TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida De Socrates

Trabalho Escolar: Vida De Socrates. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 3

Biografia de Sócrates

Sócrates não fundou uma escola como diversos outros filósofos. Era um pregador que ensinava em locais públicos e não escreveu nada de seus pensamentos. Suas ideias chegaram até nós através dos escritos dos seus discípulos, principalmente Platão que faz de Sócrates porta voz de muitas de suas ideias, sendo difícil separar o pensamento dos dois. O mesmo ocorre com os outros autores que escreveram sobre Sócrates.

Vida familiar

Nasceu no demo de Álopécia, em 470(a.C), isto é no fim das guerras médicas pelas quais os Gregos puseram fim à hegemonia dos Persas no Mediterrâneo. A sua mãe, Fenarete, era parteira, o seu pai, Sofronisco, era escultor, por isso Sócrates dizia gracejando que descendia de Dédalo, o ancestral de todos os escultores.

Segundo uma tradição, Sócrates teria exercido primeiro a profissão do seu pai, ele teria sido mesmo um escultor de valor, pois que se lhe atribuía o grupo das Graças vestidas que se encontrava defronte da Acrópole e que se podia ver ainda no século II.

Sócrates era muito pobre. É possível que Sócrates tivesse recebido a educação tradicional que recebiam os jovens atenienses do seu tempo: ele teve que aprender a música, a ginástica e a gramática.

Vida política

Sócrates era contrário à aristocracia democrática, defendia que a república deveria ser governada por filósofos. Pensava também que em algumas situações os tiranos podem até ser mais legítimos que a democracia. Os filósofos seriam os perfeitos governadores do estado, pois somente ele tem a capacidade de entender os mais profundos conhecimentos.

.

Pensamento

Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano.

Conhecemos seus pensamentos e ideias através das obras de dois de seus discípulos: Platão e Xenofontes. Infelizmente, Sócrates não deixou por escrito seus pensamentos.

Sócrates não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas ideias contrárias ao funcionamento da sociedade grega. Criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos.

Em função de suas ideias inovadoras para a sociedade, começa a atrair a atenção de muitos jovens atenienses. Suas qualidades de orador e sua inteligência, também colaboraram para o aumento de sua popularidade. Temendo algum tipo de mudança na sociedade, a elite mais conservadora de Atenas começa a encarar Sócrates como um inimigo público e um agitador em potencial. Foi preso, acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega. Em sua cela, foi condenado a suicidar-se tomando um veneno chamado cicuta, em 399 AC.

Algumas frases e pensamentos atribuídos ao filósofo Sócrates:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com