TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO DA VISITA AO TERMINAL INTEGRADO DE GUARÁ

Por:   •  21/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.635 Palavras (7 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 7

 

ROTEIRO DA VISITA AO TERMINAL INTEGRADO DE GUARÁ

 

 

Logo na recepção do terminal assistimos a um vídeo de 15 minutos explicando um pouco do que era a empresa, seus segmentos, em  que área atua, algumas normas de segurança adotadas pela mesma, como se comporta no seu interior e deixando claro a restrições de algumas coisas, tais como, o uso de celular, pulseiras, relógios em determinadas áreas do terminal.

Depois deste vídeo assinamos uma ficha de confirmação das informações recebidas e foram nos entregue um crachá de autorização de entrada no terminal.

 

Já dentro do terminal mais na área administrativa fomos encaminhados a uma sala de apresentação da empresa, sendo recebidos por 3 funcionários, uma técnica de segurança,

uma  brigadista (Tuane) e outro funcionário terceirizado pela VLI (Lucas).

Nesta sala foram passados alguns slides com dados contendo normas de segurança da empresa, como ela trabalha na prevenção de acidentes, no caso de acidentes ou sirene de alarme contra incêndio tocar, como agente deve se comporta e aonde se dirigir nestas situações, pois o risco de explosão nestes locais de muita poeira é bastante grande.

 

Assistimos a mais um vídeo de apresentação da empresa VLI exclusivo do Terminal Integrado de Guará, mostrando como foi sua implantação e construção do terminal, indicando a importância e melhorias que o TI Guará trouxe não só pra nossa região como geração de empregos, atualmente são 67 funcionários direto da VLI, e mais 83 funcionários terceirizados, trabalhando 24hrs por dia dividido em 3 turnos, dentro do terminal, mais também o impacto que a TIGU causou pra economia do Centro-Sudeste do país.

 

Na mesma sala foram mostrados outros slides com dados da produção referente ao ano de 2016 do terminal, pois os dados atuais de 2017 serão computados só no final do ano, mais já adiantaram que houve um crescimento e recordes na produção deste ano comparado ao do ano passado, como por exemplo no numero de descarga de caminhão em um único dia, que era de  365 para 425 caminhões.

 

A parti destas informações e dados recebidos fomos liberado a tirar algumas fotos para apresentação da APS, em área determinada pelos funcionários que nos acompanhávamos.

 

Recebemos coletes de segurança fornecidos pela empresa e começamos a visita nas outras áreas do terminal.

 

A primeira parada foi nas moegas que nada mais é aonde os caminhões efetuam a descarga do açúcar, o terminal disponibiliza de 3 moegas não conseguimos chegar muito perto pois a poeira causada pelo açúcar é muito grande .

 

Na segunda parada nos dirigimos para a central de carregamento aonde funciona a parte operacional do terminal e também aonde os vagões são carregados. A Central comanda praticamente todo terminal, verificando carregamento, notas, esteiras e riscos de incêndio dentro do terminal.

 

São carregados dois vagões por vês, em 1 hora o terminal consegue carrega 12 vagões, sendo que cada um precisa em média de 3 a 4 caminhões variando seu tamanho. O terminal Integrado de Guará carrega dois trens de 80 vagões em 24 horas.

Conseguimos visualizar o momento exato da integração com o descarregamento de caminhões e o carregamento dos vagões e a partida do trem com destino ao Porto de Santos.

Não tivemos acesso ao interior do armazém e nem na parte superior do elevador de cargas, devido ao risco de acidentes e incêndios, mais todas as duvidas a respeito do mesmo foram tirados na sala de controle.

Pra finalizar nossa visita paramos em uma sala aonde todos dados e acontecimento diários dentro terminal são anotado, tais como meta de produção, o motivo de não atingir a meta estipulada e manutenção a ser feita dentro do terminal, isso tudo anotado em tabelas fixadas nas paredes, esses dados são anotados por hora.

Chegamos ao final da visita dentro da linha de produção to Terminal Integrado de Guará, retornando pra área administrativa aonde tivemos o agradecimento da VLI  pela  visita.

 

Análise  Geral

 

 

Com base na visita que realizamos na empresa intermodal VLI (TIGU)  de Guará, tivemos vários pontos positivos, dentre eles a principal idéia e lema da várias palestras da empresa que é a prevenção de acidentes. A VLI é uma empresa prestadora de serviço e trabalha na logística de outras empresas, integrada da VLI, interligando ferrovias, terminais e portos, reúne as melhores condições para atender, com eficiência, ás principais regiões brasileiras produtoras de bens e produtos industrializados, siderúrgicos, agrícolas e minerais.

 

Presente em nove estados brasileiro e no Distrito Federal, a logística da VLI tem uma vantagem competitiva ou comparável: capacidade, dinamismo e praticidade para fazer o escoamento de insumos e matéria-prima. São cinco grandes corredores logísticos que cobrem as regiões mais importantes do país.

 

A VLI possui vários terminas espalhado por todo Brasil tais como:

 

 TI ARAGUARI (MG), que é um doa maiores terminais  de transbordo de grãos e fertilizante da América Latina. O TI Araguari faz parte do Corredor Centro- leste da VLI e compõe a principais fronteiras agrícolas do país, e por dar suporte ao escoamento do agronegócio pelo complexo de Tubarão, no Espírito Santo.

 

TI OURO PRETO (MG), que é responsável pela conexão de cargas entre a Estrada de Ferro Vitória a Minas, da Vale, e a ferrovia da MRS, garantindo, assim, o escoamento de produtos siderúrgicos do Vale do Aço mineiro  para os mercado do Rio de Janeiro e São Paulo. O TI Ouro Preto possui capacidade para movimentar 150 mil toneladas de produtos siderúrgicos.

 

TI PIRAPORA (MG), localizado na região noroeste de Minas Gerais, é um importante ativo de integração da VLI. O TI Pirapora é responsável pela captação de cargas em importantes regiões  produtoras agrícolas, como Minas Gerais, Bahia e Goiás. Principais produtos: soja e milho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (216.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com