TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Água - Desperdício

Pesquisas Acadêmicas: Água - Desperdício. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.828 Palavras (8 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Este projeto de educação ambiental repassa para os alunos da Educação Infantil a importância da água em nossa vida, e a existência de tudo o que é vivo, em nosso planeta, dependemos de um fluxo de água contínuo e do equilíbrio entre a água que o organismo perde e a que ele repõe, a água é essencial para a atividade humana em qualquer aspecto, não vivemos sem. Só para se ter uma ideia do quanto necessitamos dela, o corpo humano é constituído de 70 a 75% de água, um adulto precisa beber pelo menos de 1,5 a 2 litros por dia e não pode suportar por mais de três dias a ausência. Hoje, mais do que nunca, a vida do homem depende da água, o mundo está com os olhos nas questões ambientais, o aquecimento global é o tema principal das matérias dos jornais, os consumidores desta nova geração, estão cada vez mais atento as empresas e aos produtos que possam trazer alguma consequência ao meio ambiente. Assim, este projeto tem como principal objetivo o trabalho de educação ambiental, mostrar que estamos compartilhando com esta preocupação global, já que os recursos hídricos são um dos maiores problemas em questão, pois é imprescindível demonstrar para os nossos alunos, que não somos somente uma pessoa, mas uma pessoa preocupada com o seu amanhã;

2 JUSTIFICATIVA

O trabalho com o tema “água, desperdício”, que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas, que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

A maioria das pessoas tem o costume de desperdiçar água, mas isso tem de mudar, porque o consumo de água vem aumentando muito e está cada vez mais difícil captar água de boa qualidade. Por causa do desperdício, a água tem de ser buscada cada vez mais longe, o que encarece o processo e consome dinheiro que poderia ser investido para proporcionar a todas as pessoas condições mais dignas de higiene. Soluções inviáveis e caras já foram cogitadas, mas está longe de se tornar realidade. Quando abrimos uma torneira, não estamos apenas consumindo água, estamos também alimentando a rede de esgoto, para onde vai praticamente toda a água que consumimos. O consumo de água cresce a cada dia, mas a quantidade de água disponível para o consumo no planeta não cresce, em um futuro não muito distante haverá escassez.

Se continuarmos tratando a natureza de maneira irresponsável, o futuro nos reservará um mundo devastado e sem recursos, podemos ter um bom futuro, em paz com a natureza, desde que encontremos o equilíbrio entre as necessidades humanas e a capacidade de recuperação ambiental (auto-sustentação). Com escassez de chuvas, calor e alta de consumo, as maiorias dos estados relatam dificuldade no abastecimento, racionamento afeta municípios onde vivem milhões de moradores. O brasileiro utiliza em média 150 litros de água por dia, segundo a Aesbe (associação brasileira das empresas estaduais de saneamento).

No verão, há em geral aumento de 15% a 20% no consumo: Mas, neste ano, para amenizar o forte calor, usou-se até 30% a mais de água: A isso soma-se a histórica falta de controle de vazamentos ou de fraude nos hidrômetros, além de ligações clandestinas. "A perda de água no Brasil ainda é assustadora". Temos cidades e Estados que perdem mais de 50% da água captada, razoável seria até 30%.” Faltam investimentos, por exemplo, na troca de tubulações velhas. Há redes com 60 anos, quando deveriam ter até 20. O verão mais seco é resultado de diferentes fatores. Enquanto no Nordeste o rodízio está ligado à seca, no Sudeste e no Sul a situação é explicada por um bloqueio atmosférico, que impede frentes frias, fazendo com que aumente muito o consumo de água.

3 OBJETIVOS

• Ensinar e ajudar os alunos da Educação Infantil a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, e a maneira correta de usá-la, evitando o desperdício.

• Adotar por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica.

• Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, pois ela é muito importante para a nossa vida, e a maneira correta de economizar, fazendo um bem enorme pra a população e para o meio ambiente.

4 MEDODOLOGIA

Este é o momento de mostrar às crianças a importância do tema. Pode-se propor, de início, a seguinte questão: “quais atividades domésticas elas conhecem que precisam de água?” – independentemente de ser tratada, filtrada ou mineral. Conforme as sugestões surgirem, anotar em cartazes de papel craft e reservando algumas revistas para que as crianças procurem imagens das ações e colem nos cartazes. Provavelmente a lista conterá itens como lavagem de roupa, de louça e de mãos, banho e escovação de dentes. Como o uso doméstico não varia muito (ao menos em áreas urbanas), conversando sobre essas atividades ajudarei a turma a perceber que as famílias utilizam a água de modo semelhante. Caso surja alguma colocação sobre o preparo de alimentos, pergunto às crianças quanto de água elas acham que se usa com essa finalidade.

Depois de refletir sobre o consumo de água em casa, é importante que as crianças pensem e conversem também sobre o uso do recurso na escola. Para isso, reservei um momento da aula para levar a turma até uma pia de uso comum. Lá, pedi que cada um lavasse as mãos com apenas 200 ml de água, medida correspondente a um copo de plástico de tamanho pequeno. Orientei-os a não desperdiçar, pois não será permitido emprestar a água de um colega, caso alguém fique sem. Ao final da atividade, perguntei a eles como foi a experiência. É fácil lavar as mãos com essa quantidade de água? Deu para retirar a espuma do sabonete? As mãos ficaram realmente limpas? Depois que os alunos fizerem suas colocações, contei a eles que, em muitos locais do mundo (inclusive do Brasil), essa é a quantidade de água disponível para uma semana inteira, e não apenas para lavar as mãos, mas para todas as ações cotidianas.

Alguns hábitos devem ser adquiridos em nosso cotidiano, tais como: fechar a torneira ao escovar os dentes, cuidar para que as torneiras fiquem fechadas de forma correta, reaproveitar a água da lavagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com