TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

~educação Inclusiva

Pesquisas Acadêmicas: ~educação Inclusiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

‘’ EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL É UM DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS “

É bom antes de comerçarmos a falar sobre esse assunto,deixar bem claro que educação inclusiva não deve ser confundida com educação especial, porém, a segunda está inclusa na primeira,veremos mais adiante o por que dessa afirmação.

É comum ouvimos dizer que todo cidadão tem direito a educação de qualidade que nos são garantidos pela nossa Constituição Brasileira,porém na prática não é bem assim,pois se levarmos em consideração o censo escolar de 2012,nos será mostrado que no brasil mais de 3,5 milhões de habitantes são analfabetos, outros mais 5,5 milhões estão em idadeescolar porém fora da escola e mesmo assim ainda dizem que o índice de alunos matriculados seja na escola pública ou privada é de 80% da população brasileira.

A educação inclusiva ainda é um desafio para o sistema educacional,pois não basta disponibilizar vagas,ou fazer programas sociais para que alunos retornem a sala de aula é preciso muito mais ,pois promover o acesso à escola sem qualidade de ensino necessária,atémesmo para os alunos especiais, não tem como haver uma inclusão do aluno na escola se falta de professores, falta de livros ,falta pessoas capacitadas ,ambientes que possam estimular as crianças ao aprendizado,a leitura ao esporte em geral a uma cultura.

Não só nos cidadãos,como governantes ,profissionais da educação precisamos tentar comprender e buscar as razões pela qual o aluno teve para abandonar a escola ou até mesmo nunca te-la frequentado ou muitos até frequentam mas não aprendem. Porque dessa situação por que falta incentivo ,planejamento.

Então para termos uma educação inclusiva para todos .precisamos incentivar os alunos com atividades esportivas tornando o ambiente de ensino mais agradavél,dando melhores condições para que as escolas atendendam as necessidades do aluno seja ele especial ou não ,disponibilizando materias didáticos de fácil comprensão e gratuído,profissionais capacitados para saber lidar com todas as situações que possam vir a se deparar, um ambiente tranquilo seguro, onde não haja nenhum tipo de descriminação seja ela racial, social, a portadores de deficiência, religiosa, sexual ou étnica,aqueles que moram no campo ou em lugares afastados que disponibilizem condução de qualidade para que possam chegar até a escola,e principalmente que fiscalizem o trabalho infantil e adolecente ,não que sejamos contra a criança ou adolecente trabalhar,mas que eles possam exercer essas duas atividaes em conjunto como em muitos lugares já acontece como programa jovem aprendiz.

Agora vamos a uma outra estatistica brasileira que também abrange esse assunto sobre o qual estamos disponibizando a comentar , li no jornal essa reportagem e separei um trecho para melhor analisarmos se existe mesmo como é dito a educação inclusiva para portadores de algum tipo de deficiência.

“No Brasil, segundo o IBGE, existem 24,5 milhões de pessoas (14,5% da população) com alguma deficiência: 48% com deficiência visual, 23% com deficiência motora, 17% com deficiência auditiva, 8% com deficiência intelectual e 4% com deficiência física. Deste total, 4,3milhões(25% população) possuem limitações severas.A maioria delas poderia estudar e trabalhar se tivessem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com