TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vcs Conhecem A Eve? U.u

Exames: Vcs Conhecem A Eve? U.u. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

3-) MERCADO

a) Quando a empresa/marca foi lancada, como estava esse mercado?

A SABESP foi criada em 1973, ainda no periodo militar, pelo entao governador de Sao Paulo, Laudo Natel, que aceitou a adesao ao Planasa (Plano Nacional de Saneamento). O estado de Sao Paulo iniciou os projetos de saneamento básico sem a ajuda do governo federal, que investia somente nos outros estados brasileiros. Um grupo de sanitaristas vendeu a ideia aos militares de um estudo viavel e rentavel, que produziria um fluxo de caixa rapido e excepcional, com isso caiu o modelo municipalista do DAE (Departamento de Aguas e Esgotos), administrado pelo Estado.

b) Desempenho da marca desde o lancamento.

De 1973 a 1990, a Sabesp conseguiu, atraves do governo do estado, o financimanto par o sistema cantareira, mas após a extincao do BNH e o fim do Planasa, houve uma grande pausa no desenvolvimento do saneamneto basico publico.

Seguindo a tendencia, a Sabesp deixou de ser administrada por sanitaristas e passou as maos de homens de negocios, que lancaram acoes da empresa na bolsa de valores de Nova York, e hoje opera visando o lucro de seus acionarios mais que na satisfacao das necessidades dos usuarios de seus servicos.

Em meados da decada de 90, apos identificar que sua imagem estavam desgastada e estagnada perante as prefeituras e a populacao em geral, e ainda perder a conta de alguns municipios, o governador Marios Covas impos alguns objetivos para a Sabesp alcancar, caso contrario perderiam a concessao. A Sabesp reformulou totalmente seu modelo de gestao, descentralizando suas atividades em unidades e implantou um novo conceito de marketing, que incluia a criacao de um personagem para se aproximar do consumidor e atendimento telefonico.

As mudancas geraram um lucro de 290,6% já no primeiro semestre de 1998, contrato com mais prefeituras e premiacoes.

c) Tamanho do mercado (volume R$ mes e ano)

O lucro da Sabesp no ano de 2013 foi de R$ 1,9 bilhao. Este ano houve uma queda de 3,8% no primeiro trimestre, em relacao ao mesmo perido do ano anterior.

d) Crescimento deste mercado/participacao desta empresa/marca neste mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com