TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Técnica ao Terminal Portuário de Humaitá

Por:   •  11/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

No dia 09 de julho de 2018 às 09hs da manhã. Os alunos do curso de Técnico em Portos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM, reuniram-se no Terminal Hidroviário de Humaitá com o fim de realizar uma visita técnica, tendo como intuito a ambientalização da turma com o cotidiano portuário, tanto no ambiente operacional quanto no setor administrativo. A turma foi recepcionada pela Sra. Iriane Assayag, chefe de escritório do Terminal, que fez uma breve explanação dos procedimentos de segurança para se adentra ao Terminal.

No primeiro momento foi abordado temas do setor administrativos: O Terminal recebe do órgão fiscalizador do setor (ANTAQ) a classificação de IP4 (instalação portuária publica de pequeno porte) inaugurado em 2010, possui um píer principal que é destinado para embarque e desembarque de cargas e passageiros, o mesmo não tem capacidade de receber embarcações acima de 50m., pois a estrutura naval não permite.

O Terminal também possui um galpão para armazenamento de mercadorias, com capacidade de 50 toneladas, sendo que a responsabilidade dessa mercadoria que é armazenada nesse galpão é do dono da carga, sendo feito somente um acompanhamento dessa mercadoria pelos funcionários do porto, sem a necessidade de pagar nenhuma taxa para armazenamento de mercadorias no galpão do porto.

O Terminal tem um funcionamento de 24hrs por dia, o fluxo de movimentação de cargas e passageiros é oscilante podendo chegar ao seu teto operacional em alguns dias mas também podendo chegar ao piso. Nas embarcações que chegam ao porto, a prioridade é para o desembarque de passageiros depois realiza-se o desembarque e embarque de cargas, já no caso das embarcações que partem do terminal o processo e inverso no primeiro momento embarcam-se as cargas e nas horas finais para à partida segue o embarque dos passageiros. Todas as embarcações que chegam ou que saem do Terminal são controlados pelos funcionários do mesmo, veículos que entram e saem no porto quanto a movimentação de mercadorias e de passageiros. . É solicitado aos responsáveis das embarcações a lista de passageiros para que também seja feito o controle operacional. Todas essas informações são anotadas e enviadas para Manaus.

A instalação portuária é ligada ao cais principal através de 3 (três) pontes medindo 116m. de comprimento total apoitadas por 3 (três) flutuantes chamados de flutuantes intermediários. Toda a estrutura é apoitada e sustentadas por cabos aço e guinchos utilizados para sua sustentação.

A ponte é composta pela pista principal destinada aos veículos e duas passarelas destinadas aos para que possam trafegar até o cais principal com toda segurança. Além disso, a ponte possui um limite de peso de 12t, ou seja, qualquer tipo de veículo cuja carga ultrapasse esse limite, não poderá trafegar pela ponte até o cais, porém, o condutor do veículo é orientado a dividir a carga em outro para que assim possa trafegar até o cais. No entanto, o porto não possui uma balança para medir o peso dos veículos com cargas, então é vistoriado a tara que vem em todo veículo e depois soma-se com o peso da carga para saber o peso total.

As normas para o IP4 são seguidas corretamente, e uma delas é a proibição de embarque e desembarque de produtos inflamáveis como: gás de cozinha, gasolina, diesel entre outros.

Quando chega uma embarcação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com