TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WEB AULA 1 - ADM - SEM 05 - UNIDADE 02 - PESQUISA DE MERCADO OK

Dissertações: WEB AULA 1 - ADM - SEM 05 - UNIDADE 02 - PESQUISA DE MERCADO OK. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  2.943 Palavras (12 Páginas)  •  917 Visualizações

Página 1 de 12

ADMINISTRAÇÃO

WEB AULA 1

Unidade 1 - Pesquisa de Mercado

1. A CONSTRUÇÃO DO ESPÍRITO INVESTIGADOR

Por pesquisa entendemos um conjunto de atividades organizadas, objetivando a busca de um determinado conhecimento; no entanto, para que seja classificada como científica deve: ser realizada a partir de método próprio, utilizar técnicas específicas, estar voltada para um conhecimento que diga respeito à realidade empírica e seus resultados devem ser apresentados em relatório próprio.

Toda investigação científica é metódica e se reveste de rigor e seriedade. O pensador italiano Antônio Gramsci (2000 apud COUTINHO; HENRIQUE, 2005) já propôs a formação intelectual das massas, assim temos que o espírito científico não é privilégio de determinada classe, cultura e etnia.

No entanto, para o pesquisador é necessário que seja revestido de um espírito de curiosidade, aquele que é inerente à criança, mas que a escola e os adultos aniquilam ao longo da vida. O cerceamento escolar é um dos principais fatores que impede a formação e o cultivo do espírito científico.

O Brasil atingiu um índice satisfatório de democratização escolar, no entanto, os índices de qualidade precisam ser melhorados, a busca de soluções para os problemas sociais e políticos que enfrentamos.

Deste modo, perseguimos o espírito científico, dotado de crítica, objetiva e racional; capaz de analisar, julgar, distinguir o essencial do superficial, enfim, de avaliar a questão.

Há que se salientar também que, para além do aspecto intelectual que pressupõe habilidades de observação, precisão, ideias claras, busca de provas e outras, o pesquisador deve possuir a virtude moral a partir da qual o espírito científico se reveste de imparcialidade, de honestidade, de ética.

Assim, o pesquisador, independente do nível de ensino em que se encontra, deve se apropriar de métodos e técnicas que o capacite a desenvolver pesquisas, que contribua não somente para a construção de conhecimentos postos pela escola, mas desenvolva um espírito científico que transcenda os muros da escola e o acompanhe em sua vida profissional com o mesmo rigor.

2. CONCEITO DE PESQUISA DE MERCADO

Pesquisa de mercado é a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas de empresários e empreendedores.

Uma definição mais formal de pesquisa de mercado, segundo Malhorta et al (2005), a pesquisa de marketing é a identificação, a coleta, a análise e a disseminação sistemática e objetiva das informações. Esse conjunto de ações é empreendido para melhorar as tomadas de decisões relacionadas à identificação e à solução de problemas (estas conhecidas como oportunidades) em marketing.

Quando realizada de forma eficiente, a pesquisa de mercado oferece informações consistentes que, somadas à experiência das empresas com o seu negócio, tornam o processo decisório dos seus líderes mais rico e preciso.

Ações como visitar a concorrência para verificar os pontos fortes e fracos, ouvir reclamações de clientes ou mesmo observar como as pessoas caminham dentro de uma loja são importantes fontes de informações, muitas vezes desprezadas por novos e antigos empresários.

3. A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR UMA PESQUISA

Pesquisa de mercado deve ser feita para verificar a validade e a viabilidade de uma hipótese ou responder questões-chave do negócio. Ela deve ser entendida apenas como um meio para obter informações e consequentemente dar base a decisões melhores no âmbito do marketing da empresa ou futura empresa.

Não se faz pesquisa apenas por fazer. Antes de qualquer coisa precisa haver uma dúvida, uma questão, uma percepção de que algo ocorre no mercado. A empresa deve recorrer às pesquisas sempre que tiver que tomar decisões de marketing importantes, tais como:

• Expandir a área geográfica de atuação;

• Entrar em novos segmentos de mercado ou canais de distribuição;

• Lançar ou aperfeiçoar produtos e serviços;

• Dimensionar a equipe de vendas;

• Credenciar revendedores ou distribuidores;

• Escolher um ponto comercial;

• Definir qualidade e variedade dos produtos e serviços a ser comercializados;

• Definir os meios de divulgação mais adequados;

• Ajustar preços;

• Posicionar produtos e marcas;

• Iniciar um novo negócio (deve fazer parte do plano de negócios).

3.1. Objetivos da Pesquisa de Mercado

A Pesquisa de Mercado pode ter vários objetivos, alguns que podemos destacar são: conhecer e acompanhar o mercado consumidor e concorrente; diagnosticar a dimensão da demanda; conhecer o público-alvo (clientes e prospects); avaliar resultados de ações de marketing; observar tendências; identificar problemas ou necessidades, levantar nível de satisfação dos consumidores; testar produtos e estratégias antes do seu lançamento, analisar as práticas da concorrência (quantidade e agressividade), monitorar a dinâmica e o comportamento dos diferentes segmentos e nichos.

A pesquisa de mercado conquista maior influência à medida que os mercados ficam mais saturados de competidores e as mudanças no comportamento dos clientes se tornam mais intensas e frequentes, tornando o processo de decisão de marketing cada dia mais complexo.

3.2 Eliminando alguns mitos

Uma das falhas cometidas com relação à pesquisa de mercado é confundir a pesquisa com apenas o ato de aplicar questionários ou realizar entrevistas. Essas atividades são apenas algumas ferramentas para obter determinadas informações. Para tomar decisões acertadas, o profissional de marketing pode usar diversos tipos de pesquisa. Até mesmo a simples observação da concorrência pode ser chamada de pesquisa.

Outro ponto relevante que deve ser levado em conta é que a empresa não se deve fazer pesquisa se tiver condições de usar os resultados obtidos para melhorar a sua atuação no mercado. Assim, vale lembrar: informações que não levam a decisões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com