TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

World Corporate и GREEN IT

Projeto de pesquisa: World Corporate и GREEN IT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

TI VERDE

JOSÉ IVANILTON RA: 20070880

RENAN DUARTE RA: 200707621

SERIE: 4ACPN

SUMÁRIO

Conceito de TI VERDE 3

Objetivo 4

Aplicação 4

Práticas 5

O Mundo Corporativo e a TI VERDE 6

Empresas que utilizam a TI VERDE 7

Benefícios 8

Conclusão 8

Referências Bibliográficas 9

CONCEITO

O termo TI verde começou a aparecer há sete ou oito anos. A maioria dos americanos se familiarizou com esse termo por meio dos recentes anúncios televisivos da IBM no estilo Disney. O problema é que a TI verde não se tornou popular tão rapidamente quanto os sábios e os defensores originalmente esperavam. A intenção existe, mas está faltando a ação.

Muitas empresas admitem ter uma preocupação quanto ao meio ambiente, mas apenas algumas estão remodelando seus Data Centers ou dando passos importantes em direção a uma tecnologia mais verde.

Nunca se falou tanto em sustentabilidade como hoje. Impulsionada pela crise ambiental que assola o planeta, surgiu a Tecnologia da Informação Verde que significa basicamente utilizar recursos contidos no planeta, sejam naturais ou não, buscando ações para não prejudicar o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente.

Fonte: www.campus-party.com.br

Ao verificar as saídas da função transformação TI, encontramos apenas três componentes: informações úteis, inúteis e calor. O calor representa o desperdício. As informações inúteis representam as ineficiências. Portanto TI verde significa a eliminação dos desperdícios e ineficiências da transformação de dados em informações de negócio. Este processo vale para todos: fornecedores e usuários de TI.

O setor de TI é um grande produtor de lixo eletrônico, que causa sérios riscos ao meio ambiente, pois possui em sua composição metais pesados e altamente tóxicos, como o mercúrio e o chumbo

OBJETIVO

Fonte: www.campus-party.com.br

APLICAÇÃO

A TI verde se preocupa em desenvolver métodos para que possamos usufruir da tecnologia de forma não prejudicial ao meio ambiente, isto inclui principalmente a produção de equipamentos eletrônicos de menor consumo energético, porém sem diminuir sua eficiência, mostrar maneiras de como usar esses aparelhos de forma correta, e também como dar o destino correto aos resíduos eletrônicos.

Fabricação Sustentável

Métodos utilizados para descrever a fabricação, o gerenciamento, a utilização e o descarte de qualquer produto ou solução ligado à tecnologia da informação sem agredir o meio ambiente.

Descarte Sustentável

Diz respeito à forma como as empresas se desfazem dos ativos de TI. Para tanto, o termo prevê que o lixo eletrônico não seja descartado em um aterro sanitário comum, no qual as substâncias tóxicas que os equipamentos tecnológicos podem se infiltrar no lençol freático ou manuseado por pessoas.

AS PRÁTICAS DE TI VERDE

Podem ser divididas em três níveis:

 TI Verde de incrementação tática:

Não modifica a infra-estrutura de TI nem as políticas internas, apenas incorpora medidas de contenção de gastos elétricos excessivos. São exemplos, o uso de monitoramento automático de energia disponível nos equipamentos, o desligamento dos mesmos nos momentos de não-uso, a utilização de lâmpadas fluorescentes e a otimização da temperatura das salas. Estas medidas são simples de serem implementadas e não geram custos adicionais às empresas.

 TI Verde Estratégico:

Exige a convocação de uma auditoria sobre a infra-estrutura de TI e seu uso relacionado ao meio-ambiente, desenvolvendo e implementando novos meios viáveis de produção de bens ou serviços de forma ecológica. São exemplos, a criação de uma nova infra-estrutura na rede elétrica visando à sua maior eficiência e sistemas computacionais de menor consumo elétrico Além da preocupação com a retenção de gastos elétricos, o marketing gerado pelas medidas adotadas pela marca é também levado em consideração.

 Deep IT (TI Verde “a fundo”):

Mais amplo que os dois primeiros, incorporam o projeto e implementação estrutural de um parque tecnológico visando a maximização do desempenho com o mínimo gasto elétrico; isto inclui projetos de sistemas de refrigeração, iluminação e disposição de equipamentos no local com base nas duas primeiras estruturas anteriores (o que demanda um custo muito maior que as duas primeiras)

Fonte: www.ninf.com.br

O MUNDO CORPORATICO E A TI VERDE

Atualmente, existem alguns pontos em que se concentram as ações de TI Verde quando se trata do mundo corporativo: este foco, normalmente, é em função do resultado que se espera com o emprego das medidas e ações "verdes".

Um conjunto de práticas nos três níveis torna-se interessante para empresas, pois a aplicação de ações de TI Verde traz a redução de custos com energia elétrica como também as iniciativas de responsabilidade sócio-ambiental da instituição. Assim podem-se agrupar as ações em virtude destes resultados:

Redução do consumo de energia e das emissões de carbono

 Atualização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com