TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vunerabilidade Social

Artigo: Vunerabilidade Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Durante o transcorre desse trabalho iremos abordar que as classes sociais mostram as desigualdades da sociedade capitalista. Cada tipo de organização social estabelece as desigualdades, de privilégios e de desvantagens entre os indivíduos. Neste estudo, consideramos que o sistema capitalista tem forte influencia no agravo da questão social, pobreza e desigualdade, ao passo que é um sistema econômico onde a produção e distribuição da riqueza são regidas pelo mercado, e não mais pelo Estado, visando lucro e acumulação de capital. Com o fortalecimento desse sistema, o dinheiro passa ater força sobre o homem, se torna um valor da sociedade, ou seja, possuir dinheiro é centralizar poder, manipular a sociedade, buscar o seu próprio bem-estar, e isso geraram consequências, como as desigualdades sociais. Assim, a problemática da pobreza tem alcançado patamares elevados a nível mundial. No caso brasileiro essa questão sempre esteve presente, como também se verificam historicamente algumas formas ou ações de enfrentamento, porem, tais ações nem sempre ocorreram de forma sistemática.

DESENVOLVIMENTO

A família muito pobre recebe um BMW Vermelho, e são tão simples que a mulher perguntar para o marido o que é uma BMW? Daí o correspondente responde é um carro de luxo. E não pode ser vendido em menos de 48 meses, e o tempo passa o carro envelhece e a família como sempre na necessidade. Sem condições de manter o carro foi pedida a ajuda dos vizinhos para colocar combustível no carro, veio à chuva e alagou o barraco que eles tiveram que mora dentro do carro e os dois anos se passaram e família teve que vender o carro para comprar novamente o barraco estava a caminho outra criança na família.

A exclusão é um conjunto de problemas que levam ao isolamento/afastamento de uma pessoa da sociedade em que esta inserida, ou de um determinado grupo. A pobreza e a exclusão social estão intimamente relacionadas, pois a pobreza leva à exclusão social, ou seja, regra geral um pessoa pobre é normalmente excluída da sociedade, mas isso nem sempre acontece. Problemas como o desemprego, pertencer a uma minoria étnica, são fatores que podem levar as pessoas a serem excluídas da sociedade em que estão inseridas.

As classes sociais mostram as desigualdades da sociedade capitalista. Cada tipo de organização social estabelece as desigualdades, de privilégios e de desvantagens entre os indivíduos. As desigualdades são vistas como coisas absolutamente normais, como algo sem relação com produção no convívio na sociedade, mas analisando atentamente descobrimos que essas desigualdades para determinados indivíduos são adquiridos socialmente. As divisões em classes se da na forma que o individuo esta situado economicamente e sociopoliticamente em sua sociedade. O crescente estado de miséria, as disparidades sociais, a extrema concentração de renda, os salários baixos, o desemprego, a fome que atinge milhões de brasileiros, a mortalidade infantil, a marginalidade, a violência, etc., são expressões do grau a que chegaram as desigualdades sociais no Brasil.

As desigualdades sociais não são acidentais, e sim produzidas por um conjunto de relações que abrangem as esferas da vida social. Na economia existem relações que levam a exploração do trabalho e a concentração da riqueza nas mãos de poucos. Na política, a população é excluída das decisões governamentais.

A má distribuição da renda é uma das principais causas da pobreza em muitos lugares do mundo, neste sentido não basta, por exemplo, o país ter um alto crescimento econômico se não houver repartição das riquezas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com