TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vantagem Da Utilização Do Bambu Como Vigamento Leve

Casos: A Vantagem Da Utilização Do Bambu Como Vigamento Leve. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  2.593 Palavras (11 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

A Vantagem da utilização do Bambu como vigamento leve

SÃO PAULO

2014

INTRODUÇÃO

É imprescindível atualmente repensar a utilização de materiais na construção civil para que esta se torne mais sustentável. Os métodos convencionais, utilizando materiais industrializados, geram grandes quantidades de resíduos sólidos, que são difíceis de serem de serem reincorporados na natureza.

O bambu surge como uma importante alternativa construtiva, pois pode ser utilizado de várias formas na engenharia civil, apresentando estilos e propósitos funcionais diferentes. Com uso do bambu, que é um material simples, juntamente com os recursos tecnológicos disponíveis atualmente, pode-se explorar até que ponto o material pode nos ser útil.

Este material se manifesta com grandes potencialidades mecânicas e físicas, e também é responsável por grande parte do carbono que é emitido no mundo.

O cultivo não exige um solo específico, pois é possível plantá-lo em praticamente todos os tipos de solo e a plantação se multiplica de forma muito rápida.

Os impactos ambientais gerados pelo desmatamento podem ser diminuídos com o uso do bambu ao invés da madeira em diferentes aplicações. O bambu é fácil de ser adquirido e transportado, ao contrário de inúmeros materiais da construção civil, e também oferece ótima resistência com relação a tração e a flexão.

As diferentes formas de se utilizar o bambu vem adquirindo espaço no mercado. Mas apesar do fato de vários estudos estarem sendo elaborados, existem grades obstáculos para adquirir resultados decisivos nos ensaios, pois o bambu é um material natural, não existem colmos iguais e seu formato varia ao longo do colmo. Os estudos referentes ao bambu precisam ser normalizados cientificamente, isso que garantirá mais credibilidade ao material.

Para conseguir bons resultados, deve-se tomar muito cuidado com a forma como é feita a colheita, o processo de cura e secagem, proteger o bambu dos inimigos naturais e fazer seu tratamento adequado.

JUSTIFICATIVA

Ao longo dos anos a necessidade de utilizarmos materiais sustentáveis vem se tornando um desafio no mercado de construção civil, e o desenvolvimento de técnicas especificas de construção para utilização desses elementos vem sendo estudada e desenvolvida no mercado mundial.

No Brasil, atualmente, temos um problema quando relacionamos as habitações de baixo custo com a utilização de materiais sustentáveis, pois dentro do mercado nacional, hoje, os materiais sustentáveis são vendidos com um valor exorbitante quando comparados aos materiais tradicionais utilizados no dia-a-dia. Um dos motivos para termos materiais sustentáveis com o valor elevado no mercado atual é o tipo de tratamento e os respectivos processos de filtragem que esses materiais passam para que possamos reutilizá-los.

Como alternativa para o atual problema de desenvolvimento de construções sustentáveis, respeitando o padrão do custo-benefício, optamos por trabalhar com o bambu, visando aproveitar da melhor forma possível os recursos presentes no Brasil, reduzindo assim o custo total da construção e ainda possibilitar o desenvolvimento de profissionais e técnicas especificas de construção em pequenas comunidades que poderiam desenvolver esse método de construção. Dentro da construção civil pode-se substituir grande parte da madeira utilizada pelo bambu, que pode gerar uma economia de até 30% quando comparado a madeira, e por cumprir um objetivo parecido com o da madeira, porém com um custo menor, vem sendo chamado de “Madeira do futuro”.

O bambu é um material que, por mais que tenha um sistema simples de construção, requer mão de obra especializada. E assim como outros materiais sabemos que o bambu tem uma grande resistência a certos esforços e uma resistência reduzida a outros, por isso se faz necessário o acompanhamento de alguém especializado para desenvolvimento de técnicas com esse material, por isso ainda é pouco empregado nas obras brasileiras, que têm um déficit de mão-de-obra especializada e qualificada.

Dessa forma, buscando aprofundar os conhecimentos no vigamento leve com Bambu, sabendo do interesse em desenvolver métodos construtivos com materiais sustentáveis e analisando uma visão futura de preservação de recursos naturais com desenvolvimento da relação homem-natureza apresentamos nossa idéia para desenvolvimento do Projeto Integrado VII.

HISTÓRIA

Ao analisarmos o principio da utilização do bambu, baseado em relatos históricos, chegamos ao início da civilização asiática, entre os anos de 1600 a 1100 a.C.. Porém, acredita-se que o bambu teve sua origem no Cretáceo, antes da era Terciária, na qual surgiu o ser humano. (MORÉ, 2003, P.22)

O bambu, ao longo da história, já foi utilizado como lápis, para escrever em placas de argila mole, e apresenta uma significativa importância na história da humanidade, sempre oferecendo uma infinidade de utilizações, sendo conhecido com 'madeira dos pobres" na índia, "o amigo das pessoas" na China e "o irmão" no Vietnã. (MORÉ, 2003, P.22)

ATUALIDADE

Na atualidade existem alguns países estudando o bambu como um dos meios alternativos para aumentar a produtibilidade agrícola, gerar emprego e estimular a indústria. Como exemplo pode-se citar a Costa Rica, com o Projeto Nacional do Bambu. (MORÉ, 2003, P.24)

Com o processo de urbanização acelerado nas grandes metrópoles, junto com a ampliação de solos urbanos, temos hoje um déficit habitacional, esse déficit refere-se a falta de moradia, um problema mundial, principalmente nos países em desenvolvimento. (MORÉ, 2003, P.24)

Para utilizar o bambu na construção civil precisamos de mão de obra especializada, apesar de o sistema construtivo ser simples. (MARÇAL, 2008, P.31)

Como qualquer outro material, o bambu é bem resistente a certos esforços e não tão resistente a outros. (MARÇAL, 2008, P.31)

Por essa razão é necessário um estudo e acompanhamento de profissionais para a confecção de conexões e de posicionamento das varas para cada projeto. (MARÇAL,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com