TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Crescimento do Vegetarianismo

Por:   •  2/6/2020  •  Artigo  •  3.300 Palavras (14 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 14

CRESCIMENTO DO PÚBLICO VEGETARIANO E A REAÇÃO DO MERCADO

        Melissa Alanna de Paula Raimundo

Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá

E-mail: alanna.melissa@gmail.com

Introdução

O ensaio aborda uma temática que está se expandindo entre a população, o vegetarianismo, com ênfase no comportamento do público diante o crescimento dos praticantes da dieta que exclui carne da alimentação. Juntamente com este crescimento o aumento dos estabelecimentos voltado para o público deveria ser compatível, porém, o mercado ainda é escasso.

Como objetivo o ensaio acadêmico irá exibir o aumento dos pertencentes ao vegetarianismo, mostrando os reais motivos que influenciam os indivíduos a mudarem sua alimentação que frequentemente é composta por algum alimento que contenha carne ou seja de origem animal.  Com a finalidade de expor o mercado atual, exibindo o aumento de público e o suporte que o mercado oferece à essas pessoas que buscam encontrar um local que lhes sirvam alimentos vegetarianos.

Conta em ordem cronológica a origem do hábito alimentar que teve início em virtude de religião e princípios culturais, sendo desde o princípio uma alimentação praticada fortemente pela população Indiana. Exibindo os malefícios do consumo da carne que é contribuinte de doenças que são consideradas graves aos seres Humanos. O Vegetarianismo Infantil, o qual é de total repercussão pelo fato das crianças estarem em constante crescimento e necessitarem de alimentos que realizem esta nutrição essencial ao organismo infantil. A associação entre do vegetarianismo e o meio ambiente evidencia notáveis benefícios à natureza que exibem total transtorno que a produção de carne é capaz de ocasionar. Por fim é apresentado o mecanismo de funcionamento do mercado vegetariano e de que modo está ocorrendo o crescimento para fornecer alimentos pertencentes a um regime que ainda está em expansão.

  1. Origem do vegetarianismo

O modo da sociedade se alimentar é bem variado, podendo conter a junção de todos os elementos consumíveis e a restrição de outros. O hábito alimentação tem variação de acordo com a crença e princípios culturais, fator que faz com que em nosso país exista uma diversidade de costumes entre os residentes, variando de região para região. Ao se deparar com esta variedade observamos que um novo regime alimentar que vem crescendo no país, o regime vegetariano.

Há cinco milhões de anos em média é existente este regime alimentar que tem como origem a Índia, local onde a população não ingeria alimentos que incluía carne por terem em vista que seria possível contrair doença através do consumo e por terem os animais como um ser sagrado. No Egito em 3.200 A.C a população não consumia carne por acreditar que o fato facilitaria o processo de reencarnação.  

E entre tantos recursos que a terra, melhor das mães, produz, nada te contenta senão mastigar com cruel dente
feridas horríveis e trazer de volta os hábitos dos Ciclopes? 
Nem poderias acalmar a fome da tua voraz e imoral 
pança, sem que destruas a vida de uma outra criatura?
– Ovídio (43 a.C- 17/18 d.C)

Através de divulgações de estudos realizados por Plutarco, Porfírio e Ovídio o vegetarianismo foi praticado na civilização Greco-Romana. Em 1960 ocorreu um movimento Hippie que apresentou um destaque na cultura norte-americana mostrando uma aceitação população local, o grupo não defendia apenas o amor entre as pessoas mas sim a relação de afeto com todos as espécies com vida, desta forma, agindo em defesa ao os direito dos animais, sendo contra o uso de sua pele e pelo e contra o consumo da carne animal. Através deste movimento o vegetarianismo se popularizou na sociedade, despertando curiosidade e atraindo novos praticantes deste regime.

Os pertencentes ao vegetarianismo podem ser divididos em grupos: lactovegetarianismo, utilizam leite e laticínios em sua alimentação; ovolactovegetarianismo, consomem ovos, leites e laticínio; ovovegetarianismo, ingerem ovos no regime alimentar; os vegetarianos estritos não consomem alimento algum de origem animal; semi vegetarianos, consomem alguns tipos de carne que normalmente são brancas mas em pequena quantidade e tem os pertencentes ao veganismo que não ingerem alimentos e não utilizam produtos de origem animal, como exemplo: roupas, calçados e cosméticos.

Nos dias atuais, o movimento vegetariano representa importantes segmentos de consumidores, principalmente nos países desenvolvidos, e por isso tem sido objeto de estudo por parte de pesquisadores e organizações que caracterizam as novas tendências de consumo de alimentos no mundo. (EUROMONITOR, 2016)

Com base podemos constatar que o vegetarianismo está em expansão em países como Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, além do Brasil. Cerca de 40% das pessoas residentes da Índia são vegetarianas decorrente da crença local, se tornando o local com o maior número de vegetarianos. O Brasil tem um percentual de 8% de vegetarianos no país, quantidade que relativamente comparada com outros países é pequena, porém, está em constante crescimento.

O Brasil é um país com uma cultura diferenciada, o que faz com que os alimentos consumidos pela população seja bem variado, assim possuindo em no cardápio alimentos que contenham carne, seja vermelha ou branca. Fato que contribui para que esse costumo seja reduzido foi a preocupação dos indivíduos com a saúde.

  1. Malefícios Consumo de Carne

As doenças que podem ser contraídas através do consumo de carne é um dos grandes motivos que impulsionam o crescimento de vegetarianos no país e os males contraídos pelo consumo do alimento não são poucos.

O índices de obesidade são crescentes não somente no Brasil mas também em outras potencias como Estados Unidos e o excesso de peso está totalmente ligado ao consumo de carne. A obesidade é o acumulo de gordura corporal e o principal alimento contribuinte para este aumento de gordura é a carne vermelha. O alimento contém uma alta quantidade de gordura saturada que contribui com o aumento do peso; elevação dos níveis de colesterol, na qual é um fato preocupante por ser um dos motivadores do infarto cardíaco; é uma das grandes causadora da hipertensão, já que aumenta a liberação de substâncias vasoconstritoras no sangue que ocasiona este aumento da pressão arterial e além dos problemas de saúde citados o consumo da carne pode desencadear diabetes tipo 2 no indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (948.1 Kb)   docx (881.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com