TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Wesley Cardoso

Artigos Científicos: Wesley Cardoso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  3.710 Palavras (15 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 15

ESTATÍSTICA

Ciências Estatísticas é parte da Ciência da Matemática que se dedica á coleta, analise e interpretar dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais.

Sua profissão foi reconhecida pela Lei 4739, de 15 de Julho de 1965 e regulamentada pelo Decreto n°. 62.497 de 1° de Abril de 1968, formalizando a função do Estatístico em planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e medições.

O Estatístico organiza, analisa e interpreta os resultados para explicar fenômenos sócias, econômicos ou naturais, cabendo, a ele montar, bancos de dados para os mais diversos usos como, controle de qualidade da produção de uma indústria, recenseamento populacional, pesquisa eleitoral ou lançamento de produtos no mercado de consumo.

Há ele cabe a responsabilidade e a capacidade de analisar uma imensa quantidade de dados que as empresas lidam no dia a dia, e a partir disso, sugerir aos seus usuários novas estratégicas para rumo ao sucesso

SUMÁRIO

1. ESTATISTÍCA................................................................................................................... 05

1.1. A Estatistica: Sintese............................................................................................. 05

1.2. O Estatistico.......................................................................................................... 05

1.3. Controle Estatístico de Processo – CEP................................................................ 07

1.4. Aplicações da Estatística na Administração.......................................................... 09

2. APRENDIZ DE ESTATÍSTICO...................................................................................... 12

2.1. Café 3 Corações ................................................................................................... 12

2.2. Processo de Inspensão do Café 3 Corações ..........................................................13

2.3. Dados do Processo................................................................................................ 14

3. IMPLEMENTAÇÃO DAS TABELAS E GRÁFICOS.................................................. 15

3.1. Frequência Absoluta e Frequência Relativa.......................................................... 15

3.2. Apurando as Freaquências.................................................................................... 16

4. CÁLCULOS DA ESTATÍSTICA..................................................................................... 17

3.1. Aprendendo Sobre Médidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão........17

3.2. Conclusão em Cima das Médidas......................................................................... 24

5. BIBLIOGRAFIAS............................................................................................................. 19

1. ESTATISTÍCA.

1.1. A ESTATÍSTICA: SÍNTESE

“A Estatística é uma coleção de métodos para planejar experimentos, obter dados e organiza-los, resumi-los, analisa-los, interpreta-los e deles extrair conclusões (Triola, 1998)”.

A Estatística engloba um conjunto de métodos científicos que utiliza das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos tanto em estudos observacionais, quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros.

Ao longo do século XX, os métodos estatísticos foram desenvolvidos como uma mistura de ciência, tecnologia e lógica para a solução e investigação de problemas em várias áreas do conhecimento humano (Stigler, 1986). Ela foi reconhecida como um campo da ciência neste período, mas sua história tem início bem anterior entre os Séculos XVI e XVIII.

Sua palavra vem da expressão em latim statisticum collegium palestra sobre os assuntos do Estado de onde surgiu a palavra em língua italiana, statista, que significa "homem de estado", ou politico, e a palavra alemão, Statistik, designando a análise de dados sobre o Estado. A palavra foi proposta pela primeira vez no século XVII, em latim, por Schmeitzel na Universidade de Jena e adotada pelo acadêmico alemão Godofredo Achenwall. Aparece como vocabulário na Enciclopédia Britênica em 1797, e adquirindo seu significado de colata e classificação de dados no início do Século XIX.

A estatística moderna é uma tecnologia quantitativa para a ciência experimental e observacional que permite avaliar e estudar as incertezas e os seus efeitos no planejamento e interpretação de experiências e de observações de fenômenos da natureza e da sociedade. Atualmente tem sido utilizada na pesquisa científica, para a otimização de recursos econômicos, para o aumento da qualidade e produtividade, na otimização em análise de decisões, em questões judiciais, previsões e em muitas outras áreas.

1.2. O ESTATÍSTICO.

A profissão de Estatístico foi reconhecida pela Lei 4.739, de 15 de julho de 1965 e regulamentada pelo Decreto nº 62.497 de 1º d abril de 1968, quando foi criado o Conselho Federal de Estatística (CONFE) com as funções normativas referentes ao exercício da profissão de Estatístico, definindo e implantando em áreas geográficas e criando os CONRES.

O decreto nº 63.111, de 19 de agosto de 1968, alterou a redação do artigo 22 do Regulamento da profissão de Estatístico baixado com o Decreto 62.497, de 1º de abril de 1968, onde o CONFE com sede e foro em Brasília, e que poderá funcionar a título precário e provisoriamente no Estado da Guanabara, hoje Rio de Janeiro.

“Art. 2º - Cabe ao Estatístico zelar pelo prestígio e respeitabilidade de sua profissão, tratando-a sempre como um bem dos mais nobres, contribuindo, através do exemplo de seus atos, para elevar e dignificar a classe, obediente aos preceitos morais e legais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com