TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vegetarianismo

Dissertações: Vegetarianismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  6.048 Palavras (25 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 25

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo descrever o vegetarianismo. Sua ideia, ideologia, história e principais influencias que fazem com que essa linha de alimentação cresça cada vez mais na sociedade com o passar do tempo.

O termo vegetarianismo, vem do latim “vegetare”, que significa “vida, ânimo, força, vigoroso” (WINCKLER, 1997). Não se relaciona com alimentação saudável, no entanto é um tipo de regime alimentar segundo o qual o que implica em sacrifício de vidas animais não deve servir à alimentação.

Existem muitas dúvidas e mitos sobre a dieta vegetariana, desde questões ligadas ao aproveitamento de nutrientes até questões espirituais. O tipo de alimentação mostra as características próprias do indivíduo e sua vontade e objetivos imediatos, como também o seu momento, a sua filosofia de vida e os seus ideais.

É valido ressaltar que diversos fatores estão presentes no vegetarianismo, mas para um melhor entendimento das ramificações e estruturação da qual está centrado o vegetarianismo é culminante que sua história possa ser retratada.

2 DIETA DO HOMEM NA PRÉ HISTÓRIA

A alimentação vegetariana, sempre esteve presente na humanidade. De acordo com estudos, há “3,5 bilhões de anos é que surgiram os primeiros mamíferos semelhantes aos homens”, (SENAC 1998) os hominídeos. Sua alimentação era influenciada de acordo com as épocas e as regiões que eles viviam e “enquanto houvesse frutas, raízes, legumes, peixes ou caça”. (SENAC, 1998).

Antigamente os estudiosos da pré-história caracterizavam o homem em onívoro, e escreviam, muito sobre a caça e a pesca do que sobre os alimentos vegetais, pois eles deixaram poucos vestígios no solo.

Cientistas modernos começaram a desenvolver métodos que possibilitaram medir as partes da alimentação do homem na pré-história e determinar os tipos de vegetais que eram mais consumidos, observaram os desgastes dos dentes dos fósseis humanoides e concluíram que durante milhões de anos, a alimentação era vegetariana . comiam os frutos, folhas ou grãos (FLANDRIN E MONTANARI, 1998).

Muito se questionou quando os outros alimentos passaram a fazer parte da alimentação. Com a criação de armas, redes de pesca, arcos e flechas e armadilhas, eles ampliaram a sua dieta e passaram de uma vegetariana para uma carnívora, trazendo diversas consequências, pois eles precisavam se organizar em grupos para atrair a presa em uma emboscada a fim de esquartejá-la. Depois ela era levada onde o grupo estava reunido para ser devora, e com a necessidade de repartir a caça, iniciou-se um ritual de refeição (SENAC, 1998).

Mas mesmo com uma dieta carnívora, o homem já colha grãos de trigo e fazia farinhas e com o surgimento do fogo, surgiu a arte culinária. Os alimentos deixaram de serem consumidos crus para ser assados e conservados por maior tempo. Os cereais eram torrados nas pedras, os vegetais, frutas e as carnes assadas ao sol ou defumadas. (SENAC, 1998).

Uma das descobertas mais importantes do homem na pré-história foi o cultivo da terra. A agricultura e a criação de animais ocorreu primeiramente no Oriente Médio e estenderam-se em outras regiões mediterrâneas.

Esse desenvolvimento influenciou os homens a possuírem novos hábitos e necessidades, iniciando o processo de civilização. Passaram a adquirir móveis para dormir, sentar e comer. Surgiram os utensílios de cerâmica, que servem para armazenar, conservar e preparar os alimentos. (SENAC, 1998).

3 HISTÓRIA DO VEGETARIANISMO

De acordo com Melina(2) o vegetarianismo tem sido uma opção nutricional desde que se começou a registrar o tempo. Suas origens vêm dos primórdios da criação do homem e um de seus registros mais amplamente reconhecidos é encontrado no Velho Testamento, na passagem em que Deus diz a Adão e Eva qual deveria ser seu alimento(8): “Tenho-vos dado todas as ervas que produzem semen¬te e se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dá semente. Servos-á para mantimento.” (Gênesis 1:29) fonte padrão alimentar

Ao longo da história, o vegetarianismo mesclou-se com a cultura em todo o mundo. Muitos dos grandes filósofos e pensadores optaram por não comer carne em épocas em que tal escolha era contrária às ideias da classe dirigente.

Sua origem vem da tradição filosófica indiana, porém chegou ao ocidente pela doutrina pitagórica.

Na Grécia e na Roma Antiga, o vegetarianismo foi defendido por Pitágoras nascido por volta de 580 aC, além de matemático e filosofo grego é considerado pelos historiadores como o “ pai do vegetarianismo”.

Para Pitágoras, os homens e os animais compartilharam a mesma alma e seu “argumento em favor da dieta sem carne tinha três “pontas” (como um triângulo): veneração religiosa, saúde física e responsabilidade ecológica” (GLEN BLIX, Dr Phd, 1992). Razões que justiçam até aos dias de atuais a escolha pela dieta sem carne. Muitos escolheram a dieta, muito mais por necessidade do que por preferência. A carne era considerada um símbolo de status da classe alta e os vegetais e os cereais, considerados como comida para animais no mundo medieval.

O vegetarianismo filosófico foi forte na Grécia e na Roma antiga, sendo defendido além de Pitágoras, por Sócrates, Aristóteles, Empédocles, Plutarco, Plotino e Porfírio.

Em honra a Pitágoras, europeus e americanos por quase 2500 anos até o fim do século XIX, chamavam aqueles que seguiam o vegetarianismo de Pitagóricos (ou Pitagóricos) e só após a fundação da Sociedade Vegetariana Britânica em 1847que o termo “vegetariano” foi criado.

A exemplo de Pitágo¬ras, muitos outros grandes nomes aderiram ao vegetaria¬nismo ao longo dos séculos, tais como Leonardo da Vinci (1452-1519); Benjamim Franklin (1706-1790); Dr. J.H. Kellogg (1869-1948); Mahatma Gandhi (1869-1948) e Al¬bert Einstein (1879-1955). Fonte padrão alimentar

3.1 VEGETARIANISMO MODERNO

A prática do vegetarianismo se popularizou na década de 1960 com o movimento Hippie, que teve influência da cultura indiana e alcançou grande destaque na cultura norte-americana e aceitação. Com um pensamento de paz e amor, os jovens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com