TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Válvula Limitadora de Pressão (Hidráulica)

Por:   •  3/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.116 Palavras (9 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 9

                                VÁLVULA LIMITADORA DE PRESSÃO

             - Objetivo: Classificar base de operação e funções principais das válvulas controladoras de pressão.

                As válvulas, em geral, servem para controlar a pressão, o volume ou a direção de um fluido nos circuitos hidráulicos. As válvulas que citaremos nesse estudo são do tipo controladoras de pressão, que são usadas na maioria dos sistemas hidráulicos industriais. Essas válvulas são utilizadas para:

  • Limitar a pressão máxima de um sistema;
  • Regular a pressão reduzida em certas partes do circuito;
  • Outras atividades que envolvam mudanças na pressão de operação.

   São classificadas de acordo com o tipo de conexão, pelo tamanho e pela faixa de operação. A base de operação dessas válvulas é um balanço entre pressão e força da mola. A válvula pode assumir várias posições, entre os limites de totalmente fechada a totalmente aberta.

       As válvulas controladoras de pressão são usualmente assim chamadas por suas funções primárias abaixo relacionadas:

  • Válvula de segurança:
  • Válvula de seqüência:
  • Válvula de descarga:
  • Válvula redutora de pressão.

                               

                                      VÁLVULA DE SEGURANÇA

                As válvulas de segurança estão em praticamente todos os sistemas hidráulicos.São válvulas normalmente fechadas, situadas entre a linha de pressão (saída da bomba) e o reservatório.Sua função é limitar a pressão no sistema a um ajuste máximo predeterminado, pelo desvio de uma parte ou de toda a vazão da bomba ao tanque quando o ajuste da válvula é alcançado.

                         

         

                  VÁLVULA DE SEGURANÇA SIMPLES

                Uma válvula de segurança simples ou de ação direta nada mais é que uma esfera ou um pistão seguro no assento de um corpo por uma mola forte.Enquanto a pressão na entrada não é suficiente para vencer a força da mola, a válvula permanece fechada.

                 Quando se alcança a pressão de ajuste, a esfera (ou pistão) é deslocada de seu assento permitindo que o fluxo passe para o tanque, enquanto a pressão é mantida.

                   Na maioria dessas válvulas, existe um parafuso de ajuste para variar a pressão da mola. Assim, a válvula pode ser regulada para abrir a qualquer pressão dentro da faixa especificada.

                    A pressão em que a válvula começa a abrir para desviar o fluxo é chamada pressão de ruptura. Conforme o fluxo vai aumentando através da válvula, o pistão é forçado para fora do assento, aumentando, assim, a compressão da mola. Portanto, quando a válvula está admitindo a passagem de volume máximo, a pressão será consideravelmente maior que a de ruptura. A diferença entre a pressão de passagem total e a pressão de ruptura é a sobrepressão.

                    Uma das desvantagens da válvula de segurança do tipo simples é a sobrepressão, relativamente alta, produzida em relação ao seu ajuste. Porém, onde é desejável diminuir essa sobrepressão, deve-se usar uma válvula de segurança composta. Essas válvulas simples também são de pouca precisão no ajuste da pressão desejada, bem como produzem trepidação no fluxo ao procederem à descarga.

                                       

                                         VÁLVULA DE SEGURANÇA COMPOSTA

                     Esse tipo de válvula opera em dois estágios, sendo um onde se localiza o pistão piloto no corpo superior da válvula e o outro no corpo inferior, onde se localiza o pistão balanceado. É no corpo inferior também que se encontram os pórticos por onde o desvio do fluxo total é conseguido através de pistão balanceado (principal).

                     

                      Vejamos a seguir o princípio de funcionamento da válvula de segurança composta, de pistão balanceado. Observe no desenho abaixo, que existem dois estágios no pistão balanceado, um central e outro lateral, e uma mola que mantém o pistão no assento.

                  A pressão, atuando na linha de trabalho, faz com que o óleo passe, através do orifício lateral pistão, da câmara inferior para a superior, onde a pressão é a mesma, ou seja: para áreas iguais, forças iguais. Assim, o pistão deveria parar em qualquer ponto, porém é mantido fechado por ação da mola. Aumentando-se a pressão na linha de trabalho, o pistão piloto é deslocado do assento permitindo a passagem de um pequeno jato de óleo que fluirá da câmara superior para o orifício central do pistão principal.

                  A pressão de trabalho, maior que a pressão da mola do pistão principal, levanta o pistão de seu assento, dando vazão da bomba ao reservatório.

                                                         

                                                          VENTAGEM 

                         OBJETIVO: Demonstrar operação de ventagem em circuitos hidráulicos.

                         As válvulas de segurança compostas podem ser controladas através de controle remoto por meio de um pórtico ligado à câmara superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com