TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viação Araguarina

Seminário: Viação Araguarina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Seminário  •  3.361 Palavras (14 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 14

2. Contabilidade

Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro do patrimônio de qualquer entidade. Existindo para registrar, controlar e mesurar o patrimônio de qualquer natureza. Possui um campo de atuação, os quais são as entidades (empresas mais especialmente falando); possui um escopo um propósito sendo o patrimônio da entidade. A contabilidade resume e interpreta dados e fenômenos que afetam a situação patrimonial financeira e econômica de qualquer entidade. É também por meio dela que podemos evidenciar os aspectos qualitativos e quantitativos do patrimônio. Ela registra os fatos caracterizadores da formação, da movimentação e variações do patrimônio das entidades, condensando-os em demonstrações expositivas (demonstrações contáveis), exercendo, assim um verdadeiro controle sobre o patrimônio.

Pode ser observado que a empresa Viação Araguarina LTDA, já possui um balanço patrimonial invejável dentro do mercado de transporte de passageiros e na venda de passagens, que por sinal é altamente competitivo. O balanço patrimonial nada mais é do que um demonstrativo contábil mais importante para uma empresa. Este demonstrativo tem por objetivo apresentar dentro de determinado período, a posição financeira da empresa. Seria como uma radiografia de todos os bens, valores a receber e valores a pagar, em uma determinada data. A empresa por ser de médio porte, já trás em seu bojo, bens adquiridos com a persistência, e esforço no desempenhar de seus trabalhos. Foi visto que estes bens se fazem presentes na empresa, justamente pelo grande empenho e dedicação pelos trabalhos realizados em equipe, pois não acontecendo de tal forma não se obtém sucesso na organização. Sendo assim, ela dá sempre uma prioridade especial no que tange uma excelente maneira de tratar seus clientes. Quanto aos bens, que a empresa possui, observou-se estar aparelhada atualmente com uma frota composta de 88 ônibus, sendo 60 rodoviários e 28 semiurbanos. Todos os veículos atualizados tecnologicamente, possuem ainda 25 garagens de apoios nos pontos iniciais e finais de cada linha, todos de sua propriedade, 03 veículos para transporte de funcionários, além da sede administrativa em Goiânia, este sendo um dos bens mais importantes, para estocagem e manutenção de seus veículos.

Observou-se também que a maioria dos prédios e as instalações construídas, pertencem aos administradores da organização, no entanto o que poderia ser gasto com aluguel é economizado e retido para própria organização.

Sendo também um grande ponto favorável no que condiz a liberdade de fazer e desfazer a sua maneira.

A empresa Viação Araguarina LTDA trás ao seu papel primordial o transporte de passageiros e venda de passagens em todo território nacional. Desempenhando de forma simplória, mas com foco suas funções, não deixando, porém de dar ênfase na qualidade do serviço prestado para assim, angariar maior fatia do mercado e para dar maior solidez à instituição . A empresa está em constante busca, de melhorias para acentuar seu ganho, objetivando cumprir as metas mínimas e ser realizadas, para alcançar seus objetivos financeiros e estratégicos. Pois a empresa compreende que o faturamento mensal deve definitivamente cobrir todas as despesas e custos da organização. Foi notado que a empresa como tendo seu carro chefe o transporte de passageiros e venda de passagens, assume grande gasto no investimento de matéria-prima como: Óleo para lubrificação de motores ,pneus ,manutenção periódica dos veículos, óleo diesel, seguro dos veículos, peças para motores e também mão- de- obra. A Viação Araguarina LTDA, para manter sua qualidade de serviço no mercado, gasta um pouco mais com a renovação de sua frota. Pois trabalha com veículos de primeira linha, garantindo assim seu bom desempenho e menos gastos com manutenção, primando pela satisfação de seu cliente. Assim a cada dia sua clientela aumenta, na certeza de que este está em um veículo seguro, com alta tecnologia e grande conforto e com ótimo serviço prestado. De tal maneira, que lhe é observada o aumento do fluxo de pessoas, adentrarem na empresa, á procura de passagens para destinos que antes eram pouco explorados, como por exemplo, para interior de Tocantins aumentado a demanda a cada dia. Foi notado que no decorrer da pesquisa, existe a possibilidades da empresa investir em compras de peças de uma fabricante de peças paralelas para a manutenção de sua frota com preço mais em conta, portanto os administradores reconhecem, que por assim fizerem perderão a qualidade dos serviços prestados com veículos com defeitos e obviamente seus clientes se dispersaram, e o prestigio poderá ser abalado no desempenho dos trabalhos prestados pela empresa, se não satisfizer a clientela com a devida qualidade prestada no cotidiano.

Foi notado no decorrer da pesquisa que existe uma sazonalidade do negócio, que se dá principalmente em função das férias, visto que nos meses de Dezembro, Janeiro, Julho são meses de férias escolares aumentando o fluxo na venda de passagens, um aumento em média de 30% no fluxo de passageiros.

A empresa oferece opções de preços para atender toda demanda e assim atendendo todas as classes sociais. A instituição possui vários tipos de veículos do mais sofisticado ao mais simples, tem a linha de ônibus Executivo, Advanced e Semi-urbano, todos estes modelos com apenas um intuito, o de manter e ganhar novos clientes das concorrentes. A empresa como um todo tem gastos, além de impostos interestaduais, e peças para reparos nos estoques da empresa, que são necessárias para o desempenho na realização de seus trabalhos. O ativo circulante que a empresa Viação Araguarina Ltda tem ao seu dispor são os estoques de matérias primas, (peças de reparos), os direitos de recebimento, conta corrente bancária com uma reserva de capital, caso ocorra eventual necessidade. Demonstrando, trabalhar bem, os seus recursos financeiros. A empresa tem na grande maioria vendas à vista, recebendo pelo valor das passagens no momento da entrega. Existindo também a minoria que compram passagens com cartão de crédito, demorando mais para ter o capital em mãos. Que não afeta o seu desempenhar, justamente pelo fato da reserva de capital. A organização na perspectiva de crescimento aplica no ativo não circulante, buscando recurso em bens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com