TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita tecnica

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

ENGENHARIA CIVIL 1º SEMESTRE

LANNY FORMIGHIERI

VITOR RODRIGO

LEANDRO CAMARGO

NATANAEL ARDENGI

RODRYGO CESAR

ROGÉRIO CASTILHO

VISITA TÉCNICA SOBRE GESTÃO AMBIENTAL

CUIABÁ

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA [pic 1]

LANNY FORMIGHIERI

VITOR RODRIGO

LEANDRO CAMARGO

NATANAEL ARDENGI

RODRYGO CESAR

ROGÉRIO CASTILHO

VISITA TÉCNICA SOBRE GESTÃO AMBIENTAL

Relatório da visita técnica realizada para a obtenção de aprendizado na área de gestão ambiental e nota do semestre na disciplina de Sistema de Gestão Ambiental do curso de Engenharia Civil, da Universidade Anhanguera de Cuiabá, MT.

Orientadores(as): Prof. Geferson Andrade de Souza

CUIABÁ

2015[pic 2][pic 3]



SUMÁRIO

SUMÁRIO        3

INFORMAÇÕES GERAIS        4

A VISITA        5

AVALIAÇÃO DA VISITA        7

REFERENCIAS        8

ANEXO A - FOTO DA ISNTITUIÇÃO        9



1 INFORMAÇÕES GERAIS

Realizamos a visita técnica na Associação Mato-grossense da Igreja Adventista do Sétimo Dia localizada na Rua Dra Celestina Botelho, Q01, L02, Morada do Ouro II, Cuiabá MT. O responsável pela empresa que nos recebeu foi o tesoureiro assistente Samuel Toscano de Souza Junior. A visita foi realizada com a finalidade de pesquisar se a empresa faz uso de um sistema de gestão ambiental que visa o uso de práticas e métodos administrativos que reduz ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza. Caso a empresa utilize esse sistema de gestão, quais foram as barreiras transpassadas pela empresa. E se não utiliza do sistema, quais as práticas que são adotadas com relação aos resíduos gerados.

Todo esse processo tem como objetivo o melhor entendimento e aprendizado dos conteúdos expostos na sala de aula na matéria de Sistema de Gestão Ambiental ministrada pelo professor Geferson Andrade de Souza.


2 A VISITA

No dia dois de abril de 2015 realizamos, a vista na Associação Mato-grossense da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Fomos recebidos pelo Samuel (Tesoureiro) e ele nos levou até a sua sala. Perguntamos se a empresa possuía um plano de gestão ambiental e ele nos respondeu que não possuía um plano mas a empresa tomava algumas medidas. Então fizemos algumas perguntas serão expostas a seguir.

Com base em alguns métodos pesquisados formulamos perguntas dentro de normas para se obter um plano de gestão ambiental.

Primeira pergunta, a empresa utiliza os recursos naturais de forma racional?

Procuramos através de pequenos gestos contribuir com a sustentabilidade. Incentivamos nossos funcionários a tomarem medidas que economizem energia e água. Nós instalamos bacias sanitárias com descarga que permite reduzir a vasão conforme a necessidade. Instalamos também sensores nos corredores para que as luzes não precisem ficar acessas o tempo todo e procuramos sempre comprar equipamentos que consumam menos energia elétrica. Essas e algumas outras medidas que adotamos.

Segunda pergunta, a empresa aplica métodos que visam a preservação e conservação da biodiversidade?

Diretamente não aplicamos nenhum método, mas ligado a nossa instituição possuem várias escolas e igrejas. Destro das escolas é colocado em pratica o projeto Educação+Verde, esse projeto busca ensinar todos os nossos alunos a conservar e preservar o meio ambiente. Na semana do meio ambiente é o auge desse projeto, onde juntamente com as igrejas os alunos fazem passeatas, plantam e distribuem mudas de plantas, revitalizam praças e transmitem tudo aquilo que aprenderam para a sociedade. Também temos um departamento da nossa instituição, o clube de desbravadores, que realiza atividades ligadas a conscientização da conservação ambiental. Esse departamento trabalha mais especificamente no conhecimento de como utilizar os recursos naturais sem danificar a natureza.

Terceira pergunta, a empresa adota algum tipo de sistema de reciclagem de resíduos sólidos?

Não temos nenhum tipo de reciclagem de resíduos aqui do escritório. Mas nosso restaurante que fica aqui no prédio para atender aos funcionários é feito o aproveitamento total de todo o lixo orgânico que é produzido lá. O nosso gerente do restaurante destina todo o lixo orgânico para a horta da empresa e lá eles aproveitam tudo para a produção de adubos.

Perguntamos como eram os resíduos sólidos do escritório. Ele nos respondeu que cerca de 99% dos resíduos da empresa é papel, o restante se resume em lixo eletrônico e plásticos.  Então sugerimos que a empresa adotasse um sistema de reciclagem e coleta seletiva, e ele nos respondeu que era uma ótima sugestão e que ele iria conversar com os superiores para a melhor destinação desses resíduos sólidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (200.5 Kb)   docx (120.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com