TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência contra mulheres, crianças e adolescentes

Resenha: Violência contra mulheres, crianças e adolescentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Resenha  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  878 Visualizações

Página 1 de 2

Todas as formas de violências contra as mulheres, crianças e adolescentes são violações dos direitos humanos fundamentais, tais como previstos em vários dispositivos legais. Ainda assim, mulheres e crianças são as principais vítimas da violência familiar e doméstica.

O termo violência tem sua origem no latim: “violentia, ato de violentar, constrangimento físico ou moral, ao qual pode se acrescentar a coação ou coerção psicológica” (Levisky). A violência é uma relação de forças na qual há um desequilíbrio ou um abuso de poder. Caracteriza um estado de dominação e de expropriação quer de indivíduos, quer de grupos ou de classes sociais sobre outrem. O termo violência, na medida em que pressupõe um abuso de poder, tem sido utilizado como sinônimo de ‘abuso’.

Na atualidade, são identificadas várias formas, podendo-se falar em violências, no plural. Algumas delas: violência doméstica, violência familiar, violência urbana, violência comunitária, violência institucional, violência social, violência política, violência revolucionária, violência simbólica, violência de gênero e violência estrutural. São alguns dentre muitos outros termos utilizados para denominar uma verdadeira barbárie que, desde os tempos imemoriais, ocorre no seio das famílias, seja de forma explícita ou velada.

Esse tipo de violência ocorre geralmente contra as mulheres, podendo também atingir crianças, idosos e por vezes homens, e está, na maioria das vezes, ligada ao consumo de álcool, drogas, ao desemprego e às baixas condições de subsistência, o que de forma alguma pode ser colocado como regra, pois os números mostram que este problema acontece também nas famílias das classes mais altas.

A pessoa subjugada, sempre muito fragilizada, é submetida a um controle imposto de forma violenta, tornando-se desta forma, uma vítima crônica. São diversos os gêneros das violências aplicadas no âmbito familiar, as quais, dentre outras, podem ser de ordem física, sexual, financeira, psicológica, religiosa e... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com