TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Tecnica

Exames: Visita Tecnica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

I- INTRODUÇÃO

Fora realizada no dia 24 de agosto, pelos discentes do 5º Semestre do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Várzea Grande –UNIVAG, uma Visita Técnica monitorada pelo Prof. Maurício Malvezzi que ministra a disciplina “Resistência dos Materiais I”, ao Conjunto Residencial Arboretto, localizado na Avenida São Sebastião nº: 1617, no Bairro Goiabeiras – Cuiabá. A referida obra vem sendo executada pela Plaenge Empreendimentos – Construtora e Incorporadora, uma das maiores empresas do setor, atuante em Cuiabá e conta com duas torres de 17 andares em um terreno de 6000 m².

II- DESENVOLVIMENTO

No inicio da Visita Técnica foi realizada uma palestra introdutória sobre Segurança e Prevenção de Acidentes, e em seguida os discentes puderam acompanhar algumas etapas da obra em execução.

Pode ser observado o canteiro de obras, escritório, almoxarifado e ainda vários equipamentos que fazem parte do canteiro como grua, elevadores, balancins, andaimes, cavaletes, mini carregadeira, etc.

No pavimento térreo de uma das torres, alunos tiveram a oportunidade de observarem alguns materiais utilizados os tubos PPR, por exemplo, que dispensam cola em suas emendas. Estes são emendados através do aquecimento das duas partes, onde o material se funde, se tornando uma só peça.

A Plaenge utiliza pré vigas para compor a estrutura para em seguida incorporar a armação de aço e realizar a concretagem complementar, propiciando maior rapidez na execução da obra, conseguindo assim concretar uma laje por semana.

A ferragem é cortada e dobrada no local por profissionais altamente habilitados, o que também contribui para a otimização do tempo de execução da obra.

Os tijolos cerâmicos e a argamassa são organizadamente paletizados de forma a propiciar facilidade no transporte e ocupar o menor espaço possível, contribuindo efetivamente para a locomoção dos colaboradores, equipamentos e materiais. A construtora trabalha com uma argamassa estabilizada que contem aditivo retardador de pega, podendo ser utilizada por 72 horas no assentamento dos tijolos cerâmicos que fazem o fechamento das paredes, e também no reboco das paredes externas e internas. Para o reboco das lajes internas é utilizado o gesso.

Para a base das lajes são utilizadas cubetas, que popularmente são chamadas de “ cabaças”, e por cima das mesmas são colocadas e devidamente amarradas com arame recozido, as malhas de aço e a ferragem complementar, para depois ser espalhado o concreto de 30 MPa. O concreto alcança em 7 dias, 70% da sua resistência final, tendo sua resistência máxima após 28 dias da concretagem, quando são retiradas as cubetas.

Grande parte das atividades são executadas por empresas terceiradas, que periódicamente, passam por avaliação de capacidade técnica, cumprimento de cronograma, etc, por parte da construtora contratante.

III- ANEXOS

IV- CONCLUSÃO

A Visita Técnica ao Conjunto Residencial Arboretto, foi de grande importância para que os alunos pudessem ter um contato direto com a obra em suas diversas fases de execução,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com