TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visões De Ciências E Sobre Cientista Entre Estudantes Do Ensino médio

Artigos Científicos: Visões De Ciências E Sobre Cientista Entre Estudantes Do Ensino médio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 2

Kosminsky. L, bacharel e licenciado em Química, é mestre e doutorando em Ciências pela USP.

Giordan. M, bacharel em Química e doutor em Ciências pela Unicamp, é professor da Faculdade de Educação da USP, em São Paulo.

Ciência esta em todo lugar, entender a ciência é esta em interação com o mundo. A maneira como os estudantes visualizam o universo deveriam ser influenciadas pelo método cientifico, porém esse conhecimento não é ensinado em sala de aula, o que não nos dar a oportunidade de entender um pensamento de um cientista, em função disso foi feito uma dinâmica em sala de aula para saber as visões da Ciência dos estudantes, o resultado foi o esperado, os alunos desconhecem o pensamento cientifico, por não terem o conhecimento de como realmente acontece os estudos científicos os alunos tinham como imagem de um cientista uma pessoa do sexo masculino de cabelos brancos e volumosos vivendo sozinho e fazendo experimentos com cobaia, essa falta de entendimento sobre a ciência pode se da pela ausência de motivação dos professores e pela falta de interesse de aprendizagem dos alunos. A identificação com uma determinada matéria se produz pela maneira que o professor á habilita e da forma que ele instrui.

A ciência é importante para dar uma imagem correta da produção do conhecimento em áreas específicas, pois, o trabalho dos homens e mulheres de Ciência-como qualquer outra atividade humana– não tem lugar à margem da sociedade em que vivem se vê diretamente afetado pelos problemas e circunstâncias do momento histórico, do mesmo modo que sua ação tem clara influência sobre o meio físico e social em que se insere. (Carvalho e Gil 1993).

Os colégios deveriam dar mais créditos às matérias que estudam a ciência da natureza, elas são tão importantes quanto Português e Matemática, elas nos dão uma visão ampla de como entender o mundo e interagir com ele. A forma como aprendemos certa matéria nos indica se identificamos ou não com ela, e de alguma forma nos inspira a seguir carreira em função dela, o artigo expôs esta idéia de uma maneira interessante, fazendo perguntas para os estudantes que ainda não tinham um conceito formado sobre cientistas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Carvalho e Gil 1993; Relação Ciência, Tecnologia e sociedade na formação de professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com