TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Áreas De Atução

Artigo: Áreas De Atução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  3.140 Palavras (13 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 13

1 - Introdução

Com a expansão das empresas as informações e planejamento passaram ter maior importância para os donos das empresas para as pessoas que tivessem interesse em investir nessas empresas. Com isso houve a necessidade de confirmar a veracidade das informações emitidas pelas empresas. Esta confirmação é necessária para que se possa investir de uma maneira mais segura e eficaz, tornando o negócio rentável. Com o crescimento das empresas, aumentou também as informações analisadas pela administração e estas deveriam ser constantes, pois auxiliariam nas tomadas de decisões, por isso grandes empresas começaram a ter controles e garantir eficiência e eficácia na gestão da empresa.

Assim realizou-se uma pesquisa pelo sócio administrador da empresa EURO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA, onde suas dúvidas precisaram ser sanadas para que a competitividade dos negócios e as constantes mudanças nos ambientes empresariais exigem maior controle e planejamento de gestão, com eficiência e eficácia na realização de suas atividades. Para essa condição favorável, nortear todas as áreas da empresa é necessário adotar ferramentas, que possibilitam uma visão ampla e concreta da real situação gerencial. Toda empresa possui metas a serem alcançados, os gestores e proprietários que visam lucratividade, crescimento e estabilidade, valores esses que correspondam ao reconhecimento e sucesso empresarial.

Empresas estão cada vez mais inovadoras e empreendedoras e na função de garantir a proteção do patrimônio, é importante verificar e analisar a existência e atuação de quem planeja, como meio de visualizar todos os procedimentos desenvolvidos internamente na empresa, para que através dessa análise possa ser traçados novos caminhos e investimentos.

O contador como conhecedor trás e terá uma visualização geral econômica da aplicação do planejamento como ferramenta de gestão, pois através de auditorias e avaliações somente esses profissionais terão capacidade de interpretar e avaliar a utilização e aplicação do planejamento na análise de ameaças e oportunidades identificando também pontos fortes e pontos fracos. Na busca de respostas às perguntas levantadas, foi desenvolvida uma pesquisa cientifica com base nas informações e dados oferecidos e traçando objetivos específicos, levantando informações, averiguando a atuação do contador, e auxiliando os gestores e empresários para tomadas de decisões.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Para prestar esclarecimentos ao Sr. José Carlos que é um dos sócios administradores do EURO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA, a começar pela ciência atuarial que nasceu há aproximadamente 150 anos na Inglaterra com o objetivo de estudar a mortalidade da população. Tais estudos, que tradicionalmente eram destinados para entidades voltadas para aposentadoria e pensões, se estenderam para a área de seguros no século 20.

Continuando sua expansão, nas últimas décadas, a concepção de que uma empresa de seguros ou de pensões faz parte do mercado financeiro fez crescer a necessidade de um maior treinamento na área administrativa e financeira, especialmente no que tange riscos financeiros e econômicos. Daí a necessidade de um profissional específico para estas atribuições: o atuário. No Brasil, a qualificação profissional dos atuários, necessariamente é realizada através do curso de graduação em ciências atuariais. O Instituto Brasileiro de Atuários (IBA) reconhece todos os formandos de cursos autorizados pelo MEC.

Portanto as Ciências Atuariais tem o objetivo à ciência da avaliação de riscos e do cálculo dos prêmios e reservas relativas às operações de seguros. Normalmente, divide-se em ramo vida e ramo não vida. O ramo vida trata das consequências das principais contingências da vida (nascimento, morte, doença, invalidez, desemprego, aposentadoria) e o ramo não vida são todos os demais (veículos, fogo, transportes, responsabilidade civil, habitacional, garantia de obrigações contratuais).

Para tanto, a atuaria tem dois pontos basilares:

1-o cálculo do valor atual de capitais futuros;

2-a previsão atual dos acontecimentos (ou eventos aleatórios) futuros.

Nesse contexto, entende-se por atuário o profissional-pesquisador que se ocupa das aplicações das Ciências Matemáticas (matemática pura, estatística, probabilidade, e informática) ao seguro de vida ou não vida, em geral, às questões econômica-financeira-contábeis.

O atuário é o profissional legalmente habilitado para atuar com a ciência atuarial, fazendo avaliações riscos. O objetivo fundamental do profissional de atuária é desenvolver ações estratégicas para o diagnóstico de problemas e a construção de modelos matemáticos para a avaliação e mensuração desses riscos. O atuário é também um profissional capacitado para trabalhar gerencialmente no âmbito das diferentes atividades das instituições de previdência e de seguros, bem como em outros ambientes empresariais do mercado financeiro e de capitais.

É um profissional responsável por fixar preço de seguros e planos de saúde, entre outros, o mercado de trabalho de ciências atuariais é promissor. Gostar de matemática, finanças e ter uma boa formação em conhecimentos estatísticos, são características essenciais de um bom atuário. Estar atualizado das mudanças no dia-a-dia da cidade e da população também é importantes na vida desse profissional.

Pouco conhecida dos jovens, a área de ciências atuariais é responsável por colocar preço em valores de seguros, previdência, planos de saúde, títulos de capitalização entre outros produtos financeiros. É esse profissional que calcula o valor do seguro do carro das pessoas e quanto elas devem receber caso haja um sinistro. O profissional que trabalha com isso estima tanto o preço que o consumidor paga e quanto o que vai receber no futuro. O atuário também é responsável por calcular o que as empresas arrecadam e quanto devem ter em caixa para arcar com suas obrigações com os clientes e garantir sua auto sustentabilidade.

Com um mercado de trabalho promissor, a atuária tem como principais setores de atuação companhias de seguros, fundos de pensão, empresas de capitalização, previdência social, perícia técnica-atuarial, auditoria atuarial e plano de saúde. O atuário só pode trabalhar se contar com o registro expedido pelo Instituto Brasileiro de Atuária e, para isso, deve se submeter a um exame depois da graduação, a profissão de Atuário foi regulamentada pelo decreto nº 66.408 de 3 de abril de 1970 e o decreto-lei nº 806, de 4/09/69

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com