TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivências Das Famílias Face Ao Internamento De Um Elemento

Pesquisas Acadêmicas: Vivências Das Famílias Face Ao Internamento De Um Elemento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo "“Vivências das famílias face ao internamento de um elemento”"

A experiência de doença é um acontecimento de vida que constitui um desafio à capacidade de adaptação do utente e família. Ela desencadeia mudança de papéis, provoca alteração de atitudes e comportamentos na procura de estratégias face às novas exigências para as quais, em regra, não está preparada.

Sendo a presença da família cada vez mais frequente no ambiente hospitalar e tendo a profissão de Enfermagem um papel importante na assistência aos doentes e às suas famílias, a complexidade dos cuidados requer cada vez mais uma melhor preparação dos profissionais. Cabe-nos a nós, enfermeiros, desenvolver competências nessa área, percebendo não só as vivências das famílias no processo de dependência em meio hospitalar como as expetativas dos familiares na relação com a equipa de enfermagem.

Foi nesta perspetiva que se procuraram descrever formas de pensar, de sentir e de viver das famílias, conhecendo o sentido que estas atribuem à experiência vivenciada aquando do internamento do utente e percecionar os seus sentimentos na relação com os enfermeiros, de forma a assegurar uma melhoria na prestação de cuidados e na qualidade de vida das famílias.

O estudo desenvolveu-se no serviço de Neurocirurgia dos HUC, e pretendeu explorar e descrever a perspetiva das famílias face ao internamento. Participaram no estudo quatro familiares selecionados por conveniência. Para a recolha de dados, recorremos à entrevista e, posteriormente, à análise temática dos conteúdos com respetiva pesquisa sistemática de artigos.

As vivências identificadas centram-se principalmente nas vivências e dificuldades manifestadas pelos familiares durante o internamento, nas estratégias desenvolvidas para superar as dificuldades sentidas e na relação com a equipa de enfermagem.

Palavras-Chave: Vivências dos familiares; Dificuldades no internamento; Estratégias; Relações interpessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com