TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida De Socrates

Pesquisas Acadêmicas: A Vida De Socrates. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 2

Sócrates é considerado pelo oráculo um homem sábio, porém, os que condenam acusam de especular coisas do céu e a não existência dos deuses. No entanto há dois tipos de acusadores, segundo o filósofo, os que condenam há pouco tempo e os que há bastante tempo.

Uma das acusações feita ao réu (Socrates) é por investigar as coisas do ceu e o que há de baixo da terra. Tentando com isso enganar as pessoas. Todavia o filosofo alega que nao investiga esses assuntos. E também critica os sofistas que recebem por ensinar os jovens, mesmo sendo algo nada condenável, não concorda.

O julgamento procede, e passam a questionar a sabedoria de Socrates. Entao o réu diz que os sofistas se intitulam sábios e que possuem uma sabedoria sobre-humana em que ele desconhece.

Mesmo não se considerando sábio, Socrates, foi pesquisar sobre esta denominação dada pelo Oraculo de Delfos. Com isso procurou aqueles que se intiulavam sábios, como os: poetas, políticos, famosos, e artesãos. Porém todos ao ponto de vista dele, não eram sábios. Mesmo falando palavras belas, não sabiam o real sentidos, das que diziam.Já o filosofo acreditava que era o único sábio, pois, tinha uma única certeza de que não sabia de nada e não julgava o saber. Logo estas pesquisas trouxeram muitos inimigos a ele.

A outra acusação feita a ele, é que corrompia os jovens, pois os que tinham mais tempo passavam horas e horas em banquetes e simpósios, discutindo. Mesmo não sabendo de nada os jovens, analisam as pessoas, logo estas se voltavam contra o réu.

Meleto um dos acusadores afirma que Sócrates era o único que corrompe os jovens. Torna os maus se faz com este propósito. Sendo que todos os outros só falam a verdade. Mesmo se fosse verdade está acusação não existia nenhuma lei que o obrigasse ir ao tribunal. Mas sim um castigo, ou censura. No entanto a lei é clara só deve ir ao tribunal, os que realmente devem ser punidos.

A outra acusação feita pelo meleto em que o réu não acredita nos deuses mas o acusador acaba se contradizendo, já que afirmou que o filosofo dizia que o sol era pedra e a lua feita de terra, mas estas informações constava no livro de Anaxágoras.

Após esta acusação questionam a Sócrates, se suas atitudes,ações podem levar a morte. Ele afirma “se os comandantes ”colocasse ele como “guardiã” segundo Platao ele ficaria lá, arriscando a vida. No entanto a função dada a ele pelos deuses era filosofar, então não há que temer da morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com