TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vendedor Leva pães Quentinhos De Bicicleta

Casos: Vendedor Leva pães Quentinhos De Bicicleta. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2014  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

Narrativas jornalísticas - UNI-BH

Profª Ana Rosa Vidigal

Alunos:Elissandra Flávia Santos e Bruno Costa

Vendedor leva pães quentinhos de bicicleta

Padaria ambulante

Levantar às 4 da manhã em Ribeirão das Neves e seguir viagem de moto até a capital mineira para iniciar mais um dia de trabalho. Chegando na empresa,a moto é trocada por uma bicicleta vermelha, sem marchas, adaptada com duas enormes cestas e uma buzina. Esse é o veículo utilizado pelo vendedor de pães Luciano Barbosa 28, como instrumento de trabalho há 14 anos. O ofício começou em Inhapim, uma pequena cidade de Minas, depois foi para o Rio de Janeiro e agora está em Belo Horizonte.

Todos os dias a rotina é a mesma. O vendedor chega à padaria e abastece sua bicicleta com roscas, pães, bolos e broas. Às6 da manhã, o vendedor já está nas ruas com a famosa bicicleta e sua conhecida buzina que atrai os clientes. São cerca de 20 km de caminhada e pedaladas,divididos em dois turnos, manhã etarde.

Nos pontos onde estaciona todos os dias, o vendedor toca a buzina e aos poucos, os clientes se aproximam. Alguns são tão fiéis que compram até fiado, “dificilmente euvendopara alguém que não é freguês, vendo muito para comércio eles compram pouco, mas compram todos os dias” ressaltou.

Luciano diz quenunca vendeu pães porque gostamas, é o meio que encontrou para sobreviver,“eu nunca gostei de vender pão, sou servente de pedreiro, mas,eu prefiro vender pães, porque dá mais dinheiro, trabalho menos e por conta própria. É o suficiente para sustentar minha esposa e minha filha”, diz.

A maneira escolhida por Luciano para vender pães, é uma comodidade tanto para as empresas quanto para as donas de casa que não precisam caminhar até a padaria pela manhã para comprar o pão quentinhomas, o vendedor ressalta que o trabalho exige energia e paciência porque atende várias pessoas diferentes e nem todos o tratam com educação.

Em média Luciano vende cerca de 900 pães por dia, o lucro ele não revela, mas garante que é um bom salário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com