssimo possibilitado pelo modelo BSC.

Desvantagens do uso no Balanced Scorecard

A grande desvantagem do método Balanced Scorecard prende-se com a dificuldade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com