TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Artigo: ÁREAS DE ATUAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.602 Palavras (11 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 11

O contador é um profissional obrigatório em todas as empresas do país, das micro empresas aos grandes conglomerados, e tem um mercado de trabalho que conta com 5,1 milhões de entidades no país, sendo que dessas 98% são micro e pequenas empresas, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) (BRITO, 2007). Essa autora acrescenta ainda que as possibilidades de emprego são bem maiores que o tamanho da categoria, que possui cerca de 200 mil bacharéis atuando na área e que o mercado de trabalho do contador “é um dos melhores mercados de trabalho. Melhor que administração e economia, que são áreas afins” (MELO apud BRITO, 2007, p.1). O contador é a pessoa responsável por fazer o registro contábil de uma empresa,

acompanhar os dados e indicar qual regime tributário a instituição deve seguir, orientando o pagamento de impostos e a divisão de recursos entre os sócios (BRITO, 2007). Um contador deve ter conhecimento multidisciplinar, saber interpretar dados e ser capaz de sugerir medidas necessárias ao melhor funcionamento da empresa, “Ele detém a informação e deve buscar melhorar a saúde financeira do empreendimento”(BUGARIM apud BRITO, 2007, p.1). Outra característica destacada como essencial é a ética no trabalho, tal como os balanços contábeis e auditorias feitas por um profissional que devem refletir a realidade da situação financeira da instituição (BRITO 2007). “Tem que ser um profissional compromissado em informar à sociedade sobre a receita patrimonial correta de uma empresa”(SLOMSKI apud BRITO, 2007, p. 1).

No período inicial da carreira, fase em que ainda esta cursando as disciplinas da área de contabilidade, o futuro profissional pode ser estagiário, podendo conhecer desta forma a rotina empresarial e contábil. Após graduado, o aluno poderá optar por abrir seu próprio escritório contábil, atuar em empresas no ramo financeiro ou tentar um concurso público

O objetivo de estudo das Ciências Atuariais

Análise de riscos em administração de seguros, planos de previdência e fundos de pensão é a principal função das Ciências Atuariais, que utiliza conhecimentos nas áreas da matemática estatística e financeira. O profissional de ciências atuariais trabalha para analisar e quantificar esses riscos, também analisando as áreas de previdência complementar, planos de saúde e capitalização.

Seu objetivo central é detectar a probabilidade de ocorrência de danos e perdas nas empresas seguradoras e previdenciárias. Esse profissional também define o nível de reservas que cada empresas deve ter como garantia para o pagamento dos seguros contratados pelos clientes.

Por meio da matemática estatística e financeira, ele estuda o nível de incidência de doenças, falecimentos, acidentes de trabalho, acidentes de trânsito e perdas decorrentes por fenômenos naturais. As Ciências Atuariais estão envolvidas com o controle e planejamento de riscos financeiros de curto, médio e longo prazo.

Para trabalhar nessa área é necessário curso superior, no qual o aluno estuda matemática atuarial, administração, contabilidade, economia, direito, informática, filosofia e estatística. O recém-formado pode atuar em empresas seguradoras, órgãos de governos, administradoras de fundos de pensão, empresas de capitalização, perícias judiciais, consultorias, mercado financeiro e atuar no magistério superior.

Muitas universidades, para programar o conteúdo de seus cursos e divulgar a importância desses profissionais, têm buscado parcerias com empresas e instituições que atuam no setor. Há a previsão de expansão de mercado tanto para empresas quanto para a demanda de novos profissionais qualificados.

O estudante de Ciências Atuariais deve, sobretudo, gostar de Ciências Exatas e Legislação, suas principais "ferramentas" ao longo dos 4 anos da graduação e também de toda sua jornada profissional. Além disso, é necessário ter bons conhecimentos de informática e fluência no idioma inglês, já que a maior parte da bibliografia referente à profissão do Atuário é neste idioma.

Entre as disciplinas específicas oferecidas na grade curricular do curso estão: Teoria Geral do Seguro, Matemática Atuarial Aplicada para a Previdência, Legislação do Seguro e da Previdência, Análise de Investimentos, Matemática Financeira, Contabilidade Aplicada a Seguros e Auditoria de Seguros.

As principais características do profissional atuário

Atuário é o termo que designa o profissional técnico especialista em avaliar e administrar riscos. O atuário deve ter formação acadêmica em Ciências Atuariais, ter conhecimentos em matemática, estatística, direito, economia e finanças, para agir no mercado econômico-financeiro na promoção de pesquisas e estabelecimento de planos principalmente na área de seguros,previdência complementar aberta ou fechada, e sendo capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo.

Este profissional é capaz de criar modelos matemáticos para planos de investimentos e amortização, para seguro social e privado; efetuar cálculos de probabilidades de eventos, avaliar riscos, fixar valores de prêmios de seguro ou de indenizações e, ainda, trabalhar em outras áreas, coligadas ao tema risco.

A importância e função da controladoria dentro da empresa

A Controladoria tem como missão zelar pela continuidade das organizações e objetiva suprir as necessidades de informações aos gerentes, controlando os diversos setores da empresa por meio do planejamento, organização, execução e controle.

As organizações brasileiras também evoluíram muito em termos de estrutura e modelos culturais, exigindo que a Controladoria aja de forma pró-ativa, eficiente e de acordo com as normas, legislação e procedimentos pertinentes, o que requer do profissional desta área, o Controller, uma formação sólida, postura nos estilos pessoais e gerenciais, dando forte valorização aos perfis de liderança e a cultura motivacional, criando atitudes e comportamentos necessários à mudanças, inovações e sobrevivência no mercado.

Órgão regulamentador para o trabalho do atuário.

Mencionamos acima que as profissões, frequentemente fazem parte do sistema de regulação, isto acontece no caso da profissão atuarial. Os países terão papéis diferentes para atuários, ajustados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com