TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia Sexual Contra Mulheres

Trabalho Escolar: Violencia Sexual Contra Mulheres. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2014  •  4.661 Palavras (19 Páginas)  •  860 Visualizações

Página 1 de 19

1 INTRODUÇÂO

A violência é um problema relacionado ao poder público e a desigualdade de gênero. Sua origem vem da tentativa de demostrar a superioridade masculina sobre a feminina (GOMES et al, 2005).

A violência contras as mulheres e por consequente, a violência sexual, vem sendo discutas nas últimas décadas, por diversos enfoques, em diferentes áreas do conhecimento e de movimentos sociais (BRAGA e NASCIMENTO 2004).

No Brasil assim como em outros países do mundo, a violência constitui um grave problema de saúde pública, representando hoje uma das principais causas de morbimortalidade no mundo, englobando todas as classes sociais enquanto os homicídios ocorrem em espaços públicos atingindo principalmente o homem, a violência sexual afeta a mulher dentro do espaço doméstico (Lopes et al 2008). Por vez elas ficam com consequências físicas e psicológicas, tornando-se mais vulneráveis a diversos problemas de saúde como as DSTs incluindo o HIV mais frequente, depressão, a gravidez indesejada e devido a esses traumas podem levar ao suicídio (GOMES et al, 2005).

As consequências psicológicas, embora mais difíceis de avaliar, prejudicam a maioria das mulheres e suas famílias, com danos intensos devastadores e muitas vezes irrecuperável (DREZETT, 2000).

A violência sexual é definida como qualquer conduta que force a presenciar, manter ou participar de uma relação sexual não concebida, mediante intimidação, ameaça constrangimento ou uso da força, este tipo de comportamento pode caracterizar como crimes contra a liberdade sexual, definidos no Código Penal Brasileiro (LEAL, 2006).

Segundo o Ministério da Saúde a violência constitui crime com direito a notificação e fundamenta um grande problema de saúde pública. A mulher violentada sexualmente necessita de atendimento humanizado com profissionais capacitados para enfrentarem a situação (CORREA, LABROINICE e TRIGUEIRO, 2009).

Nos serviços de saúde, a mulher vitimada necessita de acolhimento, fator fundamental para a humanização da assistência à saúde e essencial para que se estabeleça um relacionamento de forma adequada entre profissional e cliente (LOPES et al 2008).

A enfermagem, como a ciência do cuidar, vem ao longo dos anos buscando aprimorar seus conhecimentos sobre sua prática, reconhecendo o cuidar como as atitudes demonstradas nas ações que lhe são pertinentes e asseguradas por lei e desenvolvidas com competências no sentido de favorecer a potencialidade das pessoas para manter ou melhorar a condição humana no processo de viver e morrer (WALDOW 2008).

É importante ter um cuidado especial a essas mulheres sexualmente com a criação de atendimentos imediatos a fim de minimizar consequências desse ato. O cuidado de enfermagem as vítimas deve ser planejado, estruturado para que o profissional possa promover a segurança, acolhimento, respeito, satisfação de suas atividades individuais e ao risco de Doenças Sexualmente Transmissíveis que é muito frequente nessas mulheres (HOGA, 2004).

Segundo Couto et al (2007),com aumento da incidência de violência sexual contra mulher na sociedade já configura uma realidade, este estudo consiste em uma releitura de vários autores preocupados com essa temática, visando compreender como a Enfermagem desenvolve o cuidado a essas mulheres. Portanto a questão que explora essa pesquisa é a seguinte: como é prestada assistência de enfermagem a mulher vítima de violência sexual?

Desse modo a pesquisa teve como objetivo geral compreender a atuação do profissional de enfermagem frente à mulher vítima de violência sexual. A partir deste objetivo geral elabora os seguintes objetivos específicos: descrever a evolução das políticas pública voltada à mulher tendo em vista o papel da enfermagem; identificar os problemas biopsicossociais da violência sexual; caracterizar as intervenções da enfermeira decorrentes de complicações frente á mulher vítima de violência sexual.

A relevância deste estudo traz a possibilidade de pensar em uma relação diferente entre o profissional de Enfermagem e as vítimas de violência sexual, visando construir uma interação responsável e propiciar a essas mulheres um cuidado mais humano, recuperando o respeito ás individualidades e a dignidade.

2 TEMA

Violência sexual contra a mulher.

3 PROBLEMA

Como é prestada assistência de enfermagem a mulher vítima de violência sexual?

4 OBJETIVO GERAL

Compreender a atuação da enfermagem frente à mulher vítima de violência sexual.

4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Descrever a evolução das políticas públicas voltada à mulher tendo em vista o papel da enfermagem.

 Identificar os problemas biopsicossociais da violência sexual.

 Caracterizar as intervenções da enfermeira decorrentes de complicações frente á mulher vítima de violência sexual.

5 JUSTIFICATIVA

A violência sexual contra a mulher é considerada um problema grave na sociedade brasileira, constitui-se em um fenômeno social que pode ser explicado pelas diferenças de gênero e pela ideologia patriarcal predominante ao longo da história de nossa sociedade. No Brasil, a cada 4 minutos uma mulher é violentada em sua própria casa. 90% dos casos de violência contra a mulher são cometidos por pessoas de seu convívio. Mais de 40% das agressões resultam em lesões corporais graves ou morte. Os agressores permanecem impunes em 80% dos casos. Apesar do aumento da participação feminina nas práticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com