TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Tecnica Em Itamaraju

Pesquisas Acadêmicas: Visita Tecnica Em Itamaraju. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2013  •  2.290 Palavras (10 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

A empresa Embasa em Itamaraju é a sede da Embasa no extremo-sul baiano, presta serviço para 21 municípios, incluindo o município de Eunápolis, atendendo a 800 mil pessoas, sua rede vai de Belmonte a Viçosa prestando serviço de abastecimento de água e aterro sanitário. A empresa é regida pela lei da sociedade, sendo uma empresa dirigida pelo governo público. A visita técnica a Estação de Tratamento de Água e Esgoto da rede Embasa foi com o objetivo de ver na prática como os tratamentos estudados em sala são feitos proporcionando maior compreensão dos processos colaborando para o aprendizado da turma. Neste relatório vai ser tratado como são realizados os processos do tratamento.

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

A empresa Embasa em Itamaraju é a sede da Embasa no extremo-sul baiano, presta serviço para 21 municípios, incluindo o município de Eunápolis, atendendo a 800 mil pessoas, sua rede vai de Belmonte a Viçosa prestando serviço de abastecimento de água e aterro sanitário. A empresa é regida pela lei da sociedade, é uma empresa dirigida pelo governo público.

Muitos municípios têm serviço de coleta de lixo, esgotamento sanitário, reaproveitamento das águas pluviais e abastecimento de água onde este faz convenio com a Embasa porque fica caro para o município fazer seu próprio tratamento e abastecimento.

O objetivo da Embasa de acordo com o Biólogo Claudemiro é tratar água (produzir água tratada) é livra lá de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. A água é um dos melhores solventes na natureza, a sua disposição a faz dissolver tudo menos a gordura. Essa alta capacidade de dissolver substâncias deu a água a característica de solvente universal, isso ocorre porque as pontes de hidrogênio são fracas e quebra com facilidade.

A água tem a capacidade de incorporar os compostos presentes no solo. A sua qualidade é tudo que se passa pela da bacia de drenagem, se a bacia é mais limpa a qualidade da água é melhor. Para estar pronta para o consumo a água tem que estar dentro dos padrões estabelecidos pelo ministério da saúde. O compromisso da empresa é produzir água dentro dos padrões de portabilidade.

A empresa executa os procedimentos de unidade convencional. O processo convencional de tratamento é divido em fases que são: floculação, decantação, filtração, e desinfecção.

A água bruta vem do Rio do Ouro, através de adutora com tubulação 500 diâmetro por bombeamento (tubo que não tem nenhuma ligação). O primeiro processo é o recebimento do Produto. A água bruta proveniente do rio recebe uma adição de sulfato de alumínio com concentração de 5% (essa substância serve para aglomerar partículas solidas que se encontram na água). Para saber a dosagem do sulfato de alumínio verifica alguns parâmetros como cor, turbidez, Ph, alcalinidade natural da água, como não tem dureza não se analisa, mas se tivesse alguma quantidade de ferro tem que ser analisado. Após receber o produto, entre as partículas sólidas ocorre uma atração e começam a formar flocos. Ainda no processo de floculação a uma mistura rápida onde a um choque entre o sulfato de alumínio e as impurezas. A máquina é projetada para começar a misturar devagar e depois aumentando gradativamente. A velocidade de queda d’água aumenta à medida que a janela vai se abrindo os coágulos ficam maiores. Até então a água já passou pelo processo de floculação e coagulação.

O próximo processo é a decantação feita no decantador que consiste em separar as partículas tornando a água clarificada. Apenas com o processo de floculação e decantação remove-se 95% a 98% de impureza clarificação da água. Por conta de seu compromisso socioambiental a Embasa não joga fora os materiais utilizados no processo. O reservatório de reaproveitamento de água de lavagem (água utilizada na manutenção da estação) é onde a água utilizada passa pelo processo de decantação, a lama e sujeira descem para o fundo. A lama proveniente do processo de decantação é bombeada, para um local onde tem uma prensa que a desidratar, a água volta para o processo inicial e a lama é doada para empresas de cerâmicas que a utiliza em blocos cerâmicos.

Como ultimo processo a água passa pelo processo de cloração (desinfecção), onde é adicionado 0,5 miligramas/litro de dicloro (o Ministério da Saúde exige que se coloque no mínimo 0,2 miligrama/litro), mas a empresa coloca 0,5 miligrama/litro por precaução. A água tem que ser clorada para ser potável, anteriormente usava-se cloro gás, mas atualmente usa-se dicloro, produto de desinfecção solúvel. Na concessionária de Eunápolis faz análise bacteriológica da água. De 2 em 2 horas confere-se a qualidade da água. A estação de tratamento não tem o dever de colocar flúor na água, mas a Embasa coloca por ter o compromisso de ser sustentável, esse processo de adição de flúor tem custo elevado, mas quando se trata de benefícios não se pode pensar em custo.

A Embasa desde 1995 trabalha com sustentabilidade ambiental. Antes se usava sulfato de alumínio sólido que apesar de colaborar no processo de clarificação da água tinha 6% de impureza. Hoje se usa sulfato de alumínio liquido que executa o mesmo processo que o sólido, mas sem causar impactos. A Embasa foi à primeira empresa a trabalhar executando de forma adequada como deve ser feito o trabalho com rejeito. As águas de lavagem usadas são reaproveitadas. As impurezas incorporadas ao processo são as provenientes do rio de onde é retirada a água bruta.

A empresa não só tem um compromisso ambiental como social se preocupando com seus empregados mantendo a segurança no trabalho, reduzindo os riscos ergonômicos.

Na Embasa de Eunápolis usa polímeros para retirar as impurezas da água, já que o rio Buranhém de onde é retirada a água tem muitas impurezas que pode modificar a qualidade da água.

A casa de química que foi citada pelo Biólogo Claudemiro é onde é feita a dosagem dos produtos. De acordo com a reação química o Ph tem que está correto. Quando ocorre a chuva baixa Ph, para amenizar o efeito adiciona carbonato de cálcio (cal virgem) com concentração a 2%, para equilibrar o Ph.

Na visita foram mostradas duas amostras de água uma com 100 de cor e outra com menos que 10 de cor, essa comparação foi feita para se exemplificar como geralmente a água bruta chega e como fica depois do processo de tratamento.

Continuando, visitamos o laboratório que faz o Ensaio de teste para ver a dosagem que precisa do produto na água com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com