TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ventos E Desetos

Trabalho Escolar: Ventos E Desetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

PARA ENTENDER A TERRA

SEXTA EDIÇÃO

JOHN GROTZINGER, TOM JORDAN

EDITORA: BOOKMAN, ANO 2013

CAPITULO 19: VENTOS E DESERTOS

O vento é um fluxo natural do ar que é paralelo à superficie de rotação do planeta, os gregos antigos chamavam de Éolo e os geólogos atuais usam o termo eólico. Ao contrário do fluxo da água, os ventos não costumam estar confinados a limites sólidos, exceto à superficie do solo e a vales estreitos, os fluxos de ar são livres para espalharem-se em todas as direções, inclusive para o alto da atmosfera.

A quantidade de material que o vento pode transportar, depende de sua intensidade, do tamanho das particulas e dos materiais superficiais da área sobre a qual ele sopra. O vento exerce o mesmo tipo de força sobre as particulas do solo que uma corrente fluvial exerce sobre seu leito, assim como a água que flui nos rios, os fluxos de ar são quase sempre turbulentos.

Mesmo a mais leve brisa pode carrega o pó, que é mais fina particula, o pó consiste em particulas com diâmetro menor que 0,01 mm, com frequência de algumas particulas mais grossas. Os ventos moderados podem carregar o pó para alturas de muitos quilômetros, mas somente os ventos fortes podem carregar particulas com diâmetro maior que 0,06 mm, como grãos de areia.

Brisas moderadas podem rolar e deslizar os grãos de areia ao longo de suspendê-lo, mas o vento não pode transportar particulas mais grossas, pois o ar tem baixa viscosidade e densidade, para o vento erodir grandes massas, somente quando a rocha está fragmentada pelo intemperismo fisico e quimico o vento consegue captar as particulas, o vento erode com mais eficácia nos climas áridos, onde os ventos são mais fortes e secos e qualquer umidade rapidamente evapora.

Quando o vento cessa, ele não pode mais transportar a areia e o pó que carregava, o material mais grosso é depositado em dunas arenosas de vários formas, cujo tamanho varia desde pequenos morros até morros de aproximadamente 100 m de altura, o pó mais fino acumula-se em mantos mais ou menos uniformes de silte e argila.

As dunas forma-se somente em lugares onde há um suprimento de areia solta disponivel, como em praias arenosas ao longo da costa, depósitos arenosos de barras ou de planícies de imundação em vales fluviais e substratos compostos de formações de arenitos em desertos, outro fator é a força do vento, nos oceanos e lagos, ventos forte sopram costa adentro para longe da água. As dunas podem tornar-se estáveis e vegetadas quando o clima torna-se mais úmido e, depois, podem começar a mover-se de novo quando o clima árido retorna.

Os ventos move a areia deslizando-a e rolando-o ao longo da superficie e causando a saltação, movimento em saltos no qual temporariamente os grãos ficam suspensos em uma corrente de água ou ar. A saltação nos fluxos de ar funciona da mesma maneira que em um rio, exceto que os saltos no fluxo de ar são mais altos e longos, os grãos de areia suspensos na corrente de ar sobem, até 50 cm de altura acima de um leito arenoso e até 2 m sobre uma superficie seixona.

As formas e os arranjos gerais das dunas arenosas dependem da quantidade de areia disponivel, da direção, durante a força do vento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com