TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita técnica Embasa De Itamaraju

Artigo: Visita técnica Embasa De Itamaraju. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE PITÁGORAS

9º PERÍODO DE FARMÁCIA

VISITA TÉCNICA EMBASA DE ITAMARAJU

TEIXEIRA DE FREITAS - BA

DIENIFER SANTOS SILVA

9º PERÍODO DE FARMÁCIA

VISITA TÉCNICA EMBASA DE ITAMARAJU

TEIXEIRA DE FREITAS - BA

EMBASA

A turma de farmácia realizou no dia 23 de abril uma visita técnica a Empresa Baiana de Água e Saneamento S/A (EMBASA), mais precisamente a estação de tratamento de itamaraju, visando agregar conhecimentos práticos aos estudos da matéria de controle de qualidade microbiológico.

O objetivo da Embasa não é vender água, mas sim, vender serviço, ou seja, tratar a água para que cheguem as nossas casas e os esgotos que saem dela.

O processamento se inicia com a medição da vazão da água bruta que está chegando à Estação de Tratamento de Água - ETA, servindo para determinar a vazão dos produtos químicos a serem aplicados e a produção de água da unidade de tratamento.

O sistema de abastecimento que a empresa utiliza é constituído da Captação, Adução, Tratamento, Reservação e Distribuição.

Durante a Captação a água recebe condições para que seja retirada do manancial em qualidade e quantidade capaz de atender a demanda. A qualidade está relacionada com a Portaria 518 do Ministério da Saúde que estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. A quantidade certa se relaciona com a capacidade de abrir a torneira e ter água disponível para a população.

Na Captação a água é extraída dos rios: Paraguaçu (7500 l/s), Joanes (4100 l/s), Ipiranga (1100 l/s) e Jacuípe (2000 l/s) e esses rios são os principais mananciais que abastecem a cidade de Salvador e a Região Metropolitana com suas respectivas vazões. O equipamento de captação é constituído de um canal de gradeamento, através do qual a água escoa por gravidade até um poço ou reservatório de onde é bombeado até a ETA.

A Adução é o processo que compreende o transporte de água entre o manancial e o restante do sistema, que é feito através de uma tubulação adutora. A adução pode ser feita por gravidade ou por recalque, dependendo da topografia do terreno.

No processo de captação as empresas de saneamento não têm como controlar as águas que vem dos mananciais, portanto somente durante o processo de tratamento, quando a água chega à estação é que as empresas garantem a qualidade da água. O processo de Tratamento é subdividido em: Coagulação, Floculação, Decantação, Filtração e Desinfecção.

Coagulação é a reação que acontece ao adicionar coagulantes ao efluente para neutralizar as cargas das partículas do líquido. O processo é conhecido como mistura rápida.

O Fe2(SO4)3 e o Al2 (SO4)3 são os principais agentes coagulantes utilizados. O primeiro coagula a pH ácido, enquanto que o segundo, coagula a pH básico. As reações que se processam são as seguintes:

Alcalinidade Natural

Al2(SO4)3.18H2O + 3Ca(HCO3)2  2Al(OH)3 + 3CaSO4 + 6CO2 + 18H2O

2FeSO4.7H2O + 2Ca(HCO3)2 + ½ O2  2Fe(OH)3 + 2CaSO4 + 4CO2 + 6H2O

Alcalinidade Adicionada

Al2(SO4)3 + 3NaCO3 + 4H2O  2Al(OH)3 + 3NaSO4 + 3CO2 + H2O

Fe2(SO4)3 + 3Ca(OH)2  2Fe(OH)3 + 3CaSO4

Os hidróxidos formados por essas reações possuem carga superficial positiva, neutralizam as cargas negativas dos colóides em suspensão, encapsulando-os dentro de sua estrutura floculante. Os flocos relativamente densos decantam, resultando de um efluente com menor turbidez.

Floculação também conhecida como mistura lenta objetiva agregar as partículas coloidais neutralizadas na coagulação e em suspensão, tornando-as maiores e de maior peso molecular para acelerar a velocidade da reação de sedimentação.

Decantação é o processo de separação das partículas contidas no efluente, através do movimento dessas partículas, provocadas pela ação da gravidade. Na decantação o sólido move-se através do fluído. Os decantadores utilizados pela EMBASA são do tipo modular para garantir uma maior área de contato.

A decantação nesse processo é utilizada como uma operação prévia a filtração a fim de reduzir a concentração dos sólidos a serem separados por filtração.

O objetivo da Filtração é separar as partículas sólidas de uma suspensão, com auxílio de um leito poroso. As partículas ficam retidas sobre o meio filtrante, formando um depósito chamado de torta ou bolo de filtração, cuja espessura aumenta no decorrer da filtração. Esse processo ocorre por ação da força gravitacional.

A água que chega a EMBASA vem com características de esgoto. A exemplo disso é a água captada no rio Joanes, todos os esgotos “in natura” de Camaçari são jogados nele. Joanes é um rio que não tem mata ciliar para melhorar a água que vem dele. A água chega à estação com alta turbidez, odor.

É por isso que no processo de Desinfecção ocorre a retirada de interferentes pela adição de agentes oxidantes, polímeros e cal. São processos que buscam a destruição de organismos nocivos presentes na água, mais particularmente bactérias de origem intestinal. É o processo de destruição de organismos patogênicos. A eficiência da desinfecção depende da espécie e concentração dos organismos a destruir, do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com