TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão, Missão e Valores

Por:   •  22/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS

ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR

ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS

CEFS/2015

JOÃO GONÇALVES AFONSO, CB PM, Nº DE CURSO 115, TURMA “C”

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

Teófilo Otoni/MG

2015

JOÃO GONÇALVES AFONSO, CB PM, Nº DE CURSO 115, TURMA “C”

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

Trabalho de curso apresentado à disciplina de Comunicação Organizacional, pelos alunos do Curso Especial de Formação de Sargentos - CEFS/2015, sob a orientação do professor Rivelino Delgado, Sub Ten PM.

Teófilo Otoni/MG

2015

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

Ao longo destes 238 anos a Polícia Militar vem acompanhando a evolução da sociedade mineira para exercer sua função constitucional da garantia e preservação da ordem pública.

 Neste processo de evolução a PMMG vem realizando o desenvolvimento de projetos em parceria com a comunidade na busca da resolução dos problemas sociais. Neste período, o crime e sua modalidades se evoluíram, criando na instituição a necessidade de se amoldar a nova realidade social.

Neste contexto, a Polícia Militar de Minas Gerais realizou mudanças no seu modelo de Gestão Pública preservando os valores, os costumes e as particularidades que o povo mineiro adquiriu ao longo de sua história, estabelecendo desta forma a sua identidade organizacional. Desta forma a PMMG busca promover segurança pública com a preservação dos direitos e das garantias fundamentais do povo mineiro, primando pelo zelo, honestidade e correção de propósitos, há mais de dois séculos.

Com efeito, a Policia Militar do Estado de Minas Gerais entende que os esforços necessários para se conter o avanço da criminalidade devem alicerçar-se, essencialmente, nas medidas preventivas que visem alcançar os objetivos, projetados interativamente com a comunidade, através da parceria e da cooperação, notadamente na busca de solução para os problemas sociais.

Assim, para exercer seu papel na preservação da ordem pública e no estabelecimento de um clima de tranquilidade e bem-estar social, a PM desenvolveu fórmulas e métodos, dentro da teoria da efetividade, buscando, na ambiência interna e externa, motivos para planejamentos e prestação dos serviços à coletividade.

Dessa forma, para o cumprimento de sua função constitucional, a PMMG estabeleceu valores éticos que determinam a sua visão, missão e valores institucionais.

A visão refere-se a uma visão de futuro, aceita pela sociedade, de forma que energiza as pessoas e motiva seus empregados. Funciona como desafio e propósito, faz cada pessoa sentir-se importante na organização. A visão precisa atuar com ímpeto para a excelência, permitindo manter a coerência no processo decisório e funcionando como um árbitro nos conflitos.

A visão demonstra uma ideia de futuro, ela determina onde a instituição quer chegar. Tem o propósito de fazer com que o Policial Militar se sinta parte da instituição, motivando-o a elevar o nome da marca “Polícia Militar”, através de sua conduta pessoal e profissional. Desta forma a PMMG busca a referência na produção de segurança pública, se destacando entre os Estados Federativos. O objetivo aqui não é apenas ser referencia na produção de serviços públicos, mas tornar Minas Gerais um local tranquilo para se viver.

Já a missão da PMMG está ligada diretamente aos seus objetivos, aos motivos pelos quais foi criada, pois demonstra o porquê de sua criação. A missão é a declaração da razão da existência da instituição. Aqui refere-se a promoção de segurança pública através da policia ostensiva com respeito aos direitos humanos, visando a promoção da paz social com a efetiva participação da sociedade mineira.

Os valores institucionais constituem a base da Polícia Militar, os valores são virtudes desejáveis ou características básicas positivas que a instituição quer manter. Eles constituem não só fonte de inspiração para os integrantes da Polícia Militar de Minas Gerais, mas também servem de princípios a serem seguidos por todos os integrantes da instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com