TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita técnica

Exames: Visita técnica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa dentro da ótica das disciplinas estudadas e portanto fazendo uma mescla das mesmas, demonstrar sua aplicabilidade no dia a dia de uma determinada Empresa, já que dentro do contexto globalizado em que vivemos se faz necessário, cada vez mais, a execução de planejamentos por parte dos empresários, e assim percebemos a necessidade de partir do macro para o micro e conhecer todas as etapas de produção e influências que interferem na atividade da empresa no que tange o ambiente interno e externo. Para a confecção deste trabalho foi feita uma pesquisa dentro da empresa e por meio das informações adquiridas foi possível correlacionar os aspectos organizacionais praticados pela empresa com aqueles mostrados na sala de aula durante este semestre.

2 PRIMEIRO DESAFIO MICROECONOMIA E MACROECONOMIA.

a) Identifique a empresa e os produtos por ela comercializados.

A empresa em questão é do ramo Farmacêutico, que atende pelo nome fantasia de Farmácia Santo Antônio, porém sua razão social é Bispo e Bispo LTDA. Sendo a comercialização de remédios industriais sua atividade principal, porém trabalha também com artigos como; perfumaria, suplementos alimentares e similares.

b) Identifique o perfil dos clientes pessoas físicas da empresa: Descreva em termos gerais qual a faixa etária de renda, o sexo e o grau de escolaridade dos clientes.

Este é um tipo de empreendimento que não determina publico alvo, ou seja ele não é taxativo em relação à clientela, sendo assim vai lidar com pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade, tanto a faixa de renda quanto a de idade e o gral de instrução escolar variam muito de cliente para cliente, levando em conta que se trata de uma Empresa onde os produtos por ela comercializados são necessários para o bem-estar, a saúde, controle e tratamentos de doenças.

c) Identifique o comportamento do consumidor verificando se: Os clientes tem preferência por algum produto ou marcas específicos, quais são esses produtos? Quando o preço destes produtos sobem o que o cliente faz? Quando não há esta marca o cliente compra outra? Qual o gasto médio de cada cliente com os produtos vendidos na empresa? Quais as formas e prazos de pagamentos mais utilizadas pelos clientes?

A preferência é dada aos produtos mais bem divulgados pelos seus laboratórios e distribuidoras, tanto na TV quanto nas rádios. Na falta dos produtos preferenciais, o cliente leva um similar que causa o mesmo efeito no organismo. Se não houver urgência, é feito o pedido do medicamento que chega no dia subseqüente a aquele. O gasto varia de acordo com a necessidade individual. A forma de pagamento é feito avista, no cartão de crédito ou débito e na forma mais utilizada que é o crediário.

d) A empresa revisa regularmente seus preços para tomar decisão se devem aumentar ou mantê-los? Como decide isto?

Sim. Geralmente os valores são repassados aos clientes se houver um aumento ou baixa por parte do laboratório ou da distribuidora, que são reajustes geralmente anuais, a também modificações no quadro interno da empresa que pode levar a modificação de tais preços. A decisão de regulamentação de preço é pautada em pesquisa de mercado, que demande a necessidade do cliente juntamente com as condições da Empresa.

e) A inflação interfere nos preços da empresa? Como?

Todo mês de abril o valor dos remédios é reajustado, assim a inflação interfere diretamente para o aumento dos preços.

f) Na definição dos preços, a cada vez que vão aumentar, quais são os pontos considerados importantes? Por quê?

Como a empresa já é consolidada no comércio há mais de 25 anos, nos aumentos de preços são considerados: repasses de aumento dos Laboratórios, inflação, demanda, oferta e procura, entre outros fatores; geralmente os aumentos acontecem anualmente.

g) Quais as formas e prazos de pagamento que a empresa utiliza para pagar seus fornecedores? A empresa faz comparativos de preços entre fornecedores na hora de comprar? Por quê?

O pagamento é feito no Boleto Bancário, e o prazo é de até um mês após o pedido ser efetuado. Os preços, a forma de pagamento, a eficiência na entrega dos produtos e até mesmo promoções são fatores de influência na comparação e escolha dos fornecedores.

h) Existem concorrentes locais da empresa? Quais? Quais as estratégias de vendas mais utilizadas pelos concorrentes? Por quê?

Sim, somente na cidade de Itororó que tem pouco mais de 20.000 habitantes, a mais cinco farmácias que utilizam-se de estratégias como o bom atendimento, uma climatização agradável de suas dependências, promoções e comercias em rádios locais.

2.1 SEGUNDO DESAFIO MÉTODOS QUANTITATIVOS.

No decorrer da sua pesquisa, verificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com