TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Versatilidade Do Bambu

Artigos Científicos: Versatilidade Do Bambu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  1.190 Visualizações

Página 1 de 3

A versatilidade do bambu na construção civil x sustentabilidade

O bambu se apresenta como um material possuidor de ricas propriedades ainda pouco exploradas.

No texto avaliado, Londono ressalta que existem no Brasil 130 espécies e 17 gêneros de bambu, sendo que sua maior diversidade encontra-se em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Paraná. Apesar do alto índice de florestas endêmicas de bambu, este por sua vez ainda é reconhecido no Brasil como “madeira dos pobres”, por conta do seu baixo custo e pela falta de conhecimento da população sobre suas qualidades. Visto em caráter como um material de segunda categoria, a aparente falta de visão estratégica do homem em relação ao bambu, faz com que ele não valorize a planta que lhe é tão disponível, chegando a considera-la como “mato”, ou algo que não mereça atenção.

O que a grande maioria da população desconhece é que, por conta de suas propriedades físicas e mecânicas o bambu torna-se um excelente material alternativo, além de ser considerado sustentável, podendo ser produzido de maneira ecológica e com responsabilidade socioeconômica.

Apesar das series possibilidades para substituição de materiais, a maioria dos produtos feitos com bambu é utilizado de forma artesanal e com pouco valor agregado.

Algumas iniciativas já vêm sendo tomadas e muitos profissionais ligados à construção civil têm procurado incluir o bambu em projetos inovadores, explorando as potencialidades da planta. Estudos demonstram que a significativa relação resistência/peso, associada ao baixo custo do material, o caracteriza como um bom substituto a madeira e ao próprio aço de construção.

Numa pesquisa e ensaios realizados pelo professor Khosrow Ghavami do departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio, sobre a substituição do aço pelo bambu na fabricação de estruturas de concreto, o mesmo constatou que o bambu apresentou resistência à tração de 200 MPA, índice próximos aos 240 MPA, apresentados por uma chapa de aço. Através de cálculos o professor Ghavami concluiu que o uso do bambu agrega a obra uma economia em mais de 30%, além do seu peso ser bem menor, chegando a 500kgf 1m³ o bambu e 7.850kgf 1m³ o aço. As pesquisas realizadas pela ABMTENC – Associação Brasileira em Materiais e Tecnologias não Convencionais, também apresentam resultados positivos nos testes que envolvem o bambu como substituto ao aço em estruturas de concreto, reforçando ainda mais a tese mencionada pelo professor Ghavami.

O Instituto do Bambu (INBAMBU) em Alagoas possui um projeto de casas populares feitas de micro concreto de bambu e raspas de pneu, chamado de pré-moldados, reduzindo em 40% o custo de uma casa convencional. Portanto, por ser um material altamente versátil, o bambu também é adequado para determinados encanamentos de agua e pode ser empregado na construção de ponte, contenção, piso, pilar, viga, parede, telhado, forro, porta, janela. Ele ainda permite a associação com outros materiais de construção, tais como, solo-cimento, argamassa armada, concreto e gesso, além de atuar como ótimo isolante térmico e acústico.

Se tratando de sustentabilidade, uma pesquisa comparativa entre o eucalipto e o bambu em relação aos sequestros de carbono na atmosfera, constatou-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com