TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DAS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO BSC

Por:   •  15/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  1.198 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade individual*

Módulo: 4

Fórum

Título: Analise das Vantagens e Desvantagens do BSC

Aluno: Ana Cristina Valtas

Disciplina: Balanced Scorecard

Turma: BS EAD30 915 – E7

Introdução

Na atual conjuntura econômica globalizada, de acirrada concorrência e busca por novos mercados, faz-se necessária a utilização de métodos de mensuração de desempenho , como forma de a empresa avaliar suas principais conquistas e objetivos e seus pontos críticos, que a impedem de crescer (GUSMÃO, Sandra S;BATISTA,IgorV.C.)

O Balanced Scorecard (BSC) foi desenvolvido por Kaplan e Norton , em 1992 , como uma alternativa às abordagens tradicionais de medida de desempenho que tinham como foco principal indicadores financeiros baseando-se apenas no desempenho passado. O BSC traduz a missão e a estratégia das empresas num conjunto abrangente de medidas de desempenho, é uma ferramenta que integra medidas derivadas da estratégia.

O modelo mede o desempenho empresarial de acordo com as quatro perspectivas: financeira, processos internos do negócio; aprendizado e crescimento e clientes. As medidas financeiras são complementadas pelas não financeiras que conduzem ao sucesso ao longo prazo.

Lima (2004) considera a evolução do Balanced Scorecard nas seguintes fases: durante a primeira metade dos anos 90, seu foco foi a mensuração do desempenho empresarial. A partir de 1996, o Balanced Scorecard passa a ser considerado um sistema de gestão estratégica e no terceiro momento , a partir de 2000, o BSC assume papel central nas organizações bem sucedidas e focadas na estratégia,

O Objetivo de este trabalho é analisar as vantagens e desvantagens do modelo com base no ARTIGO: Uma análise crítica ao modelo de Gestão estratégica Balanced Scorecard ( BSC) nas organizações ( DIAS, Izabel Cristina G e NEVES Jr, Idalberto José).

Vantagens

 

Conforme citado por Kaplan e  Norton , a ênfase excessiva na obtenção e pode levar as empresas a investirem , em demasia , em opções de curto prazo em detrimento de uma vantagem competitiva duradoura em que a empresa ira apoiar o seu futuro ( Apostila FGV) . O BSC traduz a missão e a estratégia das empresas num conjunto abrangente de medidas de desempenho, financeiras e não financeiras, otimizando o processo de gestão de desempenho.

Entre os benéficos da implementação do BSC podemos citar:

  • Construção de um sistema de gerenciamento estratégico;
  • Gestão da implementação das estratégias, como o caso citado da EMBRAPA , onde existia o “imobilismo da estratégia e o BSC serviu como ferramenta de gestão.
  • Possibilita à empresa obter uma visão de futuro baseada em indicadores financeiros e não financeiros;
  • Visão sistêmica da organização;
  • Ajuda a focalizar as questões relativas ao equilíbrio entre o curto e longo prazo;
  • Alinhamento estratégico organizacional;
  • Sinergia organizacional;
  • Alinha indivíduos à estratégia;
  • Pode ser um instrumento que identifica o nível de responsabilidade social das empresas e dos agentes econômicos;
  • Contribui direta e indiretamente para o alcance de,aproximadamente 580 pontos nos critérios do PNQ

Desvantagens

A implementação do modelo BSC pode apresentar algumas dificuldades, a partir dos estudos apresentados, podemos citar alguns erros comuns que levaram a falhas, mas que não estão relacionadas ao modelo em si:

  • Falta de apoio de apoio da administração e conflitos entre gerentes e executivos,
  • Tempo excessivo na implementação do BSC, há um exemplo mencionado pela empresa Siemens que conseguiu diminuir o tempo empregado na  implementação através da divisão do trabalho em equipes;
  • Enganos sobre o que medir tornando a implementação do sistema uma tarefa quase impossível;
  • Metas mal estabelecidas;
  • Erro ao estabelecer Prioridades sobre os fatores que devem ser levados em consideração, deve existir uma prioridade em torno de alguns deles, isto é , os que forem importantes para os objetivos estratégicos da organização.

Conclusão

Considerando a atual conjuntura econômica globalizada e de acirrada concorrência,  faz-se necessário a utilização de um modelo de mensuração de desempenho que não leve apenas em conta indicadores financeiros .

O BSC traduz a missão e a estratégia das empresas num conjunto abrangente de medidas de desempenho, é uma ferramenta que integra medidas derivadas da estratégia, apresenta técnicas completas para o processo de gestão um vez que visa o equilíbrio , uma abordagem quanto ao futuro da organização.

Existem inúmeros benefícios que podem ser relacionados a implementação do BSC e as falhas observadas nos vários casos relatados no  ARTIGO: Uma análise crítica ao modelo de Gestão estratégica Balanced Scorecard (BSC) nas organizações ( DIAS, Izabel Cristina G e NEVES Jr, Idalberto José) , apontam erros não relacionados ao modelo em si, e que servem de pontos de atenção quando da implementação do modelo.

Referências bibliográficas

ARTIGO: Uma análise crítica ao modelo de gestão estratégica Balanced Scorecard, Módulo Balanced Scorecard. ( DIAS, Izabel Cristina G e NEVES Jr, Idalberto José).

Disponível em: http://moodle.fgv.br/Uploads/30_1214/2DD_65A_uma_analise_critica_modelo_gestao_estrategica_balanced_socrecard_organizacoes.pdf>  em 13.10.2015

Apostila Fundação Getúlio Vargas, 2015, Módulo Balanced Scorecard. Disponível Moodle FGV

ARTIGO: Balanced Scorecard (BSC): Análise de sum implementação e utilização em uma empresa farmacêutica no Norte de Minas Gerais ( GUSMAO, Sandra Soares e BATISTA ,Igor Veloso S.) disponível em : http://www.congressocfc.org.br/hotsite/trabalhos_1/276.pdf  em 13.10.2015

ASSEN , Marcel ; BERG , Gerben Van den ; PIETERSMA , Paul . Modelos de Gestão , São Paulo : Pearson , 2009

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (50.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com