TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ánalise

Casos: Ánalise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  173 Visualizações

RELATORIO PARALELO ENTRE O FILME TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

O filme mudo de Chaplin, Tempo Modernos, retrata como eram tratados os empregados após a crise de 1929, criticando o modelo imposto pela industrialização e o capitalismo. Relata como os operários eram submetidos a trabalhar com cargas horárias extensas, sem hora de almoço, com obrigação de produzir cada vez mais, em condições precárias e sem a devida remuneração.

Devido a grande quantidade de Funções exercidas por um único empregado fazia com que a empresa perdesse muito tempo, pensando em otimizar este tempo um estudioso criou a racionalização do tempo, ou seja, Produtividade x Remuneração e a Departamentalização, quando mais produzia mais ganhava, assim o homem procurava o trabalho não por que gostava, mas como um meio de ganhar a vida. Criando o conceito de homem econômico, do qual não se limitava a ver o homem como um empregado por dinheiro, pior ainda: via no empregado da época, uns indivíduos limitados e mesquinhos, preguiçosos e culpados pela vadiagem e desperdício das empresas e que deveria ser controlado por meio do trabalho racionalizado e do tempo padrão. Ou seja, não se importavam com os operários, seu bem estar, simplesmente os explorava, pois o seu interesse era único e exclusivamente em aumentar a produtividade.

Ate que foram feitas várias greves em busca de melhores condições de trabalho, salários e etc. Até que passou a surgir à teoria comportamental.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com