TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita técnica

Relatório de pesquisa: Visita técnica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.880 Palavras (8 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

A visita técnica realizada a empresa confere um dinamismo singular ao curso de Administração.

Acostumados que estamos em trabalhar com a abordagem de Estudo de Caso, o que por si já aproxima bastante de situações fáticas reais, mas nada comparável a visita técnica efetuada.

Além de proporcionar a visão do funcionamento da empresa, como ela começou, a visão do seu fundador, o que pretendia, os desafios enfrentados, as soluções adotadas, o trato diário com o enfrentamento de situações geradas com funcionários, clientes, fornecedores, onde encontrou o apoio necessário para superar as dificuldades, as crises, e ainda assim sobreviver.

A aplicabilidade deste tipo de visita aproxima muito o futuro administrador da realidade a ser tratada.

Ao fazermos a análise de um estudo de caso trabalhamos com papéis, sem ninguém por perto a nos perturbar. Na visita técnica não é o caso, pois estamos presenciando o administrador tomar as decisões tendo a sua frente pessoas, um funcionário com dificuldades, um cliente necessitando de um atendimento mais individualizado, a necessidade de manter um bom relacionamento com fornecedores...

Soma-se a tudo isso o fato do depoimento dado pelo administrador, o que sem dúvida influencia no espírito de quem faz a visita, é o que procuramos demonstrar com o presente trabalho.

2. DESENVOLVIMENTO

O trabalho em epigrafe desenvolve-se de acordo com os capítulos previamente definidos, de acordo com as condições apresentadas pela empresa pesquisada.

2.1. DESCRIÇÃO GERAL DA EMPRESA

A Empresa VILMAR MATSCHULAT E CIA LTDA, estabelecida na Rua Plácido de Castro, nº 1400, nesta cidade de Cruz Alta, atende pelo nome fantasia de PETROPOLIS MATERIAS DE CONSTRUÇÃO E TELEENTULHO, situada hoje como uma empresa de pequeno porte, contando atualmente com 19 colaboradores no seu quadro funcional.

A Empresa, em sua estrutura administrativa/funcional está organizada em departamentos, os quais foram surgindo a medida do desenvolvimento das atividades comerciais da empresa.

Hoje a mesma conta com quatro departamentos: 1) departamento de materiais de construção; 2) departamento de tele entulho; 3) departamento de terra plenagem; 4) departamento de guindaste hidráulico.

A empresa preparou-se para atender os clientes da forma mais completa possível, desde aquele que teve o seu projeto aprovado junto da Prefeitura Municipal (projetos novos), desde o alicerce, o que envolve a limpeza do terreno(tele entulho), terra plenagem, uso de guindastes hidráulicos nos serviços e fornecimento dos materiais de construção para a edificação da obra.

2.2. A MISSÃO DA EMPRESA

A participação familiar no ramo do comercio iniciou-se em 1977 com Rudi Vili Matschulat. Em 1986, Vilmar Matschulat, começa a trabalhar junto com o Pai e traz novas idéias, ampliando as atividades até ai prestadas. No inicio, nos conta o proprietário “no inicio não tínhamos uma missão. A única missão era trabalhar muito para não quebrar a pequena empresa, sempre tínhamos o lema ‘se não puder vencer pelo talento vença pelo esforço’ e esforço nunca faltou”.

Porém, desde o seu surgimento a empresa buscou fornecer materiais de construção de qualidade a um baixo custo para a comunidade de Cruz Alta.

Com esta missão a empresa buscou em seu ramo de atividade ser uma verdadeira solução para os seus clientes no ramo de Construção Civil, contando hoje com diversos departamentos, destacando-se o de venda de materiais de construção, de Terra Plenagem com a preparação do canteiro de obras, de guindaste hidráulico bem como o de Tele Entulho, responsável pela remoção de restos de materiais de construção retirados nas obras onde presta os seus serviços e também para terceiros.

2.2.1. Código de Ética

A ética relaciona-se diretamente com os juízos morais. Há empresas que possuem seus códigos de conduta, numa demonstração à sociedade sobre seus pressupostos éticos.

A finalidade da empresa, sob a ótica da teoria clássica é a maximização dos lucros. Modernamente, o escopo empresarial ancora-se, também, no conceito da exploração da atividade econômica, sob a ótica de que ela (empresa) é algo mais que um negócio.

Além do interesse da empresa em si, há um interesse social a ser perseguido. A empresa que adota uma cultura ética, possivelmente, reduzirá seus custos de coordenação. "A cultura do conflito é mais cara que a cultura da cooperação". A empresa que não pugna por um comportamento ético, estará, fatalmente, fadada ao insucesso.

Para a empresa em epigrafe palavras chave como: Fé, Trabalho, Honestidade e Persistência, são mais que palavras, são princípios que dirigem a vida empresarial.

2.3. VISÃO E OBJETIVOS DA EMPRESA

A visão e os objetivos da empresa mudaram quando mudou a visão e o objetivo do empresário. Aquilo que poderíamos chamar de a grande virada ocorreu quando começou a buscar apoio junto a consultoria do SEBRAE e realizar cursos na área de gestão, vendas etc..., passou a ver a necessidade de implementar mudanças e de forma rápida, passou a planejar melhor o seu negócio...

A visão da empresa é de tornar-se conhecida no âmbito regional como a que apresenta soluções globais para quem deseja construir. Nas palavras do empresário: “hoje com fé, trabalho, honestidade, e persistência ajudamos a cada família cruzaltense a construir seu sonho de bem morar”.

2.4. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A Empresa Vilmar Matschulat está organizada em forma de departamentos, uma estrutura horizontal onde o gerente de cada departamento são chamados a prestarem atendimento ao cliente na medida da necessidade, uma vez que nem todos os clientes necessitam dos serviços de todos os departamentos.

A empresa não possui um gerente individual para cada departamento, mas um único gerente subordinado diretamente na pessoa de seu sócio presidente.

As operações de contratação de finanças, pessoal, compras, todas estão concentradas na pessoa do sócio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com