TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita técnica A Empresa

Artigo: Visita técnica A Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  2.052 Palavras (9 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Este trabalho de pesquisa, organizado sob a forma de uma dissertação do curso bacharelado em administração, estuda os fatores de como os conhecimentos dos custos de uma empresa pode contribuir para sua melhor gestão dando exemplos dos modelos de gestões empresariais mais utilizados pelos administradores e como a análise de custos podem favorecer uma determinada empresa no mercado competitivo.

DESENVOLVIMENTO

1) O conhecimento dos custos de uma empresa pode contribuir para sua melhor gestão?

As empresas não devem jamais esquecer que sem uma racional gestão administrativa, jamais chegaram a resultados positivos, mesmo porque isso depende de variáveis mercadológicas que urge maior capacitação e qualificação daqueles que procuram agregar valor ao empreendimento. Não podemos jamais deixar de registrar que sem a competência desses profissionais, fatalmente esses empreendimentos não teria eclodido de modalidade positiva, daí a efetivação do registro desse fato. Alguns empreendedores ainda teimam em não acreditar na educação qualitativa, essa sua incerteza poderá ser conotada de modalidade deprimente nos pífios resultados alcançados nos seus empreendimentos.

Hoje para empreender precisamos de profissionais altamente qualificados, caso contrário, podemos expor os empreendimentos á situações vexatórias, sem explicação racional dos fatores mercadológicos. Todos os custos são merecedores de atenção concentrada dos gestores ou seus resultados estarão comprometidos.

Podemos inserir nesse contexto, a Gestão de Pessoas, Negociação, Logística, Gestão de Vendas, Gestão de Compras, e demais, merecendo analise de suas características de conformidade com suas particularidades e respectiva atividade da empresa. O estudo e controle do exercício da Gestão de Custos são fatores altamente decisivos, que implicam nos resultados almejados pelas empresas, mas seu exercício depende da capacidade e qualificação do Gestor, na busca de profissionais que tenham esse perfil e que agregue valor, participando positivamente da solução.

Hoje, o mercado é altamente seletivo, pois citados profissionais tem seu peso em ouro, e somente aqueles que vislumbrem resultados positivos, deverá ser objeto de tomada de decisão, ou deverá comprometer o planejamento estratégico dessas empresas. Arriscaria-me a dizer que, os micros e pequenas empresas, considerem a importância da Gestão de Custos vital para seus negócios, ou dificilmente elas atingirão seus resultados almejados, mesmo porque não se empreende por um período e sim por resultados palpáveis e alcançáveis.

Não podemos deixa de elevar a importância das micro e pequenas empresas em nossa economia, mas precisamos urgentemente nos qualificar para que possamos ter melhores controles internos principalmente dos Custos Operacionais, Tributários e Trabalhistas, que inegavelmente corroem parte significativa dos resultados positivos das empresas. Em síntese, podemos concluir que a continuidade das micro e pequenas empresas dependem única e exclusivamente de seu controle internos e principalmente de sua excelência na gestão empreendedora de seus negócios.

2) Pesquisem os conceitos relacionados aos temas: GECON, ABC e RKW.

Gecon.

O sistema GECON é um modelo gerencial de administração por resultados econômicos, que incorpora um conjunto de conceitos integrados dentro de um enfoque holístico e sistêmico objetivando a eficácia empresarial e compreende basicamente os seguintes elementos integrados: um modelo de gestão empresarial, um sistema de gestão empresarial, um modelo de decisão, mensuração e informação do resultado econômico, apoiados por um sistema de informações para avaliação econômico-financeira. Desta forma, os conceitos de gestão econômica são distribuídos e incorporados culturamente para decisão e ação, em todas as áreas de responsabilidade da empresa, dentro de uma visão de parceria, coparticipação, corresponsabilidade e “accountability”, caracterizando, portanto uma “Controladoria Virtual”, com atuação à distância dentro de um conjunto único e integrado de conhecimentos.

Sistema de custeio ABC.

O sistema de custeio ABC permite melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os objetos de custos. Nele, os custos tornam-se visíveis e passam a serem alvos de programas para sua redução e de aperfeiçoamento de processos, auxiliando, assim, as organizações a tornarem-se mais lucrativas e eficientes. Com seu poder de assinalar as causas que levam ao surgimento dos custos, o ABC permite aos gerentes uma atuação mais seletiva e eficaz sobre o comportamento dos custos da organização.

O ABC determina que atividades consumissem os recursos da empresa, agregando-as em centros de custos por atividades. Em seguida, e para cada um desses centros de atividades, atribui custos aos produtos baseado em seu consumo de recursos. Com isso, é possível se determinar quais são os produtos subcusteados e quais são os supercusteados, possibilitando uma melhoria nas decisões gerenciais. O ABC permite ainda que se tomem ações para o melhoramento contínuo das tarefas de redução dos custos, como a melhora dos serviços, avaliação das iniciativas de qualidade, corte de desperdícios, aprimoramento dos processos de negócio da empresa, entre outros.

No sistema de custeio ABC a atribuição dos custos indiretos são feitos em dois estágios. No primeiro estágio, denominado de “custeio das atividades”, os custos são direcionados as atividades. No segundo estágio, denominado de “custeio dos objetos”, os custos das atividades são atribuídos aos produtos, serviços e clientes.

Custeio RKW

É um processo de fixação do preço do produto com base na alocação dos custos fixos e variáveis, somados a eles também as despesas que a empresa apresenta. Este método de custeio foi utilizado antes da determinação da Legislação fiscal, e sua principal vantagem era de que qualquer aumento de um item (custo ou despesa), seria possível calcular o seu efeito no preço final do produto.

No sistema RKW além dos custos são apropriadas as despesas aos produtos. O sistema é simples, distribuem-se aos produtos os custos diretos e indiretos, pelo custeio de absorção, e as despesas de vendas, administrativas, financeiras etc. Com isto a empresa chega ao total gasto na produção e venda dos produtos, considerando os gastos antes, durante e depois da produção. Neste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com