TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verificações básicas de Taylor e Fayol para a Administração

Tese: Verificações básicas de Taylor e Fayol para a Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Tese  •  1.854 Palavras (8 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 8

Passo 2

Refletir com sua equipe a respeito dos materiais vistos, anotar quais foram as principais verificações de Taylor e Fayol para a Administração.

Frederick Winslow Taylor

Nascido em família rica, formado em Engenharia Mecânica, Frederick Winslow Taylor, foi um dos percursores do que é conhecido hoje como o pai da Administração Cientifica. Com anos de experiência em empresas como Enterprise Hydraulic Works e Midvale Steel Company, nas quais começou como aprendiz industrial e trabalhador comum, isso contribuiu para a formação de seus conceitos.

Focado em resolver problemas que eram comuns na empresa, ele começou a desenvolver seus princípios de administração de tarefas, para a estruturalização do chão de fábrica.

Divisão do Trabalho - Os operários foram divididos de acordo com a necessidade da empresa, ao em vez de escolher qual tarefa executariam. Inicialmente separados pelo seu tipo físico, designando os mais fortes às atividades pesadas e os mais fracos, ao corte, costura e supervisão, já que se tratava de uma empresa têxtil.

Planejamento e Padronização - Todo e qualquer trabalho necessita preliminarmente de um estudo para que seja determinada uma metodologia, ou seja, é necessário entender a necessidade e o método do trabalho. Através do planejamento, efetuou uma analise de TEMPO e MOVIMENTO tendo a intenção de eliminar os movimentos desnecessários.

Especialização

- Visando o aumento de produção, Taylor, enxergou os funcionários como mais uma ferramenta, e essa ferramenta só seria melhor utilizada caso tivesse alguma orientação para a utilização das máquinas na fábrica, sendo assim, instruiu os trabalhadores sobre a forma sistemática, adequada a cada área da produção.

Produtividade e Supervisão - Para manter a organização, foram criados cargos equivalentes a “supervisão”, os conhecidos “mestres”, esses mestres eram pessoas responsáveis pela execução das tarefas e corrigindo possíveis eventualidades dos operários.

Remuneração – Taylor acreditava que a remuneração era o maior incentivo para execução de tarefas do trabalhador, por isso criou um sistema que remunerava o operário pelos seus rendimentos, ou seja, quanto mais peças produzidas maiores seria a remuneração.

Henry Fayol

Conhecido como pai da administração clássica, e formado em engenharia de minas, Fayol dava ênfase na estruturalização hierárquica, utilizando como exemplo a estrutura militar e católica em busca da máxima eficiência.

Para Fayol, a organização desempenha seis funções básicas:

Técnicas - Relacionado com a função de bens e serviços;

Comerciais - Relacionado com compra e venda;

Financeiras - Gerência de capitais;

Segurança - Proteção e preservação dos bens e funcionários;

Contábeis - Inventários, registro, balanço, custo e estatística;

Administrativas - É a integração das cinco outras funções.

Dentro da área administrativa existem algumas funções:

Planejamento – Examinar o futuro e traçar um plano de ação

Organização – Proporcionar tudo que é ao funcionamento da empresa, que se divide em organização material e social.

Comando – Levar a organização a funcionar e consiste em dirigir e orientar os funcionários;

Coordenação – Une todos os atos coletivos almejando alcançar as metas traçadas;

Controle – Verificar se tudo está funcionando de acordo com as regras e normas da empresa.

Passo 3

Elaborar um texto de no máximo três páginas fazendo analogia das verificações feitas no passo 2 com os dias atuais na empresa ‘JC Confecções’ e entregar ao professor na data solicitada.

A empresa JC Confecções foi estruturada sem nenhuma base das teorias da administração científica do Taylor e clássica do Fayol. Seus métodos de organização eram simples, baseadas só na experiência dos trabalhadores e dos donos da fábrica.

Mesmo nos dias atuais com todos os estudos e conceitos, os administradores não obtinham conhecimento e erraram no modo de administrar a JC Confecções.

Comparando os métodos de Taylor e Fayol vemos várias lacunas nos conceitos empregados na empresa JC confecções, identificamos que algum dos erros foi à falta de organização e a divisão de tarefas, pois Taylor e Fayol sempre procuraram especializar e organizar os colaboradores para cada tipo de tarefa, facilitando assim sua supervisão, pois eles já obtinham o conhecimento do tempo de execução de cada tarefa e o modo como seria feita.

Na empresa JC observamos que não há uma divisão de tarefa para cada profissional, os próprios colaboradores faziam a divisão de tarefas, pois não obtinham informações adequadas, já que seu supervisor não tinha conhecimento técnico, assim ocasionando uma desorganização na produção da empresa.

Com tantas reclamações dos clientes pela má qualidade dos produtos e do atendimento para com eles, observamos a diferença quando Fayol dividiu a empresa em funções básicas e uma delas era a Comercial, pois ela trata diretamente com o cliente abrindo um meio de comunicação entre os mesmos.

Com base nos estudos da empresa JC Confecções, podemos afirmar que eles não aplicavam nenhum dos conceitos administrativos tanto científico como clássico de Taylor e Fayol.

ETAPA 02

SÚMARIO

1. 1ª Etapa- Abordagem clássica da administração.............................................................

1.2 -Passo 2 - Refletir e anotar........................................................................................

1.3 - Passo 3- Analogia..................................................................................................

2. 2ª Etapa- Concepção de teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com