TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Tecniaca Embasa De Itamaraju

Artigo: Visita Tecniaca Embasa De Itamaraju. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

Cerca de 42 mil habitantes de Itamaraju, no extremo sul do estado, já estão sendo atendidos pelo sistema de esgotamento sanitário, cuja ampliação foi concluída há um mês pela Embasa, aumentando o índice de atendimento, na sede municipal, de 33% para 93%. O investimento na ampliação da cobertura do serviço foi de R$ 35,5 milhões e representa mais saúde e qualidade ambiental para população local.

Atualmente, 8.304 imóveis já estão ligados à rede coletora de esgotos e mais 4.196 estão sendo ligados pela Embasa, mediante autorização do morador ou proprietário e pagamento parcelado na conta de água e esgoto. Segundo o gerente da Unidade da Embasa em Itamaraju, Gilmar Alves Costa, existem ainda 2.137 declarações de moradores se comprometendo a ligar seu imóvel à rede pública de esgotamento sanitário por conta própria, totalizando 14.537 ligações na cidade.

O bairro da Jaqueira é uma área da cidade cujos imóveis ainda estão sendo ligados à rede coletora. De acordo com o morador da travessa Jacarandá, Darcy Penitente, é com muita satisfação que ele vê a chegada da rede de esgoto em sua rua. “Acho que o serviço de saneamento é fundamental para a saúde e o bem-estar de todos que moram nesta área”, comenta.

O vizinho de Darcy, Valdomiro Guedes, alimenta boas expectativas vendo as frentes de trabalho, a serviço da Embasa, na porta de sua casa: “Agora tudo aqui vai melhorar, porque sem esgoto não se faz calçamento, meio fio, nada. Sem falar que vamos deixar de ficar no risco de várias doenças”.

Com o sistema de esgotamento sanitário de Itamaraju em funcionamento, o rio do Ouro, manancial de abastecimento do município, e o rio Jucuruçu deixaram de receber praticamente a totalidade do esgoto doméstico produzido na cidade, que antes era lançada em suas águas e, agora, é tratada numa estação e destinada de forma adequada no meio ambiente.

Ampliação

A obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário consistiu na construção de doze estações elevatórias (conjuntos motor bomba), uma lagoa e dois digestores anaeróbios para a estação de tratamento, além da implantação de 178,3 quilômetros de rede coletora.

A equipe socioambiental da Unidade da Embasa em Itamaraju continua realizando o trabalho de mobilização social para educação ambiental, iniciado durante a realização da obra, para que as comunidades atendidas pela empresa façam bom uso dos equipamentos da rede interna de esgotamento dos imóveis, como vasos sanitários e ralos de pia e chuveiros, assim como da rede pública coletora de esgotos, como poços de visita, que não podem ser abertos para receber o grande volume das águas de chuva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com