TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Áreas De Atuação

Monografias: Áreas De Atuação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 6

AREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

aREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 AREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE............................................................4

2.1 Pericia Contabil......................................................................................................4

2.2 Auditoria................................................................................................................5

2.3 Controladoria.........................................................................................................6

2.4 Planejamento tributario...........................................................................................6

2.5 Ciencias Atuariais...................................................................................................7

3 CONCLUSAO...........................................................................................................9

REFERENCIAS..........................................................................................................10

INTRODUÇÃO

Este trabalho objetiva mostrar a importância da contabilidade na atualidade, áreas de atuação e planejamento tributário. A controladoria, auditoria, pericia e atuaria, são alguns dos ramos da contabilidade que colocarei em destaque neste trabalho, pois com os avanços tecnológicos da informação e comunicação, globalização e o crescimento econômico e social, torna-se necessário uma reestruturação da gestão nas organizações, fazendo com que a controladoria se torne fundamental. A auditoria pode ser entendida com um ramo da contabilidade, além de ser uma técnica contábil. Têm o objetivo de averiguar a exatidão dos registros e das demonstrações contábeis, assim como identificar deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro. A perícia contábil exige um imenso conhecimento na área, não só da contabilidade, mas de outras ciências afins e objetiva fundamentar informações e mostrar a veracidade dos fatos. Atuaria é uma área em expansão, cujo mercado ainda esta carente deste profissional, profissional este que precisa possuir habilidades matemáticas, e um grande conhecimento do mercado financeiro.

areas de atuação da contabilidade

PERICIA CONTABIL

Na pericia contábil, o profissional elabora laudos em processos judiciais ou extrajudiciais sobre organizações com problemas financeiros causados por erros administrativos. É uma das atividades exercidas pelo contador da mais alta relevância que precisa possuir experiência, habilidade e talento e exige um imenso conhecimento não só da contabilidade, mas de outras áreas.

O contador perito tem a obrigação de evidenciar a veracidade dos fatos, transcrevendo os resultados no laudo pericial, agindo com a maior independência possível e absoluta ética, tendo como objetivos a precisão, objetividade, fidelidade, clareza, concisão, confiabilidade baseada em materialidade e plena satisfação da finalidade.

Os procedimentos de perícia contábil fundamentam as conclusões que serão levadas ao laudo pericial contábil e abrange total ou parcial, segundo a natureza da complexidade da matéria.

a. Principais Procedimentos Periciais:

* Exame: análise de livros, registros das transações e documentos.

* Vistoria: verificação e a constatação de situação, coisa ou fato, de forma circunstancial.

* Indagação: busca de informações mediante entrevista com conhecedores do objeto da perícia.

* Investigação: pesquisa que busca ao laudo pericial contábil o que está oculto por quaisquer circunstâncias.

* Arbitramento: determinação de valores ou solução de controvérsia por critério técnico.

* Mensuração: ato de quantificação física de coisas, bens, direitos e obrigações.

* Avaliação: ato de estabelecer o valor de coisas, bens, direitos, obrigações, despesas e receitas.

* Certificação: ato de atestar a informação trazida ao laudo pericial contábil pelo perito contador conferindo-lhe caráter de autenticidade pela fé pública atribuída a este profissional.

AUDITORIA

A auditoria, além de ser uma técnica contábil, pode ser entendida como um ramo da contabilidade que foi utilizada no Brasil a partir da década de 1950 com a chegada das multinacionais.

Qualquer exame e validação pode receber o nome de auditoria, a auditoria contábil compreende o exame comprobatório relativo às atividades contábeis e financeiras de uma empresa ou instituição.

O contador pode realizar dois tipos de auditoria: auditoria operacional (detecta o diagnostico da saúde da empresa) e auditoria contábil (testa a eficiência e a eficácia do controle patrimonial implantado).

A auditoria Tem por objetivo averiguar a exatidão dos registros contábeis e das demonstrações, no que se refere a eventos que alterem o patrimônio, aumentando assim o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos seus usuários.

Auditoria interna: consiste em departamento vinculado a mais alta administração das empresas, é realizada por um funcionário e seu trabalho é subdividido ás áreas operacionais e as linhas de responsabilidade administrativa cujo objetivo é acompanhar os negócios da empresa, com equipe de auditores voltados aos trabalhos dessa organização, o auditor se preocupa diretamente com a detecção e prevenção de fraude, sendo contínua a revisão das atividades da empresa.

Auditoria externa: é um serviço prestado de auditoria independente externa por empresas prestadoras de serviços na área

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com