TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁCIDOS E BASES

Dissertações: ÁCIDOS E BASES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Os primeiros químicos aplicavam o termo ácido a substancias que tem sabor azedo acentuado e as soluções em água das substancias básicas eram reconhecidas pelo gosto de sabão. Felizmente, hoje, existem maneiras menos perigosas de reconhecer ácidos e bases como, por exemplo, através da utilização de indicadores (ATKINS, et al, 2006).

Os ácidos e bases podem ser identificados por sua capacidade de mudar de cor certas substâncias – denominadas indicadores. (GEWANDSZNAJDER, 2008) Para Peruzzo (2003) indicador ácido-base é uma substância que apresenta uma determinada coloração em meio ácido e outra em meio básico.

Um indicador de pH, também chamado indicador ácido-base, é um composto químico que é adicionado em pequenas quantidades a uma solução, permitindo conhecer se a solução é ácida, básica ou neutra. Estes corantes são dotados de propriedades halocrômicas, que é a capacidade de mudar de coloração em função do pH do meio (WIKIPÉDIA, 2013) .

Os químicos debatem os conceitos ácidos e bases desde longa data, porém uma das primeiras definições úteis foi finalmente proposta em 1884, pelo químico Svante Arrehenius que definiu um ácido como uma substancia contendo hidrogênio que produz íons hidrogênio (H+) em solução e uma base como uma substancia que produz íons hidróxido (OH-) em solução. O problema dessa definição é que se refere a um solvente particular, a água. (RUSSEL, 2006).

Uma definição de ácido - base ainda mais abrangente foi sugerida pelo químico americano G.N. Lewis em 1923, no mesmo ano em que Brønsted e Lewis fizeram suas proposições. De acordo com Lewis ácido é, em resumo, um receptor de par de elétrons e base é um doador de par de elétrons. A definição de Lewis tem muitas aplicações devido a sua grande generalidade. Muitas substâncias que não satisfazem a definição de Arrhenius ou de Brønsted-Lowry são classificadas de maneira lógica como ácido ou base de Lewis. Para sistemas aquosos, todavia, os termos ácido e base são geralmente empregados em qualquer dos dois contextos, de Arrhenius ou de Brønsted-Lowry. Os conceitos de Lewis são normalmente usados quando é adotado um ponto de vista mais amplo (SARDELLA, 2005).

O objetivo desta prática foi à identificação e classificação de substâncias ácidas e básicas do nosso cotidiano. Utilizando os indicadores químicos "Azul de timol" e "Fenolftaleína", verificando as soluções de leite de magnésia, sabão em pó, suco de limão, vinagre, NAOH e HCL 0,1mol/l, identificando-as como ácidas ou básicas pela mudança de cor do indicador.

PARTE EXPERIMENTAL

MATERIAIS E REAGENTES

Os seguintes materiais, disponíveis no laboratório de Química da Faculdade Santo Agostinho, foram utilizados neste experimento:

• Estantes para tubos de ensaio contendo 12 tubos;

• 09 Vidro conta-gotas (para cada um dos reagentes e indicadores testados);

• Indicadores: fenolftaleína e azul de timol;

• Reagentes:

1. Solução de ácido clorídrico concentrado

2. Solução de hidróxido de sódio 0,1 mol L-1

3. Vinagre branco puro

4. Sabão em pó em água

5. Suco de limão

6. Solução de leite de magnésia em água (1:20)

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados observados foram o seguinte:

Tabela 1.1 Teste de coloração, usando o indicador químico Azul de Timol.

Tubos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com