TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Água De Reúso

Dissertações: Água De Reúso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  2.124 Palavras (9 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 9

1. Introdução

A Organização Mundial da Saúde – OMS e a Organização das Nações Unidas – ONU entre outras instituições, vêm alertando para o fato de que em algumas décadas a água doce será o recurso natural mais escasso e disputado pela maioria dos países. Dados da Associação dos Fabricantes de Materiais Sanitários – ASFAMAS informam que o brasileiro gasta, em média, cinco vezes mais água do que o volume indicado como suficiente pela OMS que recomenda o consumo diário de 40 litros diários por pessoa, enquanto que no Brasil são consumidos 200 litros diários por pessoa.

O destino da água gasta em casa, que é de 200 litros diários por pessoa, está assim distribuído: 27% consumo (cozinhar, beber água); 25% higiene (banho, escovar os dentes); 12% lavagem de roupa; 3% outros (lavagem de carro) e finalmente 33% descarga de banheiro, o que mostra que, tanto nas cidades como nas indústrias se existirem duas redes de água, reusando "água cinza”, pode-se economizar 1/3 de toda água.

Daí surge o conceito de “água cinza”, que nada mais é do que a água que foi utilizada na máquina de lavar, na pia, na banheira ou no chuveiro. Correspondendo de 50 a 80% da água usada que vai para o esgoto, a água cinza possui diversas aplicações: irrigação de terrenos, lavagem de pisos e janelas, uso no vaso sanitário, dentre outras.

A reutilização ou reuso de água ou o uso de águas residuárias não é um conceito novo e tem sido praticado em todo o mundo há muitos anos. Existem relatos de sua prática na Grécia Antiga, com a disposição de esgotos e sua utilização na irrigação. Os esgotos tratados têm um papel fundamental no planejamento e na gestão sustentável dos recursos hídricos como um substituto para o uso de águas destinadas a fins agrícolas e de irrigação, entre outros.

Ao liberar as fintes de água de boa qualidade para abastecimento público e outros usos prioritários, o uso de esgotos contribui para a conservação dos recursos e acrescenta uma dimensão econômica ao planejamento dos recursos hídricos. O reuso reduz a demanda sobre os mananciais de água devido à substituição de água potável por uma água de qualidade inferior. Essa prática, atualmente muito discutida, posta em evidência a já utilizada em alguns países é baseada no conceito de substituição de mananciais.

Tal substituição é possível em função da qualidade requerida para um uso específico.

Por possuir inúmeros aspectos positivos, a utilização da água cinza vem sendo discutida por vários setores da sociedade e já é praticada por alguns. Segundo o engenheiro Alexandre Santos, um condomínio que adote tal processo possui o grande benefício de usar essa água de reuso para fins não potáveis, conseguindo economia e ajudando de maneira muito significativa o meio ambiente. “Esse volume de aproximadamente 40.000 litros que eles não compram, ou você atende a outros locais que ainda não têm essa água ou deixa de retirar essa água do manancial. Além disso, esse esgoto que está sendo tratado está deixando de ir para uma estação de tratamento (redução de custos) e para os mares”. 

Diante destas vantagens, muitas cidades vêm destacando a importância do Projeto de Lei Municipal Nº 175/05, onde são descritas medidas que induzem à conservação e uso racional da água, além da utilização de fontes alternativas para a captação deste recurso. O projeto foi escolhido pelo prêmio Greenvana Greenbest 2012 como as dez melhores iniciativas públicas de 2011 voltadas para sustentabilidade no Brasil.           

A diminuição na conta d’água em locais que contam com o método chega a 60%, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Guida: “A boa notícia é que muitas empresas tradicionais de Niterói decidiram aplicar os conceitos da lei mesmo tendo seus projetos previamente aprovados e naturalmente desobrigados de cumprir a legislação de reuso de águas cinza”. Os moradores reconhecem que tal prática contribui no desenvolvimento econômico, gera um benefício social para a comunidade e ainda reduz o impacto ambiental. 

2. Público Alvo

O projeto tem como principal objetivo beneficiar pessoas carentes que necessitam realizar a castração em seus animais, e ONGs (Organizações Não Governamentais), cadastradas com o incentivo de adoção e posse responsável.

3. Metas

O alto potencial reprodutivo da biologia de alguns animais gera o desequilíbrio populacional, afeta diretamente ou indiretamente a população humana. Em virtude do projeto apresentado, o consumo de água terá uma queda significativa. Com isso pode-se colocar em prática uma estratégia na região direcionada para o controle populacional, desde doenças transmissíveis, acidentes de trânsito até prejuízos ambientais.

Também se pode afirmar que a castração vem como meio preventivo de câncer principalmente em cadelas e gatas, onde o índice de câncer mamário é mais frequente.

O foco será interagir com medidas sanitárias no controle de zoonoses como raiva e leishmaniose, promover bem estar animal, sustentabilidade ambiental, através da diminuição do consumo de água trazendo benefícios ecológicos, sociais e econômicos.

4. Estratégias

A ideia é implantar um sistema de reuso de água cinza. Essa água pode e deve ser utilizada, o que vai proporcionar uma economia financeira à instituição de ensino e também estará colaborando com o meio ambiente.

A água cinza não é isenta de matéria orgânica, como sangue, pelos cabelos, etc. Por isso deve passar pelo processo de tratamento para que sejam retirados esses resíduos orgânicos e a água tenha a mínima qualidade para ser reutilizada, porém essa água não é considerada potável, por isso ela é destinada somente para reutilização de descargas em vasos sanitários, lavagem de pisos, jardinagem.

O projeto se baseia em implantar um sistema chamado TAC (Tratador de águas cinza) que é composto por um filtro de separador sólido, um tanque de equalização, bomba de circulação, tanque de floculação, decantação e desinfecção, filtro de areia, reservatório de agua tratada e uma bomba de recalque. Esse sistema funciona da seguinte forma: a água que é utilizada nos chuveiros, banheiras, lavatórios do banheiro, descem pelo cano e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com