TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação de um estudante do ensino médio

Seminário: Motivação de um estudante do ensino médio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Seminário  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Ensinar exige muita responsabilidade. A depender da didática adotada pelo professor, os alunos passam a conhecer ou continuam ignorando a química. Dessa forma, ensinar química não deve resumir-se a transmissão de conhecimentos e memorizações. É necessário construir o conhecimento com o aluno, fazendo uso da aprendizagem significativa, vinculando os conhecimentos químicos à vida cotidiana do aluno. O presente trabalho busca mostrar alternativas didáticas que podem ser adotadas por professores de química a fim de despertar no aluno o desejo do querer aprender.

A química é a ciência que estuda a matéria, as transformações químicas por ela sofridas e as variações de energia que acompanham estas transformações. Ela representa uma parte importante em todas as ciências naturais, básicas e aplicadas, estando presente no nosso dia a dia. Porém, de uma maneira geral, os alunos em diversos níveis de ensino, demonstram dificuldades em aprender Química, porque não percebem o significado ou a importância do que estudam.1

Se os assuntos não são contextualizados corretamente, estes tornam-se difíceis, o que não desperta interesse e motivação nesses alunos. Cabe ao professor, portanto, dirigir a aprendizagem e é em grande parte por causa dele que os alunos passam a conhecer ou continuam a ignorar a química.2

Motivar o estudante do ensino médio a estudar química vem sendo um desafio constante enfrentado pelos professores. Muitas alternativas para vencer esse desafio vêm sendo propostas, entre elas, o uso das improvisações teatrais, que é uma alternativa lúdica que pode ser utilizada na sala de aula, não apenas para motivar os estudantes, mas também para levantar concepções prévias e posteriores ao ensino de um conteúdo. Trazer o teatro para sala de aula é uma tentativa de integrar ciência e arte, contribuindo para uma formação mais ampla e consciente no ensino médio. Esse trabalho mostra uma metodologia para improvisações teatrais, aplicadas à avaliação em química, pautada no referencial da psicologia de Vygotsky e na metodologia de Viola Spolin, e apresenta os resultados alcançados com uma turma de 1º ano do ensino médio.

Assim, verifica-se a necessidade de utilização de formas alternativas relacionadas ao ensino de química, que tenham como objetivo despertar o interesse do aluno por essa ciência, bem como torná-la mais significativa para a vivência do estudante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com