TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Tecnica

Artigo: Visita Tecnica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.550 Palavras (7 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA 4

3 HISTORICO DA EMPRESA 5

4 CARACTERISTICAS PROFISSIONAIS PROPRIETARIOS E DIRETORIA 6

5 ESTILO DE GESTÃO ADOTADO 7

6 SISTEMA DE PRODUÇÃO OU PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 8

7 CAPTAÇÃO DE RECURSOS 9

8 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 10

INTRODUÇÃO

O trabalho tratasse de uma visita técnica realizada na empresa AO UIRAPURU com o objetivo de aprofundarmos os nossos conhecimento administrativos analisando o histórico da empresa, o estilo de gestão, as condições de trabalho, o treinamento de seus funcionários, entre outros aspectos que serão abordados ao decorrer do trabalho.

Primeiro desafio – contexto administrativo

Razão Social: AO UIRAPURU LTDA.

Nome Fantasia: AO UIRAPURU

Porte de Empresa: Micro Empresa

Número de Funcionários: 12

A empresa atua no ramo de vendas de utilidades domesticas (Cristais e Porcelanas).

A AO URAPURU LTDA iniciou suas atividades no ano de 1972. Empresa de porte familiar, localizada no Mercado Central. Tudo começou com o trabalho do S.R. Nílson e seus quatro filhos na criação de uma micro empresa no segmento de utilidades domesticas (peças de vidro, porcelana, alumínio entre outros). É com muito orgulho que a proprietária nos informa que a empresa irá completar no ano de 2012, quarenta anos de existência. Hoje, a AO URAPURU é uma loja de referencia no Mercado Central.

ORGANOGRAMA

A teoria da administração que mais se adapta com a empresa é a Teoria Clássica devido as atividades vitais da organização e a autoridade ser centralizada, os interesses gerais da organização prevalecem sobre os interesses individuais, especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade, o funcionário recebe ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.

Os processos a serem melhorados na empresa são na parte de Marketing, fazendo melhor investimento em divulgação de sua marca através da criação de um Site, Mala Direta e ampliação das Vendas através de Telemarketing. Fim da terceirização de entrega de mercadorias, investindo em um transporte próprio especializado e personalizado.

Em entrevista e na analise da empresa podemos concluir que o estilo de gestão adotado é Autocrático, por ter todas as suas decisões quase sempre unilaterais, tendo como característica a empatia e a preocupação com seus funcionários que retribui com admiração e respeito.

SEGUNDO DESAFIO- CONTEXTO ECONOMICO

A empresa atua no setor comercial, vendas de utensílios domésticos em porcelanas e cristais.

A empresa atende clientes tanto pessoa física quando jurídica. As pessoas físicas não tem uma faixa etária, sexo ou grau de escolaridade pré definida devido ser um produto que atende a grande população.

As formas de pagamento aceitas pela empresa:

• Pagamento a vista,

• Cartão de Credito dividindo no máximo de 3 vezes.

• Não são aceitos cheques

Já as vendas para pessoa jurídica, que vai de pequenas empresas a empresas de grande porte como, por exemplo, Hotéis, Motéis, Buffets, Igrejas, Cozinhas Industriais.

A forma de pagamento para pessoa jurídica:

• Pagamento a vista

• Cartão de Credito

• Faturamento e pagamento em Boletas

• Depósitos Identificados

Os principais fornecedores da empresa são Porcelanas Schmidt, Tramontina, Santa Marina, Rochedo, Nigro, Cristais Straus, Cristais Bohemia, Cristais Blumenal, Cristais Cambé, sendo todas as empresas citadas anteriormente empresas de grande porte.

A forma de pagamento:

• Através de Faturamento e Boletos

• Pagamento a vista quando oferecido descontos.

Os principais concorrentes da empresa é a Ormimaq (médio porte), Solar ( pequeno porte).

Os fornecedores e os consumidores são os principais agentes que podem influenciar no valor final do produto. Devido o poder que eles têm de negociação.

TERCEIRO DESAFIO – CONTEXTO CONTABIL

Para que haja uma boa análise financeira por parte da empresa, este utilizará basicamente três demonstrações que são:

• Balanço Patrimonial,

• Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE)

• Demonstrativo de Fluxo de Caixa.

Os relatórios contábeis são recursos imprescindíveis para as empresas, podendo verdadeiramente representar uma vantagem competitiva para a organização. Através dos relatórios possibilita à empresa coletar, processar e relatar informação para uma variedade de decisões operacionais e administrativas.

Através desses relatórios os tipos de decisões mais freqüentes tomadas pela empresa é a capacidade de cumprir seus compromissos, se necessário uma contenção de despesas, Possibilita uma possível previsão sobre futuros valores disponíveis para a aquisição de materiais, investimentos etc..., ou esta análise pode determinar, com base em períodos anteriores, se o momento é oportuno ou não.

O DRE é uma demonstração obrigatória, conforme determina o art. 175 da Lei n.º 6.404/76. A Lei atual define o conteúdo da Demonstração do Resultado do Exercício, que deverá ser apresentado na forma dedutiva, com os detalhes necessários das receitas, despesas, ganhos e perdas e definindo claramente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com