TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Você sabia que as bactérias e fungos degradam o petróleo, e ajuda a remediar biologicamente consequências de vazamentos de petróleo?

Por:   •  25/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Você sabia que as bactérias e fungos degradam o petróleo, e ajuda a remediar biologicamente consequências de vazamentos de petróleo?

[pic 1]
A industrialização trouxe ao mundo contemporâneo muitos benefícios, porém trouxe também um grande problema: a poluição ambiental. Resíduos industriais e/ou substâncias químicas são lançados em grande quantidade nos solos, atmosfera e mananciais poluindo-os.Na degradação biológica, as bactérias decompõem o petróleo em substâncias mais simples. Essas bactérias são extraídas do amido do milho, vivendo enquanto houver petróleo para degradar. Para digerir 1 litro de petróleo, as bactérias consomem o oxigênio de 327 litros de água, o que agrava o risco de asfixia do mar. O sucesso deste processo depende de factores como a temperatura da água e a presença de oxigênio e nutrientes. A dispersão também contribui para esta operação, uma vez que só disperso em pequenos núcleos o petróleo fica exposto à ação das bactérias.
A biodegradação do petróleo por populações naturais de microrganismos representa um dos mecanismos primários, pelo qual os compostos poluentes são eliminados do meio ambiente. Alguns compostos do petróleo são facilmente evaporados ou biodegradados, como os Hidrocarbonetos.O petróleo contém hidrocarbonetos que variam da simples molécula, como o metano, a moléculas com alto peso molecular. Os diferentes componentes do petróleo são usualmente agrupados em frações, dependendo de suas propriedades físico-químicas.
[pic 2]A capacidade de degradar hidrocarbonetos do petróleo é apresentada por diversos gêneros microbianos, principalmente bactérias e fungos.
Os gêneros mais importantes de bactérias, tanto de ambiente terrestre como marinho são: Achromobacter, Acinetobacter, Alcaligenes, Arthrobacter, Bacillus, Flavobacterium, Nocardia e Pseudomonas ssp.
Entre os fungos, Aureobasidium, Candida, Rhodotorula e Sporobolomyces ssp. são os isolados mais comuns do ambiente marinho e Trichoderma e Mortierella ssp são mais comuns no solo. A temperatura influencia a biodegradação pelo efeito na natureza física e química do petróleo, bem como, pela alteração na população microbiana. Tipicamente o metabolismo dos hidrocarbonetos é máximo à temperatura de 30-40ºC.
O petróleo é composto principalmente de hidrocarbonetos, que podem servir como fonte de carbono para o desenvolvimento de microrganismos. Há, entretanto, necessidade de outros nutrientes e,entre eles, o nitrogênio e o fósforo são requeridos em maior quantidade. Há também demanda por micronutrientes, tais como o enxofre, ferro, magnésio, cálcio e sódio. A velocidade de degradação do petróleo por estes micróbios depende da quantidade de oxigênio e nutrientes para estes organismos. Essas bactérias são capazes de degradar o petróleo. A eficiência do uso de tais microorganismos para a limpeza de áreas atingidas por derramamentos vem sendo estudada. No entanto, é muito melhor tomar atitudes que evitem ou minimizem as ocorrências de acidentes durante o transporte e a produção do petróleo, evitando ao máximo que esses desastres ecológicos ocorram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (44.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com