TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interversão Familiar( Violencia Sexual Domestica)

Pesquisas Acadêmicas: Interversão Familiar( Violencia Sexual Domestica). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2013  •  1.757 Palavras (8 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 8

1. Introdução

Segundo Azevedo & Guerra (2007), denomina-se a violência sexual doméstica como todo ato ou jogo sexual, relação hetero ou homossexual, entre um ou mais adultos e uma criança, tendo por finalidade estimular sexualmente esta criança, ou utilizá-la para obter uma estimulação sexual sobre sua pessoa ou de outra pessoa. Nesse caso entende-se que a criança é sempre a vítima e não poderá ser transformada em ré. A intenção do processo de Violência Sexual é sempre o prazer (direto ou indireto) do adulto, sendo que o mecanismo que possibilita a participação da criança é a repressão exercida pelo adulto, sendo que tal repressão tem raízes no padrão adulto cêntrico de relações adulto-criança vigente em nossa sociedade. Na contemporaneidade, o abuso contra crianças é constatado diariamente nos noticiários e estudos científicos, devido a seu alto índice, estando diretamente relacionada às questões estruturais e interpessoais, em diferentes aspectos: social, econômico, cultural e psicológico.

Mostrar se que a um crescimento em Moçambique no âmbito de abuso sexual na família. Longe de se constituir em exceção, a violência sexual contra a menina pelo padrasto, é um exemplo trágico de uma prática frequente, que não aparece nas estatísticas e que segue silenciosa, destruindo a infância de muitas crianças e o pior é que suas consequências, não se restringem a uma gravidez de alto risco, mas a uma gama enorme de repercussões na vida da vítima. A violência sexual causa sequelas imensuráveis, principalmente quando a agressão se dá pelo próprio responsável. Diante dessa realidade como estudante de psicologia social o meu principal compromisso é de promover a ordem familiar melhorar seu convívio, proteger, e resguardar nossas crianças através das orientações que vão ser efeituada para as mães. Por sua vez, como estas mães se atentarão a indícios dessa violência? Sem sobras de duvidas com a informação.

2. Justificativa

O título em questão foi escolhido por ser um assunto de bastante relevância no que diz respeito á percepção da mãe em atentar-se para possíveis abusos de cunho sexual.

Todo projeto vai ser voltado para o pleno esclarecimento dessas tutoras que por razões questionáveis ou não ficam inertes ao perigo iminente que seus filhos correm muitas vezes dentro de suas próprias residências.

O real paradoxo dessa questão é que o lar doméstico onde normalmente as crianças estão inseridas deveria ser um meio de as mesmas estarem sendo protegidas e não expostas a esse risco. Então surge a dúvida, será que esses índices realmente estão aumentando ou só agora foram descobertos? Seja como for, o importante é que tanto as famílias como a sociedade unam-se para diminuir as estatísticas existentes.

O trabalho vai ser realizado na Associação Vale das Virtudes na Munhava, onde residem famílias de classe baixa, com baixa escolaridade.

Mães que precisam trabalhar fora para o sustento da família, e a desinformação são fatores que por si só contribuem para a ocorrência de casos de abuso contra essas crianças sendo esta a realidade das moradoras do bairro da Munhava.

O intuito é de dar esclarecimento e alertar as mães destas famílias com crianças entre Quatro á Nove anos de idade por ser uma fase de formação física e emocional, onde esse tipo de agressão pode trazer consequências irreversíveis na vida adulta dessas crianças.

2.1 Objetivos

O presente trabalho tem por finalidade analisar a violência sexual que ocorre no âmbito privado da família ou, mais especificamente, aquela perpetrada pelos pais e/ou padrastos contra a criança. O objetivo geral da intervenção visa reduzir os índices de violência sexual contra as crianças dessa comunidade da Munhava.

2.1.1 Objetivos Específicos

Já os objetivos específicos visam sanar ou diminuir as consequências físicas, psicológicas, estruturais, educacionais e culturais existentes. São eles:

 Reduzir ou evitar traumas psicológicos futuros.

 Diminuir a evasão e o baixo aproveitamento escolar.

 Permitir que a criança tenha uma infância sadia.

 Fortalecer os valores éticos, morais e familiares.

 Orientar os pais quanto aos sinais e sintomas do abuso.

 Conscientizar a população quanto à existência de órgãos específicos de apoio a criança violentada.

2.2 Quem são os Sujeitos Envolvidos

Os sujeitos dessa intervenção, portanto são, além da própria criança e sua família, em especial as mães, a sociedade, os Psicólogos Sociais, os profissionais de saúde, o líder comunitário.

A Associação Vale das Virtudes estará cadastrado 200 famílias moradoras do bairro, onde vai ser selecionadas 100 famílias dentro da faixa etária escolhida.

Como o espaço físico da Associação tem um salão com capacidade para 100 lugares, , onde as famílias vão ser convidadas para cada intervenção.

2.3Conteúdos a serem abordados

 A evolução da mulher na sociedade,

 A estrutura familiar atual,

 Vínculo afetivo mãe e filho,

 Abordagem do convívio dessas crianças extrafamiliar,

 Inversão de valores (promiscuidade),

 O incentivo e o despertar ao amadurecimento precoce destas crianças com estímulo da libido delas e de terceiros,

 Identificação de sinais e sintomas do abuso sexual,

 Prevenção

 Consequências para as crianças.

 Como acionar os órgãos competentes para proteção dessas crianças e denuncia aos acusados.

2.4 Metodologia

Vai ser distribuídos os convites para as famílias; Nós, estudantes de Psicologia e os agentes comunitários vamos apresentar os seguintes temas: Relação mãe e filho; Mães vocês sabem o que está acontecendo com seus filhos? Além disso, vai ser ressaltados no convite impresso o horário e o local , brindes, lanches bem como toda a programação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com