TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violência contra Mulher Adolescente

Por:   •  29/5/2018  •  Monografia  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DA DISCIPLINA DE TCC

 

Nome do aluno: Luciana da Silva Fonseca

Orientador (a) : Talita Furtado Maranhão

Título do pré-projeto de pesquisa: Violência contra Mulher Adolescente: dispositivos de enfrentamento e resolutividade da rede de apoio.

 

  1. INTRODUÇÃO (mínimo 10 no máximo 20 linhas)

Na conjuntura atual, a temática da violência contra mulher não se configura como recente, pois as repercussões e desdobramentos na esfera social para enfrentamento culminou em significativos avanços e em seu legado histórico.

Dessa forma, o presente trabalho tem como cerne a temática da violência contra mulher adolescente: dispositivos que perpassam o processo de violência, bem como a resolutividade da rede de apoio. O interesse pelo objeto de investigação foi despertado a partir da sensibilidade e identificação com as mulheres que vivenciam esse tipo de violência no qual pela necessidade de uma maior compreensão, busca-se resposta para tais indagações: Como se articulam os dispositivos que compõem a rede de apoio? Qual o nível de efetividade das ações destinadas a proteção da adolescente? Qual a contribuição do psicólogo no que tange o suporte social da adolescente e o seu fortalecimento?

Por fim, para a consolidação do trabalho final é necessário delineamento da pesquisa em questão, a partir de pressupostos centrais que serão esboçados no pré – projeto, tal como os caminhos metológicos traçados para que se alcance os objetivos propostos. Em suma, o pré – projeto norteará o aluno na construção do conhecimento pautado no rigor científico e ética profissional.

 

  1. OBJETIVOS (máximo 10 linhas)

Com o propósito de analisar os pontos cegos existente na articulação da rede de apoio que implicam diretamente na resolutividade dos casos, além da identificação dos dispositivos de enfrentamento, elaborou-se objetivo geral e específicos para a realização da pesquisa, a saber: Compreender os dispositivos que perpassam o processo de enfretamento de violência contra mulher bem como avaliar a resolutividade da rede de apoio. Por conseguinte, Identificar a articulação da rede a fim de garantir a integralidade na proteção e cuidado; Compreender a percepção da mulher adolescente acerca da resolutividade dos serviços prestados; Investigar quais desafios e avanços na atuação do psicólogo da equipe multiprofissional que compõe a rede de apoio.

 

 

3) REVISAO TEÓRICA (máximo 10 linhas) adolescencia violência rede suporte social

A partir do levantamento bibliográfico optou-se pela construção do roteiro da fundamentação que contemplasse os seguintes conceitos: Adolescência compreendida como uma fase inerente ao desenvolvimento no qual o indivíduo sofre transformações nos níveis físicos, neuroquímico, cognitivo, emocional e comportamental. Considerando o contexto de vulnerabilidade, Abordar sobre categorias e ramificações da violência: autoprovocada, ou seja, contra si mesmo;interpessoal que se dá por individuo;  coletiva que se realiza por atos do estado, grupos armados e/ou terroristas, milícias. Destacar a relevância da rede de apoio, sejam pessoais ou institucionais, nos quais constituem suporte emocional, social, instrumental e informativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com