TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vasilhame De Aluminio

Trabalho Escolar: Vasilhame De Aluminio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  7.079 Palavras (29 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 29

• Quais são as fases presentes no diagrama composição Versus Temperatura?

são linhas de equilíbrio e contornos de fase, os quais referem-se a linhas que marcam condições sob as quais múltiplas fases podem coexistir e equilíbrio. Transições de fase ocorrem ao longo de linhas de equilíbrio.

Precisa-se apenas localizar o ponto temperatura-composição no diagrama de fases e observar em qual campo de fases o dado ponto se localiza.

Exemplo: Uma liga com composição 60%p Ni-40%p Cu a 1100°C estaria localizada no ponto A da figura; uma vez que esse ponto encontra-se dentro da região α, então apenas a fase α estará presente. Exemplo: uma liga com composição de 35%p Ni-65%p Cu que se encontra a 1250°C (ponto B) consistirá tanto na fase α como na fase líquida.

• Quais são as características de cada fase?

A característica dessas fases: Consiste em se localizar o ponto temperatura-composição, para regiões monofásicas ebifásicas o método é diferente, monofásica basta analisar que a composição dessa fase é simplesmente a mesma que a composição global da liga, em uma região bifásica pode-se imaginar uma serie de linhashorizontais, uma para cada temperatura diferente. Cada linha é conhecida por linha de amarração ou em alguns casos isoterma.

• Passo 2

A fronteira entre o ferro e o aço foi definida na Revolução Industrial, com a invenção de fornos que permitiam não só corrigir as impurezas do ferro, como adicionar-lhes propriedades como resistência ao desgaste, ao impacto, à corrosão. Por causa dessas propriedades e do seu baixo custo o aço passou a representar cerca de 90% de todos os metais consumidos pela civilização industrial. Basicamente, o aço é uma liga de ferro e carbono. O ferro é encontrado em todacrosta terrestre, fortemente associado ao oxigênio e à sílica. O minério de ferro é um óxido de ferro, misturado com areia fina. O carvão exerce duplo papel na fabricação do aço. Como combustível, permite alcançar altas temperaturas (cerca de 1.500º Celsius) necessárias à fusão do minério. Como redutor, associa-se ao oxigênio que se desprende do minério com a alta temperatura, deixando livre o ferro. Antes de serem levados ao alto forno, o minério e o carvão são previamente preparados para melhoria do rendimento e economia do processo. O minério é transformado em pelotas e o carvão é destilado, para obtenção do coque, dele se obtendo ainda subprodutos carboquímicos. No processo de redução, o ferro se liquefaz e é chamado de ferro gusa ou ferro de primeira fusão. Impurezas como calcário, sílica etc. formam a escória, que é matéria-prima para a fabricação de cimento. A etapa seguinte do processo é o refino. O ferro gusa é levado para a aciaria, ainda em estado líquido, para ser transformado em aço, mediante queima de impurezas e adições. O refino do aço se faz em fornos a oxigênio ou elétricos.Finalmente, a terceira fase clássica do processo de fabricação do aço é a laminação. O Aço e sua obtenção

O aço é produzido, basicamente, a partir de minério de ferro, carvão e cal. Para que seja fabricado o aço especificado, a diferença está no refinamento do ferro fundido, etapa esta em que são adicionados elementos de liga. A adição de elementos de liga é feita em pequenasporcentagens, para que o aço produzido obtenha as características exigidas na especificação. O processo mais utilizado consiste na produção de ferro fundido no alto-forno e após refinamento, em que o ferro fundido se transforma em aço no conversor de oxigênio. Outro processo utilizado consiste em fundir sucata de ferro em um forno elétrico cuja energia é fornecida por arcos voltaicos (espaço preenchido por gás no meio de dois eletrodos condutivos, que freqüentemente são feitos de carbono, gerando uma temperatura muito alta, capaz de fundir ou vaporizar virtualmente qualquer coisa). O aço é um produto siderúrgico definido como liga metálica composta principalmente de ferro e pequenas quantidades de carbono. Para aços utilizados na construção civil, o teor de carbono é da ordem de 0,18% a 0,25%. O aço apresenta diferentes propriedades quando outros elementos são adicionados a sua composição:- Níquel: de 0,5% a 5% melhora a temperabilidade e aumenta a resistência mecânica. Com 50% aumenta a resistência à corrosão;- Cromo: de 1% a 6% aumenta a temperabilidade e resistência mecânica. De 10% a 20% torna-o inoxidá-vel. Com 25% torna o aço refratário;- Silício: até 2% aumenta a elasticidade e diminui asperdas magnéticas;- Manganês: a 2% favorece a têmpera e a 13% aumenta a resistência ao impacto e ao desgaste;- Tungstênio: até 18% favorece a resistência Alto-forno: Forno de tamanho variável, externamente revestido por metal e internamente por material refratário onde os metais ferrosos sãoobtidos por redução dos minérios de ferro nos altos-fornos. Pela parte superior do alto-forno, são carregados minério, calcários (fundentes) e coque (carvão). Pela parte inferior o ar insuflado efetua a reação de redução e eleva a temperatura até o ponto de fusão do ferro gusa e das escórias formadas pela reação do calcário com a sílica que normalmente acompanha o minério. Em intervalos, o ferro e a escória fundidos, acumulados no ponto mais baixo do alto-forno, são retirados, levando-se o ferro em estado de fusão para a aciaria ou lançado em formas para se solidificar em lingotes de ferro gusa. A escória, menos densa que o ferro, sai por último, sendo retirada e podendo ser aproveitada para constituir cimento de alto forno. Esta parte do processo de fabricação do aço consiste na redução do minério de ferro, utilizando o coque metalúrgico e outros fundentes, que misturados com o minério de ferro são transformados em ferro gusa.

A reação ocorre no equipamento denominado Alto Forno, e constitui uma reação exotérmica.

O resíduo formado pela reação, a escória, é vendida para a indústria de cimento.

Após a reação, o ferro gusa na forma líquida é transportado nos carros-torpedos (vagões revestidos com elemento refratário) para uma estação de dessulfuração, onde são reduzidos os teores de enxofre a níveis aceitáveis. Também são feitas análises da composição química da liga (carbono, silício, manganês, fósforo, enxofre) e a seguir o carro torpedo transporta o ferro gusa para a aciaria, onde serátransformado em aço. Processo do alto Forno. Conversor de Oxigênio: Aqui é feito o refinamento do ferro fundido em aço, que consiste em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com